eu tenho 16 anos, Sou do RJ e Quero viajar para SP Queria Saber se posso viajar sem a autorização... Ps: eu vou sozinha, acompanhada de mim mesma, só comigo, eu só eu!!! hahaha sei que não vou poder me hospedar em hoteis, moteis, pousadas sem autorização Mas Ficarei na casa da minha Tia, não precisa de autorização pra isso né?...

(viajem de AVIÃO)

O que é congênere? Obrigada respondam o mas rapido possivel

Respostas

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Sábado, 21 de julho de 2012, 6h46min

    Precisa da autorização do pai ou mãe!
    no proprio aeroporto ou acesse o site do tribunal de justiça do seu estado para imprimir a autorização!

    J

    Julianna Caroline Domingo, 22 de julho de 2012, 14h29min

    Não precisa não.
    O Estatuto da Criança e do Adolescente só estabelece limitações em viagens dentro do território nacional para menores de 12 anos. A partir dessa idade, não existe no ECA nenhuma limitação, ou seja, o adolescente pode viajar para qualquer parte do país apenas com seus documentos pessoais e sem necessitar de acompanhantes.
    Minha irmã viaja de avião SOZINHA desde os 13 anos.
    Se a viagem é dentro do país, não é necessário autorização.

    S

    Suely Quarta, 04 de novembro de 2015, 3h43min

    Nossa filha tem 16 anos, embarca conosco para orlando US e na volta ao Brasil ela vai viajar desacompanhada.
    Nossa duvida e se tem necessidade de alguma autorizacao.

  • -1
    Ágata Silva

    Ágata Silva Domingo, 18 de dezembro de 2016, 10h54min

    Eu tenho 16 anos eu pesso de autorização para viajar

    Suewerton Daniel

    Suewerton Daniel Terça, 20 de dezembro de 2016, 17h26min

    Adolescentes dos 12 anos completos até os 17 não precisam de autorização dos pais para viajarem, Apenas documento original com foto