como cobrar divida de 15 mil reais
Eu emprestei um dinheiro pra uma amiga montar um negocio, mas na época ela não assinou nenhum papel. Hoje eu tento cobrar dela mas ela me enrola sempre deixando para o mês seguinte. Com a desculpa que não assinou nada mas eu tenho o extrato do banco com a transferência da minha conta pra conta dela . Ela quis fazer um contrato nas condições dela, mas no caso eu que tenho que fazer o contrato e o recibo e não o contrario. Como devo proceder?
PATRICIA
Se a data do pagamento do empréstimo já estiver vencida você deve ajuizar AÇÃO DE COBRANÇA antes que ocorra a prescrição. Vai ter alguém que recomendará ajuizar AÇÃO MONITÓRIA. Eu não aconselho esta espécie de ação, pois faltará de um detalhe importante, detalhe este que levará o juiz extinguir o processo. Consulte pessoalmente um advogado, pois será necessário para a propositura da referida AÇÃO DE COBRANÇA.
Erich www.hcturbuk.blogspot.com
Caso não exista uma prova documental/testemunhal de que a dívida já está vencida, é necessário que você envie a ela uma notificação assinalando prazo para pagamento, para que a sua amiga seja constituída em mora.
Isso porque uma ação de cobrança só pode ser ajuizada quando se trata de dívida vencida (como assinalou o colega acima). E se não existe um contrato ou outro modo de provar que já houve esse vencimento, será necessária a notificação (que pode ser feita via cartório ou por correspondência enviada com AR).