Tenho um filho recém nascido de 3 meses e por diferenças familiares acordamos que nem uma das parte frequentaria minha casa afim de evitar brigas. Acontece que volta e meia os Avós Maternos vão até a recepção do meu prédio para visitar meu filho, algo que eu nunca proibi.

Já minha mãe visitou meu filho apenas na maternidade e desde então, para evitar confusões e escandalos e para garantir a saúde e paz do mesmo, só o conhece através de fotos, sacrificando assim seu direito de visitar o próprio neto.

Agora por mais uma diferença familiar os Avós Maternos decidiram não mais vir até meu prédio e consequentemente não visitarão seu neto, e minha esposa em retaliação decidiu PROIBIR minha mãe e/ou qualquer um da minha família de ver meu filho!!!

Ela alega estar em seu direito de mãe, e que em seu filho só encosta quem ela quisser, e que em contra partida ela poderia levar meu filho para casa de seus pais (avós maternos) quando ela bem entendesse já que os mesmos não viriam mais até lá!

Sim, ela pode fazer tudo isso desde que não proiba aos Avós Paternos os mesmos direitos

Gostaria de saber se minha esposa na qualidade de Mãe pode proibir os Avós Paternos de visitarem seu neto? Quais são os direitos do Pai e Avós nessa situação?

Agradeço desde já a todos.

Respostas

    V

    Vovó abandonada Segunda, 11 de março de 2013, 14h36min

    minha filha ganhou um bebê está com quase 2 meses eu o ví apenas por 5 dias eles não nos deixam ir na casa dela e mora em frente nossa casa estou quase em depressão.
    O que estou passando não desejo pra ninguem os pais estão criando o bebê em carcere privado e quando ela voltar a trabalhar? eu tinha certeza que o bebê ia ser meu durante o dia e aqualquer hora que preciso fosse.Uma pessoa para agir assim acredito que tem problemas mentais e rebeldia tambem.

  • -1
    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 12 de março de 2013, 0h45min

    " eu tinha certeza que o bebê ia ser meu durante o dia e aqualquer hora que preciso fosse."
    Engano o seu. Apesar do parentesco os pais é que decidem quem e por quanto tempo poderá visitar a criança.

    "Uma pessoa para agir assim acredito que tem problemas mentais e rebeldia tambem. "
    Cada pesoa temdireito a ter opinião, mas isso não significa que os outros devem agir conforme a opinião de alguns. Não é caso de problemas mentais, e e nem caso de rebeldia pois eles já são responsáveis pelas vidas deles e não devem obediencia a ninguém, muito menos a Sra.

    Eles podem e devem se rebelar contra a sua vontade. Eles não leh devem obediência. Convêm que a Sra se atente quanto aos limites de seu direitos e o direito dos outros sob o risco de perder totalmente a possibilidade de visitar seu parente, o neto.

    " estão criando o bebê em carcere privado"
    Cuidado ao ir contra a recomendação dos Pediatras que justamente recomendam evitar que a criança seja exposta à poluição, é altamente desrecomendado que se fique passeando com o recém-nascido cujo sistema imunológico sequer está formado.

    Como vê, a Sra com seu comportamente poderá figurar um perigo a criança, e os pais facilmente conseguirão ordem de restrição contra a Sra.

    "e quando ela voltar a trabalhar? "
    A mãe da criança decidirá o que fazer, e essa decisão é soberana, a Sra terá de respeitar.

    Aliás, respeito não se impõe, se adquire. Respeite para ser respeitada.

  • -1
    D

    Desconhecido Quinta, 22 de agosto de 2013, 23h36min

    Se eu não gostar de minha sogra, não vai nem chegar perto. Acho um absurdo isso. Uma mãe que rala , trabalha fora para colocar comida na mesa, vestir e dar teto, para avós ter direito. Eu brigo até o último. Mesmo porque se houver qualquer tipo de aproximação, o pau vai comer feio. Se não for com a cara, não pega no meu filho. Foda-se a lei. Que gera a vida é a mulher. Lei idiota. Até parece que eu iria deixar meu filho nas mãos de uma pessoa que quero distância. Meter o bedelho na educação dos meu filhos, mas nunca. Jamais . Quem sustenta é quem decide a vida dos filhos.

    F

    FJ Brasil Quinta, 22 de agosto de 2013, 23h50min

    vanisse

    se por acaso você não gostar da sua sogra, e a mesma ajuizar ação de regulamentação de visitas dos avós, e você descumprir a decisão judicial, o juiz a principio vai dar uma advertência, persistindo o descumprimento da ordem legal, o juiz aplicará multa diária podendo chegar até 500 reais por dia...

    "Art. 1.589.

    (...)

    Parágrafo único. O direito de visita estende-se a qualquer dos avós, a critério do juiz, observados os interesses da criança ou do adolescente."(NR)

    VII - a guarda e a educação dos filhos, regulado o direito de visita que, no interesse da criança ou do adolescente, pode, a critério do juiz, ser extensivo a cada um dos avós;

    S

    SulaTeimosa Suspenso Sexta, 23 de agosto de 2013, 0h22min

    "Quem sustenta é quem decide a vida dos filhos. "

    Por isso tem uns vermes que pensam que podem usar os filhos, como o pai fazer da filha criança sua amante (deu na TV ontem e hoje, 2 casos diferentes), ou as vagabundas que matam os próprios filhos porque não querem mais o trabalho de atura-los, principalmente se não vão mais ter o macho que lhes fez os filhos.

    Vanisse, o filho era de certa forma SEU quando estava nas suas entranhas. Como ele não é cocô não pode crer que foi vc que o fez, que ele lhe pertence. Mesmo se vc estivesse internada em coma e algum enfermeiro tarado lhe estuprasse, o filho ainda assim não seria seu, ele apenas teria nascido de vc. Desacordada vc nem ia ter qualquer apego ou fantasia sobre ele.

    Filho é pessoa para pai e mãe amar, cuidar, zelar, educar. Não é para apenas "sustentar" e por isso achar que pode decidir o que quiser da vida desse filho.

    A Lei protege o ainda incapaz de gente que pensa que ele é brinquedo.

    Jose Roberto Marques Marques

    Jose Roberto Marques Marques Domingo, 12 de outubro de 2014, 13h45min

    Isso é muito triste. Eu tenho um neto de 4 anos e minha nora não deixa ele sair com a gente.
    Ela tem um carater ruim , meu filho esta totalmente enfeitiçado aceitando todos os mandos e desmandos. Ele ja percebeu que ela não quer que ele tenha avos paternos , porque tem um filho que praticamente não conheceu o Pai (não conviveu com ele) apenas pega pensão, ele nunca quis casar com ela e nem ao menos viver. Hoje eu entendo porque ele faz isso , mas meu filho mesmo tendo notado isso e comentado comigo não faz nada tambem. |Vamos tentar mais algumas vezes , mas sabemos que teremos que entrar com pedido judicial. Lamentável como tem mãe e mãe nesse mundo , prejudicar o próprio filho por seu orgulho besta. Mas tem mais coelho nesse mato.

    Ismael Gomes

    Ismael Gomes Terça, 09 de dezembro de 2014, 13h23min

    Agora eu lhes pergunto, um Pai ou Mãe, batalhão a vida toda para criar e educar seus filhos, desde de sempre Pais definem o melhor para seus filhos e lutam por isso, um Pai ou Mãe teria que ter motivos bem claros da proibição por que se não fosse assim não chegaria a esse ponto, uma pessoa quando quer proteger-se de algo conta apenas o seu lado da história, uma Mãe não proibiria sem motivo, peço ao caro amigo que repense muitas vezes antes de ir contra sua esposa, pois só ela(mãe) sabe o que está sentindo, o ser humano por natureza é protetor de seus filhos e vc está querendo tirar essa parte protetora de sua esposa gerando conflito e até mesmo causando uma separação familiar, quando vc casou-se com ela, deixou sua casa para formar uma familia com ela, então naum deixe que por caprichos de terceiros vc venha acabar com seu casamento. como diria minha mãe, mãe é mãe, pai é pai, só eles conseguem dá amor e carinho incodicional a uma criança!

    L

    luciano Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 21h57min

    è meu amigo,eu passo por isso,tenho um filho de 1 ano e 3 meses,minha familia,não teve ainda o prazer de ver meu filho,o tempo esta passando,ele esta crescendo e isso de certa forma,acaba me destruindo,mais ja desisti de tentar,

    D

    Desconhecido Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 22h11min

    a posto que a familia da mae, convive com o seu filho neh? Se vc for casado com essa mulher, proiba tbm o acesso do seu filho dos familiares dela, ver se isso ela vai aceitar?

    as pessoas so nos prejudicam ate onde nos deixamos. ou vc toma uma atitude hj ou amanha vc separa dela e ela vai fazer de tudo pra te afastar da crianca.

    P

    Pai Gente Fina Domingo, 22 de fevereiro de 2015, 22h14min

    Numa boa, o cara casado que se sujeita a uma situação dessas eh um banana...

    Não quero ofender ninguém, mas o filho eh seu, mora com vc.... eh soh pegar e levar pra vovó dar um beijo e acabou!

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim Segunda, 23 de fevereiro de 2015, 8h29min

    Caro Brasil
    Sua esposa esta cometendo Alienação parental, isto é crime ! Com pena Prevista em lei. Pais e avós tem o direito de visitar o neto. Não deixe as diferenças familiares prejudique a formação da criança. O menor tem direto de conviver com os familiares maternos e paternos. O direito materno está garantido, da forma que ´sua esposa está agindo, sofrerá a penalidade da lei.
    Sugiro que, os avós procurem um advogado e entre com ação de regulamentação de visitas ao neto.

    M

    Maria Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 11h37min

    Ola a todos!
    vou dar a minha opinião na qualidade de avo. Estou vivendo esse drama hoje, minhas noras proíbem de convivência ou aproximação com meus netos. Eu como sempre trabalhei fora, e ainda trabalho não tenho tempo que ficar infernizando a vida do casal, procurava fazer visitas, almoços e participar de eventos como: aniversários, pascoa natal, quando quando o casal não viajava. Não acho certo sogras interferirem na vida do casal, acho na condição de sermos mais experientes devemos ficar nos bastidores quando o casal sentir necessidade recorre a nós. O que acho imperdoável é de que as senhoras minhas nóras proibirem a aproximação nossa avós paternos da aproximação com os nétos. Acredito que tenham probelams sérios e precisam de tratamentos e não devem envolver as crianças, com essa proibição ela estão maltratando seus proprios filhos.

    P

    Pai Gente Fina Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 12h31min

    Maria, suas noras podem ser chatas... mas seus filhos são uns bananas

    D

    Desconhecido Quinta, 26 de março de 2015, 23h13min

    eu nao sou Simara ela e minh filha foi pq eu errei botei o fece del no lugar da dotar o meu mais tudo bem meu nome e Silvania eu tbm fui proibida de ver o meu neto e oque e pior pelo meu proprrio filho sua mulher os dois mim proibira de ver o meuo neto quer u vir nasçer na minha casa eles foram embora pra outra cidade quando eu fui pra lar nos primeiro dia tudo bem mais qundo fui dpois eles nao deixaram mais eu ver o Yam quer omeu neto ela aespousa do meu filho trancou oYam no quarto e ele so chorando mim chamando vovó eu quero minha vó eu tbm voutei pra casa chorando de desgosto pq o meu propria filho fez isso comigo mim ejude por farvor a resulver esse problema

    D

    Desconhecido Quinta, 26 de março de 2015, 23h20min

    olhe silmara e minha filha eu sou Silvania eu sou a vó quer o meu filho Lucas mim proibio eu ver o meu neto por favor mim respondam oque eu posso fazer pra mim resolver isso porquer a mulher dele tbm mim proibio e eles nao querem convessa nem acordo

    D

    Desconhecido Quinta, 26 de março de 2015, 23h35min

    eu vejo a minha mae chorando nos canto e nao posso fazer nada eu Silmara falando isso pq a mulher do meu irmao falou quer a manhia so ia ver o neto dela por foto e iso mesmo quer estar aconteçendo eu fico muito triste pq eu vejo minha mae triste a nao posso fazer nada ajudem minha mae sair desse sofrimento

    R

    Rafael F Solano Quinta, 26 de março de 2015, 23h48min

    Se uma avó quer visitar o neto e a genitora não deixa, a avó ingressa na justiça pedindo o direito de visita, é simples.

    Monica

    Monica Terça, 31 de março de 2015, 11h07min

    Boa tarde, tenho um filho de 2 anos e 1 mês , e minha sogra desde o nascimento não comparece na minha casa para se quer vê-lo, ela fala que eu tenho a obrigação de leva-lo ate a casa dela, e alguns dias atras comuniquei ao meu namorado que não vou deixar levar o meu filho mas na casa dela, pois ela tem saúde, é nova e trabalha atras de minha casa, e nunca vai visita-lo nem mesmo quando esta doente, agora fica a minha duvida, eu tenho obrigação de leva-lo ele na casa dela? Pois ela nem liga para ele....

    H

    Helen Maceno Quarta, 21 de outubro de 2015, 9h59min

    É provável que antes de ter filho sua esposa já tinha divergências com seus pais ... Não sei quais são os motivos ... porem acho que mesmo sendo birra de sua esposa ela tem direito de proibir. O filho é de ambos porem ela deve ter motivos.