Informar CPF falso é crime?
Informar o número do CPF falso num cadastro de compras na Internet, por exemplo, para emissão de um boleto, é crime? Se sim. Qual as consequencias. E o quê devo fazer. Obrigado.
Sim, só que teria que denunciar 10 milhões de clientes que emitem boleto com o CPF falso. Desculpe-me, mas isso é comum na Internet. Descobri que na internet tem até gerador de CPF falso.
Para resolver o problema e não perdemos vendas estamos orientando os nossos clientes a colocarem no lugar do CPF o número do CNPJ da editora.
Explicando: O cpf não serve para nada, apenas para protestar o título, o quê neste caso não fazemos porque o boleto é emitido e se pago mandamos a revista se não pago não mandamos. Ou seja, não há cobrança legal. Muitos informam CPFs inválidos e eu perco vendas então estou orientando para usarem o CNPJ da minha editora. Posso? O quê devo fazer? Obrigado.
Explicando 2: O boleto é da minha editora. O cliente entra e informa CPF inválido. Passei a orientar o cliente para ao invés de usar um CPF falso, inválido, na emissão do meu boleto ele passa-se a ussar o CNPJ da editora que já aparece no boleto e passa a aparecer duas vezes,
dessa forma evito que o cliente digíte CPF falso,´ Isso é crime? Posso continuar? O quê devo fazer?
Entendendo: O boleto é meu. Eu estou autorizando o uso do meu número de CNPJ na emissão do boleto apenas da minha editora, OK?
Obrigado,
Ele somente envia o produto com a confirmação do pagamento. Ele informou ser o dono da empresa e responsável pela emissão do boleto. Ele perguntou se poderia ser utilizado para emissão de boletos. Não vejo prejuizo algum. Diferentemente se o sujeito utilizasse o CPF falso para emissão de uma nota promissória.
Não entrego a revista. Somente isso. E aqui está o problema. O banco não considera isso, ou seja, o CPF serve para protestar o cliente. Mas e se não vou protestar. Como fica?. O banco não quer saber só autoriza a imissão de boletos com o CPF. Veja, na Internet, hoje, ninguém confia em ninguém, certo? Ai a coisa não funciona. Tenho que solicitar ao cliente que peça pelo correio, assim eu mando um boleto emitido pelo banco e preenchido por minha editora e sem o CPF, coisa que poderia ser feita pela Internet. Bastaria o banco considerar: boleto com ou sem CPF. Para piorar a estória fica "todo mundo" falsificando CPF na Internet.
Em tempo: Boleto pela Internet é obrigatório ter CPF, caso alguem não saiba.
Obrigado, a todos e um grande abraço