Tenho um filho de 15 anos de um relacionamento com um ex namorado meu. O meu filho é registrado no nome do pai e ele recebe pensão alimentícia no valor de meio salário. Nunca discutimos a respeito da guarda dele, então desde que nasceu ele ficou sob a minha responsabilidade, mas agora diante de muitos problemas não estou tendo condições de continuar com ele. Hoje sou casada e tenho 3 filhas, meu marido é um excelente pai e marido, mas a convivência dele com meu filho e vice versa esta insuportável, meu filho declarou ódio pelo meu marido e não tem nenhum respeito por ele, sou agredida pelo meu filho várias vezes, basta dizer um não pra ele que vira uma enorme confusão, muitas vezes com agressão física, ele me agredi e tb ao meu marido e consequentemente nós acabamos agredindo ele tb, então minhas filhas veem tudo isso acontecendo e elas tem entre 7 e 1 ano de idade. Já várias vezes a polícia veio a minha casa mas sempre nada é resolvido e não obtemos nenhuma ajuda. Meu filho toma medicação controla para transtorno obsessivo compulsivo e tb para transtorno opositor desafiador. Amo muito meu filho, com certeza tenho feito tudo o que esta ao meu alcance para agrada-lo e educa-lo, mas chegou um momento que não temos mais como conviver com ele, principalmente diante de várias ameaças que ele nos faz. Quero saber se tem como o pai assumir a guarda do meu filho, pois ja foi comentado de meu filho ir morar com ele e o mesmo disse que por não conhece-lo bem seria complicado meu filho ir morar com ele. O pai do meu filho não é casado e mora com a mãe, avó do meu filho, não tem outros filhos, pelo menos não que nós saibamos. Quero saber se existe alguma lei que o obrigue a assumir a paternidade levando meu filho para morar com ele e claro que me de direito a visita-lo e tb a manter contado sempre com meu filho. Pois não vou deixar de ser mãe dele, só estou querendo que ele viva com o pai pra ele mesmo ter a referência de pai na vida dele. Agradeço muito a todos que me ajudarem e que Deus os abençoe por ajudarem e mim e ao meu filho. Obrigado.

Respostas

    D

    daniel--lucas Quarta, 06 de novembro de 2013, 12h40min

    Engraçado que o meu caso é ao contrario, minha ex, no dia que estava gravida quis tirar o nosso filho, mas eu fui contra, e por causa disso nos terminamos, tivemos muitas brigas por causa da minha decisão que foi a mais correta, hj ela esta com 7 meses e duas semanas, e ela sempre diz que não quer o nosso filho e que podia ter tirado o bebe quando teve a chance, agora estou querendo saber como faço para conseguir a guarda do nosso filho e quais são os documentos e procedimentos para isso, eu preciso resolver isso antes do nosso filho nascer. porque ela já abriu a mão do nosso filho, ela disse que não vai nem amamentar, porque existe bancos de leite.

    F

    Flor de Lis Segunda, 19 de maio de 2014, 16h24min

    Olá, Belzi!

    Muito difícil a sua situação. Que Deus a abençoe, dê forças para prosseguir e discernimento para saber a coisa certa a fazer.

    Não sei qual a sua religião, mas o transtorno de comportamento que você narrou, além do fundo psiquiátrico poderá ter um motivo espiritual, posto que somos corpo e alma. Você não cogitaria a hipótese de buscar ajuda em um Centro Espírita sério, continuando o tratamento com a medicação e, concomitantemente, aplicando uma terapia na alma do garoto?

    Há muitos mistérios no mundo em que vivemos. Compadeço-me do seu sofrimento e, embora não possua conhecimentos de legislação para ajudar do ponto de vista legal, acredito que somos todos irmãos e ficaria feliz em ajudá-la no tocante ao aspecto humano.
    Muita paz e que Deus os ilumine.

    F

    francilene Sábado, 07 de fevereiro de 2015, 7h34min

    ola gente bom dia . eu fiquei com o pai dele uma vez so e engravidei ele reconheceu a paternidade meu filho tem 10 dias de nascido . e eu nao tenho condicoes de ficar com ele,T Eu quero saber como faço para passar a guarda do meu filho para o pai dele . quero dar a ele mas como faço para passar legalmente pra ele

    R

    Rafael F Solano Domingo, 08 de fevereiro de 2015, 18h59min

    Vc só tem a guarda de fato, não a judicial, assim, vc não tem de passar a guarda do filho de vcs ao pai dele.

    A guarda é de ambos os genitores até que a justiça decida diferente.

    Entregue a criança ao pai, simplesmente, ou ambos procurem a Defensoria Publica para tornar isso oficial e a justiça decretar a guarda unilateral ao pai. E lembre ao pai que ele tem de procurar um banco de leite para que essa criança tenha a chance de ter saude quando adulta.

    Flavia

    Flavia Sexta, 17 de julho de 2015, 14h39min

    Ola a todos, bom tenho uma filha de 7 anos, sou separada do pai a 6 anos. Ela nasceu na Espanha e ate o final desse ano quero voltar a viver la. Sou casada com um Espanhol a 3 anos. Preciso da autorizaçao do pai pra tirar o passaporte e para viagens internacionais. O pai nunca pagou pensao, sempre fala que esta desempregado , sem dinheiro, enfim...Ele era um otimo pai ate antes da separaçao, agora fala q ama a filha, mais eu acho que quem ama se preocupa com o bem estar do filho nao. Minha filha adora ele pois eu sempre fui atras pra manter contato. Bom gostaria de saber se è possivel uma autorizaçao judicial. Afinal estou em busca de um futuro melho pra minha filha, ja que o pai nao ajuda em nada. OBRIGADA A TODOS.

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 17 de julho de 2015, 14h59min

    Vc realmente precisar de autorização do pai ou da justiça... e eu nunca vi a justiça autorizar a se mudar para fora do país qdo a outra parte não autoriza.

    QUanto a pensão:
    O pai nunca pagou pensão e vc nunca cobrou? Vc tb não fez a sua parte... entre na justiça com pedido de pensão!

    Flavia

    Flavia Sexta, 17 de julho de 2015, 15h25min

    SABE, ELE NAO TEM RESPONSABILIDADE. È COMPLICADO MINHA SITUAÇAO. JA COBREI JA BRIGUEI, DENUNCIEI EM OUTUBRO DE 2010 MAIS N DEU EEM NADA, FALARAM Q NAO AXARAM. SABE ( PAI GENTE FINA) ELE ERA ESTUDANTE DE DIREITO MAIS DESISTIU E SEMPRE FALAVA, EU NAO TENHO EMPREGO, O MAXIMO Q VC VAI GANHAR È UNS 50 REAIS. PELA MISERIA NAO FIZ QUESTAO PORQUE MINHA FILHA NAO MERECE.. E GRAÇAS A DEUS DEUS TEM NOS SUSTENTADO.È UMA PESSOA BEM DESESTRUTURADA E FEZ MAIS 2 FILHOS.
    OBRIGADA.

    Ana Lúcia Simas

    Ana Lúcia Simas Sábado, 29 de agosto de 2015, 13h05min

    Vivo uma situação parecida com a sua, porém vivi com o pai de meus filhos por 19 anos, nos conhecemos criança, namorados na adolescência, meus país o adoravam!!! Então fomos morar juntos e após 2 anos veio o meu primeiro filho e logo após o seg que nasceu prematuro, porém só com o tempo pudemos perceber o seu atraso tanto motor quanto intelectual. Fui a vários especialistas, porém só após sua adolescência fecharam um diagnóstico e para piorar ele tem ceratocone, está na fila do transplante de córnea. Bom após o meu ex marido entrar para a PM, começaram as agressões físicas e verbais e ele não poupava os filhos. Ele achava que eu o traía, bom um belo dia descobri que ele me traía e li em uma banca de jornal que estava aberto o concurso para a área de saúde da PM, então eu fiz, passei e hj tb sou polocial, então deixei de ter medo e me separei e criei meus filhos sozinha. Após 6 anos me casei outra vez e meu filho mais velho tb, o do meio e a menina foram morar comigo. O do meio que é especial adorava meu atual marido, mas vieram os ciúmes, comparações e agressões, eu vi o meu ex marido nele. O meu atual marido perdoou por várias vezes, mas é muito desgastante, para todos nós. Fiquei de licença para cuidar do meu filho, então queriam me reformar, começaram os descontos em torno de 1500,00, tive que voltar a trabalhar. Por eu ser policial militar não tenho direito a redução de carga horária e eu trabalhando ele descompensação, sem falar que ele fala no pai o tempo inteiro.Mas como não falo com o pai dele fica tudo muito complicado, eu gostaria de compartilhar a guarda dele, para que ele pudesse se estabilizar emocionalmente e eu e todos que moram comigo tb, pois já não agüento mais

    R

    Rafael F Solano Sábado, 29 de agosto de 2015, 14h07min

    Ana, lamento por sua situação, mas não considere o afastamento do pai biológico responsavel pelos problemas de saude de seu filho, tais coisas acontecem, até ser a criança prematura, são questões biológicas, nada mais.

    Considero que se um pai ou mãe não busca o convivio de um filho isso é na verdade o melhor para o filho do que se hovesse esse convivio e a personalidade doentia do tal genitor trazer mais problemas ao filho.

    Não podemos viver incomodados pelo fato dos outros não serem, agirem, sentirem como nós queremos, achamos o certo, de que os outros hajam. Cada pessoa é única, ela é um mundo à parte, como diz o ditado "o coração do outro é terra em que ninguém pisa". Assim somos nós, os demais não podem saber o que se passa dentro de nós, e nós não devemos nos violentar para nos moldarmos ao desejo dos outros, sermos como os outros queremos que a gente seja. É recíproco.

    Lamentavelmente esse foi o pai que vc deu a seus filhos, nada pode mudar isso. Boa sorte!

    R

    Rafael Delgado Aquino Quarta, 21 de outubro de 2015, 19h39min

    Muito antes de existirem na sua vida seu Marido e suas filhas, você fez seu filho e seu Marido veio depois e deve considerar e suportar isso...ou ele a meu ver não é companheiro digno e errou também...Portanto, arque com suas responsabilidades e honre suas escolhas e suas consequências cronologicamente, ou seja, ame e cuide de seu filho independente do grau de necessidade dele, pois ele é resultado de SEUS atos. Me perdoe mas essa é minha opinião.