Direitos de pai que não paga pensão
Gostaria de saber se um pai que não paga pensão e nem dá qualquer ajuda financeira tem direitos sobre o filho. Sei que é um direito do meu filho ter pai, independente de qualquer motivo, e que a pensão não compra a companhia do meu filho. Quando digo direitos, quero saber: se ele pode entrar com pedido de guarda compartilhada ou fazer cobranças de qualquer espécie, fazer viagens para outros estados. Enfim, existe alguma relação entre o dever da pensão e os direitos relacionados ao filho e ao pai? Agradecida.
Na verdade esse é o problema, comecei a achar o comportamento do pai meio "abusado", com o perdão da palavra, mas não sei o que fazer, que argumento usar para mostrar a ele isso. Como, por exemplo, entrar com o pedido de guarda compartilhada (conforme ele disse que faria) se ele não compartilha as responsabilidades?
Não entrei pois tenho medo que o meu filho saia prejudicado, porque da maneira que estamos pelo menos somos civilizados. Não quero que vire briga. Quando ele mandava algum dinheiro era irrisório, mas parece que pra ele, o pai, esse dinheiro fazia diferença, então disse que não precisava quando ele estivesse "apertado", desde então, nunca mais. Só que, por qualquer desentendimento ele diz que vai entrar com pedido de guarda compartilhada, ou já disse que podia viajar para longe com ele sem minha autorização, não gosta que eu ligue para o meu filho quando este passa algum tempo lá... Parece pouco, mas ao longo do tempo essas atitudes cansam...Acho que o melhor a fazer é deixar como está e ignorá-lo. Enfim, agradeço o esclarecimento de vcs. Obrigada pelo tempo dedicado.
Bruna,
Me perdoe, mas vc está errada. A pensão é um direito do seu filho. O correto é que vc entre com um pedido de pensão, com regulamentação de visitas.
Faça o que é certo, o que a lei manda. Guarda compartilhada não significa o pai fazendo o que quer e não pagando pensão.
Reflita, vc não procurando os direitos de seu filho, vc está prejudicando ele e ninguem mais.
Bruna, passei pela mesma situação. COmo o pai tem perfil agressivo e sempre foi muito rude comigo, eu não proibia nada, era tudo livre, mesmo que me prejudicasse. Eu cheguei ao cumulo de tirar a pensão depositada na minha conta e devolver pra ele por 2 vezes, pra evitar briga e eu achava que assim iamos ter uma convivencia pacifica...foi assim durante 2 anos, até que eu arrumei um namorado. Sabe o que aconteceu?
Injuria, difamação, agressão, e processo de alienação parental!
não se engane!!!!
Obrigada, Marsh e obrigada a todos. Gente, ele não paga pensão, mas de certa forma fizemos um acordo, conforme o esclarecido. E se ele alegar isso? Como eu fico? Outra coisa, ele é uma pessoa que simplesmente não confio, mas não existe nada concreto, pois ele é irresponsável, mas não existe nada palpável, entendem? Ele é instável, já me ameaçou quando estávamos juntos, teve atitudes violentas, mas não me agrediu, diria que ele é um torturador psicológico, mas não existe algo de fato. Eu não tenho o que alegar! Como alegar minhas impressões! Como provar que ele não é confiável!Tenho medo dele. Ele pode ser só um irresponsável, como pode ser uma coisa pior! Então a forma que eu encontrei de proteger meu filho é não exigindo pensão, porque eu sei que de certa forma ele tem medo que eu entre na justiça, entendem? Desculpem a exposição de forma tão pessoal.
Mais uma vez, obrigada pelo apoio e esclarecimentos.
Pai é pai, mãe é mãe! Se a criança nasceu e não houve possibilidades de continuar com a relação, não é a criança que deve pagar as consequências de uma separação. Todo pai tem direito de visitar seu filho pagando pensão ou não, pois, filho não é moeda de troca ou objeto de aluguel, o dinheiro da pensão DEVE ser usado para alimentação e vestuário da criança. O dinheiro da pensão não pode ser desviado para outra coisa.
Como podemos constatar no Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.” Ninguém pode se interferir na convivência entre pais e filhos, caso isso aconteça estará cometendo Alienação Parental que é considerado crime gravíssimo e cabe processo. Ambos devem se respeitar para que a criança não sofra com o desiquilibrio mental de cada um de ambos genitores. A guarda unilateral não é a melhor opção quando não há consentimento de ambos na criação dos filhos, porque favorece o cenário para que aconteça a Sindrome da Alienação Parental. Infelizmente o que acontece em nosso país é que a o poder judiciário se torna lento quando se trata no bem estar do menor e isso as vezes é deferido por um juiz que acata qual será o sistema de guarda que mais atenda os interesses da criança, na maioria dos casos a justiça entende que a guarda deve ficar com a mãe por questões de amamentação e cuidados que muitas vezes o pai não etá habituado. Os casos de Alienção Parental são dificeis de ser detectados e na maioria das vezes quando detectados não existe punições mais severas. Cabe ao juiz reverter a guarda ou transferir á uma pessoa mais proxima da familia (Avós... Tios...) ou se a briga continuar pode acontecer a perda do poder familiar e a criança ser encaminhada para adoção. Todo pais tem direito a livre acesso aos filhos, temos direito de ir e vir garantido pela constituição. Também é direto do pai visitar seu filho e te-los em ua compania mesmo que não pague pensão
Eu e o pai do meu filho estamos brigando ele quê veh o meu filho ... mais não quero dexa por que ele me ameaçando e a família dele tbm .... várias vezes jah fui ameaçando por ele ... depois qui a gente se separou. .. ele tbm é viciado em drogas não é Boa enfuencia pra meu filho nesse casou como eu faço p Em pedindo di ver meu filho ... ou não dexa qui ele si aproxima da família dele ????
minha filha tem 2 anos... quando me separei joguei o pai dela na justiça;então ele viajou p não ser intimado e manda 100 reais por mes para a minha filha,fui ao forum e eles disseram q eu tenho q conseguir o endereço atual do ex para poder da entrada no processo...entao eu não sei como fazer isto pq eu não falo cm a mae dele,ele trabalha com fotografia (autonomo) eu não sei oq fazer pois ele so manda 100 reais i nunca tem data certa...qro saber como prosseguir ja q eu nao sei o endereço tudo q eu sei q ele mora em outra cidade e mais nada