Meus direitos com mãe? Já que o pai viaja e deixa meu filho com a avó?
Eu me separei depois de 6 anos de uma união que gerou meu filho hoje com 8 anos, depois o pai estrou na justiça pedido a guarda do meu filho dizendo que eu ñ estava dando a atenção necessária a meu filho o que foi devidamente esclarecido, ele só fez isso a meu ver para ñ pagar a pensão, mas ñ conseguiu nada, pois provei que tinha condições de cuidar e prover a assistência para o menino, então eu queria saber se tenho que mandar o menino p/ lá mesmo o pai ñ estando? e se ele tem o direito de ñ me trazer o menino para fazer exames de rotina que estão marcados, pois ele tem direito a os dez primeiros dias das férias do menino? E também o pai viaja muito ele é motorista de carreta, quando ele estiver viajando eu preciso deixa ele ir p/ lá? já que ele ñ vai ficar com o pai e sim com avó?
Voce tem que cumprir o que foi determinado judicialmente em relacao a visitas, se o pai vai estar em casa isso ja nao cabe a voce questionar, ja que as visitas nao sao apenas para coniviver com o pai, mas tambem com a familia paterna como um todo. Nos dias de visita do pai voce nao pode interferir e nem dificultar as coisas, por isso marque os exames no dia que voce puder leva-lo e nao nos dias de visita do pai.
Fran
Como a Dra Maria Tereza disse, ele não tem obrigação de trazer o menino pros exames, pois cabe a vc marca-los em dias que a cça está com VC. Quem tem que pegar a cça é o pai ou na impossibilidade dele, os avós da cça. Não tem nada demais nisso. Na verdade quem deve pega-lo é o pai, mas vc dificultando só por causa desse detalhe pode dar um ponto a favor dele pra reclamar do seu comportamento. Não dificulte as coisas.
Dr. Maria Teresa eu ñ dificulto, pois muitas vezes sou eu que leva o menino, o que quero saber e que muitas vezes ele vai p/ lá e ñ fica com o pai e reclama comigo! Nas ferias passadas ele ficou poucos dias com o pai e quando voltou, vei cheio de queimaduras de sol, entre outras coisa, dá p/ ver que ela ñ cuida do menino direito. o que faço? pois quando reclamo ele diz que ñ tenho direito nenhum?Ele diz que é bom eu ficar quieta, eu ñ vou ver e deixar meu ser maltratado p/ ela!!
Como eu ja disse mesmo que ele reclame que o pai nao esta la, voce tem que continuar cumprindo o que foi determinado judicialmente, pois como ja disse as visitas nao sao apenas para o pai e sim para a criança conviver com a familia paterna. Queimaduras de sol é facilmente de acontecer em um jogo de futebol por exemplo, nem eu, nem nenhum juiz ira considerar isso como maus tratos, mas caso ele chegue em casa com sinais de agressao, de espancamento, de maus tratos, voce deve ir ate a delegacia fazer um B.O e corpo de delito da criança e pedir a suspensao das visitas, mas tome muito cuidado com seus atos para nao ser acusada de alienacao parental. Realmente quando ele esta nos dias de visita do pai, o mesmo tem a guarda dele nesses dias e ele pode ate viajar dentro do Brasil e nem sequer te avisar. Na minha opiniao, quando tiver uma data especial como uma festa por exemplo, voce deve sim deixa-lo ir, mesmo que nao seja o dia de visita especificado, ja que essa convivencia com o pai ira refletir nele pela vida toda, principalmente na vida adulta, e se o pai por viajar a trabalho so pode estar em algumas datas, nao custa nada voce ser flexivel de vez em quando.
Fran, trata-se do direito da criança, não dos adultos.
É direito de seu filho conviver com a família paterna, se tiver uma festa na casa do pai ou dos avós ou dos primos e seu filho quiser ir, ele deve ir. Não se trata de divir o uso de uma bicicleta, mas do direito ao convívio social desse ser humano em formação que é seu filho.
Colabore para que seu filho cresça equilibrado e bem socializado.