Duas contas do FGTS

Há 13 anos ·
Link

Recentemente meu esposo notou que seus extratos bancários referentes aos saldos de seu FGTS estavam constando apenas juros e não depósitos. Procurou a Ouvidoria da Caixa e esse órgão pediu que ele conversasse primeiramente com a gerência do seu banco. Ele procurou o gerente e esse alegou que, a Empresa que meu esposo trabalha deveria então não estar depositando o seu FGTS. Recorreu ele à Empresa e obteve um "espelho" onde demonstra todos os seus depósitos, foi ai então, para nossa surpresa que, existe uma segunda conta de FGTS de meu esposo, a qual, nunca nos foi enviado extratos e nós não tínhamos nenhum conhecimento dessa existência. De posse do número dessa nova conta (caso, segunda conta, até então, fantasma) tentamos entrar no serviço da Caixa e checar os depósitos, estranhamente , mesmo com todos os dados de meu esposo, não consegue acessar. Pensamos: se o titular da conta morresse , jamais saberíamos dessa conta, pois nada constava ou nos dava como existente, no espelho do banco só nos mostra uma conta, a que temos o cartão cidadão. Como proceder nesse caso? Isso acontece frequentemente, porque à nossos olhos parece desvio de verbas. Fico no aguardo de esclarecimentos por parte de vocês, que são pessoas competentes para nos orientar. Atenciosamente, MG.

7 Respostas
Imagem de perfil de Noélia Sampaio
Noélia Sampaio
Há 13 anos ·
Link

Srta. LG,

não há desvio de verbas. As vezes no cadastramento de contas enviado pelo sistema GFIP acontece do banco criar nova conta. Se as duas contas são do mesmo empregador, basta que a pessoa do Setor pessoal unifique essas contas. A pessoa do Departamento, caso não saiba como providenciar, deve procurar a CAIXA para lhe instruir. Mas há essa possibilidade. O importante é que a empresa tenha os comprovantes de depósitos mensais para o Empregado. Espero ter ajudado.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Ajudou sim Noélia, amanhã mesmo meu esposo procederá como orientou-me. Obrigada!

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 13 anos ·
Link

Pode ter acontecido um pequeno erro, ou diferença, entre os nomes, às vezes uma letra escrita errada ou trocada ("Y" por "I" ou vice-versa) leva o sistema computadorizado a considerar ser outra pessoa. Eu tive que unificar duas contas que existiam em meu nome porque em uma delas o Neto fora escrito com "tt". Basta provar que são a mesma pessoa, o que o empregador faz.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Obrigada à todos, a orientação cedida por vocês foi imensamente útil, o problema foi resolvido. Abraços. Boa Sorte!

Cristine Henderson
Há 12 anos ·
Link

Tenho uma pergunta semelhante à de Scr: neste mês recebi um extrato de conta de FGTS contendo número de conta de FGTS e nome do empregador diferentes dos que trabalho atualmente. Como essa conta pôde ter sido criada? Devo me dirigir a uma agência da Caixa para fazer a correção no cadastro? Obrigada!

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 12 anos ·
Link

a CEF vai esclarecer. Pode ser contas abertas por antigos empregadores, contas que estão inativas, embora rendendo JAM. Ao se aposentar, vai poder sacar todas. Uma possibilidade muito pequena de ser homônimo.

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Se vc não conhece o nome do empregador, pode se tratar de algum erro de SEFIP praticado pela empresa depositante. O que torna o dinheiro não seu, mas de outra pessoa.

Busque regularizar o mais rápido possível.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos