minha prima tem 1 filha e esta separada do marido ela ficou por algum tempo sendo ajudada pelos amigos. mas o tempo todo correndo atras de trabalho fachineira, diarista, entregando varios curriculos na cidade ,mas infelismente nada de emprego... ela viu que os bicos não estavam sendo o suficiente pra manter as despezas . ela é uma otima mãe .mas ela esta com duvidas sobre o risco que ela corre sendo uma garota de programa e tem medo que o pai da criança saiba e entre com o pedido da guarda da filha. ela trabalha fora de casa e a criança de 12 anos dorme sempre com a tia pra que ela não fique sozinha em casa. peça á todos que por favor mim de opniões..

Respostas

    J

    Jaime - Porto Alegre Quinta, 07 de junho de 2012, 16h02min

    Saudade, fique na sua porque o solteiro ou casado disse tudo. ele não comunga da promiscuidade, não se alia ao coitadismo, não convive com a falsa piedade, não é uma maria vai com as outras. Diz a verdade nua e crua. Se a porostituição for a saída vamos todos nos prostituir e gerar filhos da prostiutição que no futuro terão a prstituição como solução dos problemas.

    S

    sueli_1 Quinta, 07 de junho de 2012, 16h41min

    Estranho é que pessoas pedem opiniões e se rebelam ferozmente àquelas que as contradizem.
    Uma mulher, lindissima, separou-se do marido aos 28 anos. Duas filhas pequenas.Tinha o ensino medio mas agarrou todo e qualquer trabalho que lhe apresentassem. Muita faxina, carpinagem, lavagem de roupa pra fora. Chegava a trabalhar 18 horas por dia, sete dias na semana. O almoço que recebia no trabalho, levava pra casa para o jantar das crianças. Ia sempre a pé para economizar o do onibus. Naquele tempo nāo havia creche, escola municipal, vale isso ou vale aquilo. Morava de aluguel. Quando as meninas foram para a escola, desmanchou roupas suas e fez ela mesma, saias para as crianças, pois a escola estadual nāo admitia alunos sem uniforme. Vendeu empada e coxinha na rua. Abriu māo da felicidade e segurança que poderia ter se casasse de novo, pelas filhas. As meninas cresceram vivenciando oque é amor, dignidade, respeito,abdicaçāo, e começaram a trabalhar aos 13, 14 anos. Hoje as "meninas" sāo doutoras. Filhas de uma mulher preconceituosa, que ganhou a vida em pé, com o suor do proprio rosto e nāo os fluidos de corpo alheio. Essa mulher é minha māe. Agradeço a Deus por ela ter "preconceitos" e ser "mal amada".

    P

    Paulo Fonseca,adv Quinta, 07 de junho de 2012, 17h09min

    O Código Civil reza o seguinte:

    "Art. 1.638. Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que:

    III - praticar atos contrários à moral e aos bons costumes;"

    Assim sendo, você poderá perder poder familiar.
    No entanto, tudo irá depender do posicionamento do representante do Ministério Público e do Estado-Juiz.

    Smj.

    A

    Annahy Quinta, 07 de junho de 2012, 19h09min

    Engraçado...

    Aqui onde moro, existem pessoas, como minha mãe que ficaram um bom tempo sem uma ajudante em casa por não encontrar quem quisesse o serviço. Há dois anos quando lutávamos contra um câncer na minha avó, ficamos um longo período sem alguém para nos ajudar pois as pessoas não queriam o emprego.Estávamos quase implorando: por favor trabalhem, não é de graça não!!! Creio eu, que trabalho tem, a maior parte das pessoas que preferem o caminho mais fácil.

    Nestes anos de vida, nunca ouvi um filho falar orgulhoso que a mãe é prostituta. Ao contrário, quando assisti entrevistas com estas moças, as que tinham filhos procuravam esconder sua profissão (se é que é profissão pois entendo que para ter profissão precisa-se de estudo, diploma ou pelo menos alguma habilidade e não vejo onde o sexo se encaixa nesta categoria). Imagine o filho na escola: minha mãe trabalha como prostituta para pagar ao colégio. Todas as crianças acharão super normal, né?

    Muitas vezes eu acho que vivo em um universo paralelo porque não consigo entender toda esta modernidade que não tem trazido bebefícios algum e todos insistem em segui-lo cegamente!

    Quando fui a uma escola dar uma palestra sobre DSTs, os alunos adolescentes hiper moderninhos quase cavavam um buraco no chão quando eu falava de sexo. A professora era minha irmã. Ela achou que eu peguei muito pesado... e pego mesmo! Vi uma menina de 9 anos grávida e não vejo beleza nenhuma nisso! Ela me falou que estava triste porque não podia mais brincar de amarelinha! Essa menina deveria ir para prostituição para sustentar o filho futuramente? Ela não pode trabalhar agora, possivelmente não estuda mais... é mais fácil abrir as pernas, né?

    Não acho nada normal isso! Nunca vou desprezar uma prostituta como pessoa mas não queira que eu estupre meus valores fingindo achar isso normal. Ainda tem a questão da periculosidade para saúde e a vida.

    Concordo com o Dr. Renato Solteiro. Se é tão normal, então que ensinem esta "profissão" aos seus descendentes ou estufem o peito para assumir: sou prostituta!! Se é um trabalho digno, então que assumam, não escondam. Quem defende essa normalidade que não dê uma risada ou não se espante caso se torne sua parente, uma dessas "moças batalhadoras".

    Fácil não deve ser porque eu adorooo meu marido cheirosinho pra mim e deve vir cada um... nem imagino... mas insisto: é menos cansativo, se torna um pouco mais fácil afinal, dinheiro em pouco tempo.

    Argumentam que é "profissão" mais antiga do mundo! Ai, muda de CD queridas... antigamente ainda podia-se dizer que a mulher não podia trabalhar (em algumas culturas), era totalmente dependente do marido então caía nesta vida mas e hoje em dia em pleno Brasil??? A mulherada pode trabalhar onde ela quiser! Pode até ser a profissão mais antiga mas não é a única opção!

    Devo ser muito velha em meus pensamentos e valores... espero que meus filhotes sejam também. Este mundo está doido. As pessoas estão emburrecendo, se desvalorizando, se vendendo, tornando-se ocas, sem conteúdo interno atraente. Espero que no fututo existam pessoas que não se renderam pois como será triste aos filhos de pessoas como eu, viver em mundo tão "moderninho".

    ?

    saudade Quinta, 07 de junho de 2012, 19h35min

    Boa noite sueli_1 eu respondi o exelentíssimo Renato Solteiro da mesma forma que ele deu sua opnião..... Acho que devemos tratar as pessoas com educação.Ele não deve nem saber o que é isso. Ninguém tem que concordar com a opnião de um ou outro.Então eu não o respondi ferosmente como vc disse, fui até muito educada.

    ?

    saudade Quinta, 07 de junho de 2012, 19h46min

    Jaime - Porto Alegre boa noite , vc disse pra eu ficar na minha ta doido???peraí vc é que ta sendo um marião indo na mesma opnião que o exelentíssimo ai....todos temos opniões aqui mas temos também educação vcs tão precisando ter mais respeito com as pessoas .......eu em nenhum momento disse que minha prima é uma coitadinha porque faz programa....... mesmo que ela fizesse por safadeza mesmo assim e gente como qualquer um de vcs que estão aí postando as opniões .....É MUIMM DIIFÍÍRCIII

    R

    Rosana Quinta, 07 de junho de 2012, 20h16min

    Saudade, conversa serio com sua prima, oriente-a, acho q já deu pra perceber q nao é o melhor caminho para a saude emocional dessa criança e até mesmo para a auto-estima de ambas (mãe e criança). Ter nojo de si mesma (considerando q ela nao esta fazendo pq gosta), vergonha, ter q se esconder e se justificar nao é vida pra ninguem. A falta de trabalho nao é justificativa, o q ouço por aí é q trabalhar de faxineira dá muito mais trabalho e muuuito menos dinheiro. A pessoa se acostuma e nao consegue mais voltar para a vida normal e reduzir o padrão de vida. Isso já tem outro nome, nao sei se é o caso dela...

    Mire-se no exemplo da mãe da Sueli, invente, faca bolo, coxinhas, lanche natural, cafezinho, etc e venda próximo a pontos de ônibus, metro, faculdades, construções. Procure cursos gratuitos, para ser babá por exemplo. Uma moça começou como faxineira na escola de meu filho e era muito amorosa com todas as criancas, todas a adoravam, sabe o q aconteceu? Hoje ela é babá, auxiliar de turma, mesmo sem formação (cuidando de crianças de 0 a 4 anos). Sua prima já é mãe, é meio caminho andado. Mas largue essa vida e apague os rastros, tente reverter e mostre qconsegue dar a volta por cima.

    O Renato Solteiro falou muitas verdades, de forma direta, q vc deveria ler calmamente, tentando abstrair a vontade de partir pra cima dele e ouvir a mensagem por trás das palavras duras e sem papas na língua: o efeito dessa atitude para a vida da criança é a prioridade. O exemplo. O orgulho q ele deveria ter da mãe, como a Sueli, e nao a vergonha e culpa...

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sexta, 08 de junho de 2012, 0h11min

    Por mais que a mãe prostituta ame seus filhos, não os exponha ao seu "trabalho", ela pode sem intenção expor a saúde dessas crianças. Ela não pode escolher com muito acerto seus clientes, ela não tem como saber SE e QUE doenças eles tem.

    Há muitas DSTs que ficam adormecidas mas são ainda assim contagiosas, um caso dessas é a herpes. Um simples beijo pode contaminar.

    Sigo a sugestão da Rosana, a consulente deve buscar orientar sua prima. Destaque a ela que o mais importante para as crianças não é ter de tudo, mas ter o mais importante de tudo: A MÃE. E mais importante ainda é ter todos com saúde.

    S

    Samuel Muniz Sexta, 08 de junho de 2012, 10h02min

    Quando eu disse que prefiro as putas quase fui apedrejado. me disseram que este tipo de mulher não é bom de conviver e que as que não são putas é que podem ser bons relacionamentos. Para servir de cia elas não servem, mas pra ser mãe e ser cia de uma criança, ensinando a ela tudo que uma criança precisa pode?

    Ela não perguntou sobre saúde, quer saber se o fato de ser garota de programa atrapalha ela ganhar a guarda. Segundo a Dra. Juliana não atrapalha, já o Dr. Paulo diz que sim.

    Sou "consumidor" da profissão e também me interesso pela resposta. Mulher garota de programa tem preferência na guarda? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    S

    smn Sexta, 08 de junho de 2012, 10h25min

    Grande cafetão!

    A

    Ana Paula Moretti Sexta, 08 de junho de 2012, 10h28min

    "saudade", tenho acompanhado, e pode me responder uma pergunta?

    O que vc ou sua "prima" chamam de "dar de melhor" ao filho?

    Tênis e roupa "de marca", escola particular, bicicleta?

    Qual o padrão de vida está falando?

    E

    ericaanp Sexta, 08 de junho de 2012, 10h55min

    Parabéns, Doutor Renato!!!

    Brilhante seu comentário e o trabalho que o sr. relatou fazer...

    E

    eppp Sexta, 08 de junho de 2012, 11h17min

    Queria postar aqui mas tô sem tempo..

    Samuel Muniz, ou vc é mulher ou pelo menos samuel não é o seu nome de verdade, né? Não vai entrar com o teu facebook aqui... a internet dá um BO que vc não apaga!

    B

    Bruna Silva Rocha Sexta, 08 de junho de 2012, 11h26min

    Tenho um casal de filhos lindos , que crio sozinha no momento...

    Realmente é díficl, mas o que posso dar, eu dou....para eles....

    só não dou a minha piriquita em troca de dinheiro,

    Aliás, falta de oportunidades não me faltaram e não faltam...
    Mas seria mto fácil, extorquir dinheiro de um homem louco por mim...
    Ou até vender meu precioso corpo que Deus me deu...

    Tbm pergunto que padrão de vida ela quer manter pra essa criança?

    S

    Samuel Muniz Sexta, 08 de junho de 2012, 12h02min

    epp,

    você tá certo, eu não sou samuel e vc é epp. saudações a sua mamãe pelo lindo nome.

    R

    Roberta Dimitrof Sexta, 08 de junho de 2012, 12h13min

    Também quero confessar com os joelhos no milho que sou mais uma preconceituosa e mal amada que acha que se o pai pode vir a pedir a guarda o filho deveria ficar com ele. Sueli tenho uma história parecida com a sua e não teria nenhum prazer em dizer que minha mãe ao contrário de lavar de roupa pra fora resolveu trocar fluídos corporais e colocar em mim a culpa disto.

    R

    Rosana Sexta, 08 de junho de 2012, 14h42min

    As mães deviam deixar o egoísmo de lado e pensar no bem do filho.

    A outra lá matou o marido para não perder a guarda, vcs viram isso? Tirou o pai do filho dela, de 1 ano de idade! Agora além de nao ter pai, o filho nao terá a mãe, q estará presa e qdo sair será uma estranha, e a assassina do pai! Acorda né gente!

    Amor nao é ficar grudado.

    J

    Julianna Caroline Sexta, 08 de junho de 2012, 14h59min

    Só digo uma coisa a todos: Ninguém aqui tem a vida tão limpa a ponto de poder apontar o dedo pra qualquer pessoa que seja, independente do que ela faz pra viver.
    O que a pessoa faz pra ganhar a vida, não é da minha conta, nem da conta do MP, nem do juiz, nem de ninguém, isso porque o que importa é o bem estar da cça.
    Se o trabalho da mãe, atrapalha o desenvolvimento da cça, cabe aos profissionais da area da psicologia que estudaram pra isso, analisar na hora de um estudo psico social.
    Qualquer trabalho que ocupe muito a mãe e faça com que ela não tenha tempo de se dedicar aos filhos, pode atrapalhar no desenvolvimento da cça.
    É muito preconceito e hipocrisia que leio por aqui.
    EU to pouco me lixando se a mãe vai ganhar a vida dando a B.... como disse o Dr. Renato, porque isso não vai mudar em nada a minha vida, nem o meu ponto de vista.
    Já atendi casos desse tipo, e garanto que em nenhum deles, as mães prostituitas eram menos mães, ou eram mães piores do que outra qualquer, ao contrário, eram bastante dedicadas e o estudo psico social provou que os filhos estavam bem, tanto física como emocionalmente.
    Existe muita mãe "certinha" por aí, acima de qualquer suspeita que por debaixo do pano fazem terror psicológico com os filhos, batem, castigam de maneira desumana, mas pra sociedade ela é boa, excelente mãe, porque vai na missa, nas novenas, reza o terço, não fala palavrão e só transa de papai e mamãe com o marido.
    Ora, faça-me o favor.
    Mania das pessoas julgarem o livro pela capa, perdem a oportunidade de conhecerem uma grande história.
    Ninguém aqui pode julgar.
    Conheço gente bonita por fora, exemplo para quem a vê, que é mais podre do que todas as prostitutas da cidade juntas.
    O trabalho delas não me atrapalha em nada, e se elas existem é porque tem quem goste.
    E a profissão da mulher não faz dela uma mãe ruim.

    A

    Ana Paula Moretti Sexta, 08 de junho de 2012, 16h11min

    Tudo isso depende muito dos "olhos" de quem lê.
    A discussão poderia ter acabado junto com a resposta a dúvida dela, que era saber se por ser prostituta, pode fazê-la perder a guarda da filha.
    Acontece que ela usou a filha como justificativa para exercer a profissão, e aí a "coisa" ferve.
    Nenhuma mulher é prostituta por necessidade, e sim por vocação...isso mesmo...vo-ca-ção!(claro, não estou falando aqui de extremo, exemplo: tráfico de pessoas, onde são seviciadas).
    Sempre há sim uma saída! Vender churrasco na praça, tapioca, gelinho, avon, yakult, bolo e trufa, pipoca, cachorro quente, enfim, quer ser prostituta, seja, problema dela, mas justificar que é pela filha, é demais.

    Não sou puritana, já fiz e faço um monte de coisas erradas, compro cd pirata, compro o leite da minha filha sem nota fiscal pra ter desconto, enfim, mas muitas besteiras mesmo.

    Crio uma filha sozinha, o dinheiro é bem curto e o mês quase sempre beeem longo, faço mil e uma coisas pra que minha filha tenha o necessário, sem supérfluos, e desde pequena saiba o VALOR das coisas.

    Agora, acreditar que numa adolescente de 12 anos apontada na rua como a FDP, não vá causar estragos em sua formação, sendo que ela tem a mãe como espelho, é tão hipócrita quanto achar a prostituição um horror.

    Se ela fosse sozinha, problema dela o que ela faz, mas usar a filha, aí é revoltante mesmo.

    Trabalhei em Abrigos de Menores, e posso garantir, os danos são desastrosos e em 98% permanentes.

    Como disse no início, tudo depende dos "olhos" de quem lê.

    P

    Paulo Fonseca,adv Sexta, 08 de junho de 2012, 16h23min

    Como operadores do Direito não devemos exercer qualquer julgamento de ordem moral, é certo, somente buscarmos o que for de mais adequado para acomodar o cliente.

    Sabemos que, na lide diária, podemos estar de um ou do outro lado da mesa, de acordo com a causa que patrocinarmos.

    Portanto, ao apontar a letra da lei, que não vi alhures nesse debate, fui claro ao escrever que tudo irá depender do posicionamento do representante do Ministério Público e do Estado-Juiz, pautados nos estudos psicossociais que são sempre requeridos nessa matéria.

    Nesse momento, além da peça técnica apresentada, a valoração do Estado-Juiz para o deslinde do feito penderá de acordo com sua convicção pessoal, verificados todos os pressupostos do bem-estar do menor.

    Simples assim.