Duas contas do FGTS
Recentemente meu esposo notou que seus extratos bancários referentes aos saldos de seu FGTS estavam constando apenas juros e não depósitos. Procurou a Ouvidoria da Caixa e esse órgão pediu que ele conversasse primeiramente com a gerência do seu banco. Ele procurou o gerente e esse alegou que, a Empresa que meu esposo trabalha deveria então não estar depositando o seu FGTS. Recorreu ele à Empresa e obteve um "espelho" onde demonstra todos os seus depósitos, foi ai então, para nossa surpresa que, existe uma segunda conta de FGTS de meu esposo, a qual, nunca nos foi enviado extratos e nós não tínhamos nenhum conhecimento dessa existência. De posse do número dessa nova conta (caso, segunda conta, até então, fantasma) tentamos entrar no serviço da Caixa e checar os depósitos, estranhamente , mesmo com todos os dados de meu esposo, não consegue acessar. Pensamos: se o titular da conta morresse , jamais saberíamos dessa conta, pois nada constava ou nos dava como existente, no espelho do banco só nos mostra uma conta, a que temos o cartão cidadão. Como proceder nesse caso? Isso acontece frequentemente, porque à nossos olhos parece desvio de verbas. Fico no aguardo de esclarecimentos por parte de vocês, que são pessoas competentes para nos orientar. Atenciosamente, MG.
Srta. LG,
não há desvio de verbas. As vezes no cadastramento de contas enviado pelo sistema GFIP acontece do banco criar nova conta. Se as duas contas são do mesmo empregador, basta que a pessoa do Setor pessoal unifique essas contas. A pessoa do Departamento, caso não saiba como providenciar, deve procurar a CAIXA para lhe instruir. Mas há essa possibilidade. O importante é que a empresa tenha os comprovantes de depósitos mensais para o Empregado. Espero ter ajudado.
Pode ter acontecido um pequeno erro, ou diferença, entre os nomes, às vezes uma letra escrita errada ou trocada ("Y" por "I" ou vice-versa) leva o sistema computadorizado a considerar ser outra pessoa. Eu tive que unificar duas contas que existiam em meu nome porque em uma delas o Neto fora escrito com "tt". Basta provar que são a mesma pessoa, o que o empregador faz.
Tenho uma pergunta semelhante à de Scr: neste mês recebi um extrato de conta de FGTS contendo número de conta de FGTS e nome do empregador diferentes dos que trabalho atualmente. Como essa conta pôde ter sido criada? Devo me dirigir a uma agência da Caixa para fazer a correção no cadastro? Obrigada!