Gente existe um valor mínimo para gastar para poder pedir recibo?
Se a pessoa se recusar a me entregar o recibo? O que eu posso fazer? Existe algo na lei que diz que isso é dever de quem vende dar o recibo? Porque em muitas ocasioes a pessoa fala que nao tem recibo, e simplesmente deixa de dar. E ai? Eu fico na mao? O que posso fazer? POr favor alguma lei ou algo assim pra eu poder demonstrar pra essas pessoas em situacoes como essas?
Otima pergunta. Comigo ocorre o seguinte: meu tio vai a um medico sempre, e a consulta dele é 150 reais, mas como ele tem um plano de saude particular, o preço da consulta cai pra 130. Sempre que ele pede o recibo o medico diz que nao e diz que se meu tio quizer o recibo deve pagar os 150 da consulta normal sem o desconto. Ele tem o direito de fazer isso? Como fazer pra nao aceitar mais esse tipo de atitude da parte dele?. Ja dissemos pro meu tio mudar de medico, mas ele quer esse porque é de confiança e tal, e ele quer um jeito de mostrar a ele que eh dever dele dar o recibo? tem algum artigo, alguma lei???
Não é a minha área de especialização, mas creio que isto possa ajudar:
Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990
"CAPÍTULO I Dos Crimes Contra a Ordem Tributária Seção I Dos crimes praticados por particulares
Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:
V - negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.
Pena - reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa."
Vide: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Leis/Ant2001/lei813790.htm
Cumprimentos
Mansuur;
Pelo o que relatastes, o desconto que o seu tio recebe não é decorrente do plano de saúde, mas pela não emissão do recibo, ou seja, é descontado o valor do imposto.
Como disse, não sou nem de perto especialista nesta área, mas meu pai era, sempre dizia que, nestes casos, bastava uma denúncia protocolada junto à Receita Federal.
Cumprimentos