Caminho Jurídico para afastar enteado da minha casa.

Há 13 anos ·
Link

Boa Tarde!!

Estou enfrentando um "CARMA" há muitos anos. Tenho um enteado que desde a adolescência, hoje com 18 anos, não aceita meu casamento com seu pai. Não trabalha, não estuda, foi expulso da casa em que morava com a mãe, depois da casa de tias e tios. Montamos um apartamento, porque ele queria morar sozinho, para ele trabalhar, estudar e encontrar um caminho, já que completou 18 anos. Porém não adiantou, estamos morando em outro Estado, pois ele veio atrás, morar na nossa casa, se fazendo de vítima, manipulando as situações. Exemplo: Tentamos encaminhar para vários empregos, muitas vagas abertas e ele nunca passa na entrevista. Na escola conseguimos o sistema EJA para ver se pelo menos, termina o ensino fundamental. Dentro de casa, morre de ciúmes do carinho que existe entre meu filhinho de 03 anos e seu pai. Nessa semana começou a tratar meu filho com agressividade, incitando a criança a gritar e chorar, para induzir seu pai a brigar. (meu filho era super calmo). Não aguento mais a situação...SE ELE FOI EXPULSO DA CASA DA MÃE, NÃO QUIS ASSUMIR O APARTAMENTO TRABALHANDO E CUIDANDO DE SUA VIDA DESEJA QUE O PAI O SUSTENTE, ENQUANTO ELE FICA O DIA TODO DORMINDO...OBS: O pai dele (meu esposo)não consegue tomar atitude nenhuma, fica estagnado. A casa que moramos, eu pago o aluguel e a maioria dos móveis eu adquiri com meu trabalho. Já dei um prazo para arrumar emprego e estudar. Porém do jeito que as coisas vão indo, meu marido não faz absolutamente nada, vou ter que sair de casa ou entrar com um processo para expulsá-lo. Pergunta: O que devo fazer?? Existe alguma liminar, processo jurídico para expulsá-lo da minha casa? Ou o que me resta é separação??

9 Respostas
Mari Marques
Há 13 anos ·
Link

Minha amiga, não sou advogada, mas me parece que quem tem que tomar atitude é o pai, pois qualquer atitude que vc tome, mesmo que jurídica irá afetar seu casamento. Vc está pronta para isto?

Será que ele não faz tudo isto para chamar a atenção que julga não ter? Sei que deve ser muito complicado para vc, mas acho que a solução parte de uma conversa definitiva com seu marido.

boa sorte

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigada, Mari!! Não adianta conversar com meu marido, já viemos morar longe, porque ele não conseguia enfrentar a situação, parece que ele tem pena do rapaz. Não sei, preciso de caminho jurídico, que tipo de Processo cabe nesse caso??

Abraço a todos!!

Marcelo Mendes
Há 13 anos ·
Link

É complicada a sua situação, porém, a justiça não resolve problemas particulares e da intimidade da família. Juridicamente, seu enteado somente perderia o direito de residir no imóvel se o pai dele não morasse mais nele, portanto, a solução passa antes por uma posição a ser tomada ou por você ou pelo seu marido.

DR. PHX
Há 13 anos ·
Link

Caminho Jurídico é difícil, na verdade acredito que nem é possível.

Pq de qualquer jeito cabe ao pai tomar uma atitude.

Juiz nenhum vai por um filho para fora de casa mesmo que já tenha 18 anos...

A Mari Marques tem razão...

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Como ele é maior de idade, o pai ou a mãe, muito menos a madrasta tem obrigação de mante-lo em casa. O remédio jurídico seria pedir o afastamento dele do lar, uma vez que a convivência é insuportável. Mas vc vai enfrentar problemas no seu casamento. Pergunte ao seu marido se ele dá preferência a esposa que mantem o lar e ao filho menor, ou ao cavalão tratado a leite de pera que só quer dormir e comer nas custas alheias e nem pra estudar prestou. Situações drásticas requerem medidas drásticas, mas esteja ciente das consequencias no seu casamento.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigada pela atenção de todos!! Eu não vejo outra saída...vou partir para separação!! A convivência é insuportável, sinto que ele está fazendo de tudo para que eu deixe seu PAI livre para ficar lhe sustentando, já que meu marido não consegue impor-se. As vezes imagino que meu marido está querendo ficar livre, com um filho mais velho, um companheiro para aventurar-se, voltar a solteirisse. Deve estar cansado de ficar em casa, com uma criança chorando e uma mulher cobrando decisões!! A separação é a saída???!!!

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Livia

Vc deve pesar os prós e contras da sua decisão. Se vc acha que não terá paz do jeito que está, e prioriza a sua paz, e o bem estar de seu filho num ambiente tranquilo, abrindo mão do marido (arrume outro, que nao tenha filhos sanguessugas) tome a decisão e aguente as consequencias. Eu particularmente acho que seu marido nao vai se impor. Cavalo velho não aprende a marchar. Se ele não se impos até hoje, mesmo vendo a situaçãoque a esposa e o filho mais novo que precisa de sossego pra crescer saudável passam com o mandulão que inferniza o dia todo e só quer sugar, não será tão cedo que ele vai tomar uma atitude. Pense bem, converse com ele francamente, diga o que vc está pensando em fazer, e se não tiver outra saída, faça. Não fique promentendo, igual aquelas mães que ficam dizendo pro filho, que vai castigar e nunca castiga, perde a credibilidade e a situação só piora. Reflita, conversem, vcs são adultos e podem resolver as coisas conversando. Boa sorte pra vc Abraço**

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Lembro bem de você, Juliana Caroline!! Como você conhece a alma humana!!! Já disse e vou repetir, se ainda não és, deveria ser: Uma Juiza... São desses profissionais, que precisamos, que tem visão ampla de tudo que acontece!! OBRIGADA, AMIGA!!
Quanto ao diálogo com meu marido...ele não gosta de falar sobre o assunto!! Na verdade, acredito eu, que ele(meu marido), sente-se na obrigação de cuidá-lo!! Até entendo, que os pais colocam os filhos no mundo e são responsáveis por isso...Mas ao ponto de deixá-lo fazer o que quiser!!?? Acho que casei com um babaca... Quanto ao nosso casamento, não tivemos crise. O que acontece geralmente é que os problemas de fora, que atrapalham nossa vida!!"

Gostaria de tomar uma atitude drástica, porque não aguento ver ele rindo da minha cara...e o pai dele ter medo de falar alguma coisa!!

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Lívia, querida

Primeiro agradeço pelas palavras, ganhei meu dia!! Agora, todos nós temos a capacidade de enxergar um pouco mais além, basta nos colocarmos na situação da pessoa. Eu tenho enteada, Lívia, e já passei as minhas, no ínicio, até conquistá-la, não foi de um dia pro outro....Mas consegui. O bom no meu caso, é que meu marido é diferente do seu, ele toma atitude, corrige, mostra quem é que dita as regras e quem deve obedecer. No caso do seu marido, infelizmente, ele deve ter um sentimento de culpa, talvez acha que por ter se separado da primeira companheira, e ter deixado o filho, ele pode estar querendo se redimir dessa atitude, dando guarida agora que o traste é um homem feito. O que ele não está conseguindo avaliar, é que esta tentativa de se redimir, está prejudicando a familia dele, a esposa e o filho mais novo, e ele está impondo a familia a situação que ele criou lá atrás, quando esse menino era cça. Vcs não podem penar porque ele quer redimir a culpa inconciente que ele tem, que aliás, uma forma que de nada valera ao rapaz, uma vez que ele não sabe o que é respeito, amor, carinho, e o pai não está passando pra ele nenhum valor moral e ético, como deveria. Enfim, o pior é quando as coisas de fora atrapalham a nossa vida!! Reintero a minha sugestão: Converse com seu marido de forma firme, franca, sem brigar. Diga que andou analisando a situação e que está vendo que se ele não se impor e exigir que o filho respeite-a e tbm respeite ao seu filho, a casa de vcs e tudo o mais, a solução será vc deixar que ele fique com o filho e retire o time de campo, infelizmente. Porque do jeito que está, não dá mais, pois isso prejudica o emocional do seu menino que está em um ambiente nada saudável, com um sádico dentro de casa que o faz chorar por gosto, e pra provocar vc. Seja firme, determinada e dê a ele um prazo para que tome uma decisão: Ou o jovem vai morar no apto que foi montado pra ele e viver a vida dele, ou quem vai sair é vc, ele que escolha. Medidas drásticas, minha amiga, porque a situação é drástica!! Muito boa sorte Que Deus te ilumine e te de sabedoria. Depois me conte o que deu. Abraços**

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos