AVERBAÇÃO DE IMÓVEL PARA PROCESSAMENTO DE INVENTÁRIO

Há 13 anos ·
Link

MARIDO FALECEU, DEIXANDO A COMPANHEIRA E UMA FILHA MENOR. A CASA EM QUE HABITAVAM AINDA NÃO ESTÁ AVERBADA. O INVENTÁRIO PODE SER PROCESSADO ASSIM MESMO? OU DEVE SER FEITA A AVERBAÇÃO ANTES?

2 Respostas
Wolme Cavalcanti
Há 13 anos ·
Link

O inventário poderá ser feito com a certidão do terreno no no CRI, mais as benfeitorias.

Jaime - Porto Alegre
Há 13 anos ·
Link

Alguns Cartórios de Registros de Imóveis têm convênio com a Prefeitura local e na hora do registro do formal, exigem uma certidão da Prefeitura sobre as benfeitorias existentes no imóvel. Bem, com isso, se as benfeitorias não estiverem averbadas na matrícula do imóvel, o Cartório impugna o formal para que a parte regularize a construção. Como se sabe, muitas vezes essas construções são feitas até sem projetos autorizados pela muinicipalidade. Desta forma para regularizar essa construção é um verdadeiro parto. É preciso um projeto da construção em si, da parte elétrica, da parte hidráulica, etc. para que a Prefeitura dê o habite-se e assim conseguir registrar. Há outros Registros de Imóveis que não exigem isso. Apenas exigem que a descrição do imóvel corresponda aos seus assentos registrais. Nesse caso, não se descreve as benfeitorias, apenas o que consta da matrícula do imóvel e para efeitos de tributação se faz uma declaração em separado das benfeitorias. Um abraço, Jaime

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos