Como calcular 13º e férias de um funcionário horista?
Olá! Gostaria de saber como faço um cálculo para saber a média do 13º e das férias de um funcionário horista, que trabalhou menos de 2 meses (cerca de 52 dias)
Obrigada!
Tá, se ela vai ficar fornecendo as informações em conta gotas, dou uma idéia geral de como se calculam as médias. Ouso aqui dizer que minha iniciação profissional versou pelos meandros da contabilidade. Nada mais direi.
Pam, supondo que seja caso de contrato de experiência de 60 dias e o empregado pediu demissão ao 52º dia, restam, portanto, 8 dias para o fim do contrato. Ele deverá pagar 50% deste tempo restante como multa por rescisão antecipada de contrato a prazo determinado (vulgo, contrato de experiência).
O cálculo de suas verbas será a média das horas trabalhadas, atualizando-se o valor do salário-hora (pois pode ter havido reajuste da categoria entre a admissão e o desligamento).
Antes de mais nada, verifique quantos dias de ausências não justificadas (e não abonadas) aconteceram dentro de cada mês de contrato. Digamos que não houve. Assim sendo, considere para os cálculos:
Férias -> 2/12 ávos + adicional de 1/3 sobre este valor (o valor de 2/12 ávos do salário), pois de 52 dias obtemos 30 + 22, portanto 2/12 ávos.
13º Salário -> Observe cada mês do calendário. Para cada mês completado, ou acima de 14 dias ao menos, vc considera 1/12 ávos. Supondo que ele tenha se iniciado dia 02/Mai e se desligado em 22/Jun (52 dias corridos) ele terá 2/12 ávos de 13º.
Para o cálculo das médias é simples: pegue o valor maior da remuneração recebida no período (fechamento da remuneração mensal já recebida, incluindo o DSR) e divida por 12 e multiplique pelos ávos devidos, como acima exemplificados.
A ele será devido tmb o saldo de salário.
Consegui lhe ajudar, Pam??
Espero que sim.
Abraços!!!