Proibição de refeição.
Boa Noite!
A minha dúvida é a seguinte: Sei que de acordo com a NR 24 uma empresa com mais de 300 funcionários deve ter um refeitório mas pode haver alguma limitação de alimento para levar na empresa? Trabalho numa empresa de call center, a empresa paga de VR o mínimo obrigatório pela convenção que é de 5 reais e dentro da empresa não se pode levar marmita, pode levar apenas bolachas, salgados, etc..., Já teve funcionários que assinaram advertência por estar comendo marmita na empresa. Sei que o trabalho é de 6 horas/dia mas a grande maioria estuda ou acrescido o tempo no trânsito não é possível se alimentar na residência ou na rua com o valor desse VR. É certo a proibição de levar marmita?
Obrigada por responder! Só que a marmita estava sendo comido no mesmo espaço que deve se comer bolachas, etc... Portanto esse alimento não estava sendo comido em qualquer ambiente da empresa e sim no espaço reservado para alimentação e descanso do funcionário. E a empresa apesar de ter 700 funcionários não tem refeitório, informam que não tem estrutura suficiente. Estamos tentando negociar, não estamos exigindo a contrução de um refeitório dentro do que é exigido a NR 24 mas apenas a possibilidade de levar uma marmita dentro do ambiente que já é reservado para isso.
Reformulando a pergunta, acho que formulei mal. Se... 24.3.1 Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários, é obrigatória a existência de refeitório,não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento. 24.3.15 Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 (trinta) até 300 (trezentos) empregados, embora não seja exigido o refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições.
24.3.15.1 As condições de conforto de que trata o item 24.3.15 deverão preencher os seguintes requisitos mínimos:
a) local adequado, fora da área de trabalho;
b) piso lavável;
c) limpeza, arejamento e boa iluminação;
d) mesas e assentos em número correspondente ao de usuários;
e) lavatórios e pias instalados nas proximidades ou no próprio local;
f) fornecimento de água potável aos empregados;
g) estufa, fogão ou similar, para aquecer as refeições
De acordo com a NR o que se entende por refeições? Se necessita ter algo para aquecer refeições, entendo que eles não consideram apenas bolachas e sim algo mais saudável. Então mesmo no refeitório eles podem proibir de levar marmita?
Entendo essa diferença, assim como entendo a diferença de refeitório como espaço fisíco com as condições de conforto que as empresas com mais de 300 funcionários são obrigadas a fornecer e a diferença de fornecimento de refeição, que nenhuma empresa é obrigada a fornecer assim como o VR que só torna obrigatório em decorrência de acordos coletivos com o sindicato.
Pelo que eu entendi se a empresa paga o VR ela não é obrigada cumprir com o que dita a NR 24, correto?
Sinceramente algo ruim pois já trabalhei em empresas que pagavam 3 reais por dia que era o o que acordo mandava, muito difícil manter uma refeição com esse valor.
Obrigada novamente por responderem!
Amigo Vanderlei, infelizmente tem Sindicatro que fixa um valor mínimo (e põe mínimo nisso!!!! rsrsrs) e tem empresa cara de pau que dá somente aquele mínimo bem corinho de rato!!
Um exemplo é o do pessoal de Asseio, eles fixam baixo considerando o costume das pessoas que trabalham com limpeza e serviços gerais que aceitam se alimentar com angu, dobradinha, coraçao de boi, bofe....como se fossem pessoas de 3ª classe. Enfim: bem pobre mesmo.
Como muitas empresas trabalham (contratam) com refeição fornecida este tipo de refeição tem um custo mais baixo que a refeição comercial, como por ex., o custo da marmita, aqui no RJ pode-se encomendar uma marmita por cerca de R$4,00, por isso que jogam pra baixo o valor da refeição.
Não duvido que esse sindicato do pessoal de CallCenter pague tão pouco, principalmente porque as jornadas são em média de 6hs, e em 6hs nem sempre coincide com intervalo do almoço, essa merreca é mais pro lanche (a cochinha!!).
Uma vergonha!!
O que entendo é que a empresa (independente do VR) tem por obrigação disponibilizar área para alimentação, o VR não substituí essa obrigação.... Quanto ao tipo de alimentação, sendo um trabalho de 6horas, provavelmente só serão permitidos lanches e não um almoço... Suas atividades após o trabalho não obrigam a empresa a te dar espaço para almoço... mas vc tem direito a um intervalo de 15 minutos e a empresa precisa conceder esse espaço determinado na norma!
Essa semana a empresa proibio o uso de celulares e de se alimentar ... ok tudo no bom senso e entregue em dia o trabalho , acho que a empresa não pode proibir primeiro quem tem filhos muitas vezes ligam ou manda mensagem precisamos saber o que ocorre neste mundo que vivemos de violência devemos saber se os filhos estão bens , ou quando alguém liga se não pode usar o telefone da empresa não pode nem atender seu celular coisa rápida não estamos na época da escravidão , alimentar no escritório poxa passei muita fome hoje me doeu a barriga e me deu tontura tenho condições de trabalhar assim se a empresa não oferece cafe nem nenhuma pausa de 5 minutos ela não pode exigir que não podemos nos alimentar como uma fruta ou qualquer coisa ... referente a inseto e roedores existe veneno e a empresa tem que passar de 6 em 6 meses lembrando que papel dá barata também e a limpeza do escritório tem que ser constante ..ninguém vai fazer pic nic mais um ambiente agradável para trabalhar é importante para o desenvolvimento do funcionário , empresas que somente tem regras causa desconforto e desmotivação.
Michele, se não existem intervalos para lanche é ilogico permitir que se lanche na empresa, se esta opta por seguir um controle mais rigido de disciplina.
Quanto a permitir o uso de celular, se existe emergências familiares estas poderão acionar o RH ou a chefia para avisar ao trabalhador. Não justifica é ele ficar conversando no telefone quando ele está sendo remunerado pelo tempo que está lá na empresa, para produzir.
E como vc disse, "empresas que somente tem regras causa desconforto e desmotivação.", já falava a vovó com seu antigo ditado "os incomodados é que se mudem". Lamento, mas é a mais pura verdade. Empresa alguma vai se modificar para se tornar agradável.
Realmente é triste você atravessar a cidade,demorar duas horas pra chegar até seu trabalho,e ter que se alimentar de coxinha,esfirra,alimentos que podem até encher ,mais não nutri o organismo,como consequência temos trabalhadores fracos e doentes,que trabalham desanimados,porque precisam trabalhar,precisam executar seu serviço ,mais o alimento é a energia do corpo e precisa desta energia pra gerar trabalho.A rotatividade nesta área continua sendo muito grande.Hoje não se encontra em São Paulo lugares para almoçar por menos de 10 reais .Estamos vivendo um aumento de tudo,e o custo de vida cada vez mais alto.Eu realmente me entristeço,porque a necessidade faz com que aceitemos muitas coisas.Na grande realidade já vejo muitas empresas com benefícios bem maiores e muitas vezes uma boa empresa que não paga um bom beneficio acaba ficando pra trás .
Mello, desde antigamente, quando sequer existiam restaurantes (e muito menos fast foods) o trabalhador sempre levou sua marmita. Naquela época não havia tantos obesos, pessoas doentes por ma alimentação, porque a comida era mais saudável, não era as de restaurante onde vc sequer sabe como e com o que são feitas.
Deixou-se de carregar marmita por 2 motivos: por vaidade, para não ser considerado "pobre", e porque começaram a se proliferar pelas cidades a venda de comida nos bares e restaurantes, e muitos a preços razoáveis (isso antigamente, claro), e hoje o povo está mais acostumado a comer fora (comer qualquer coisa, lanche, salgadinho, comida, sanduba......) e como o ser humano é por demais acomodado, só vem piorando de saúde!!!