Quem tem direito a herança de meu padrasto?

Há 13 anos ·
Link

Dr; Meu padrasto casou-se com minha mãe que já tinha duas filhas do seu 1° casamento sendo que ele nunca havia se casado e nunca teve filhos, casou -se com comunhão total de bens, quando seus pais faleceram ele herdou um dinheiro da casa de seus pais que foi dividida entre seus outros dois irmãos. Pois com este dinheiro ele comprou a casa que vive com minha mãe, está casa esta no nome da minha mãe e do meu padrasto, como eles não tem filhos juntos ele não sabe como fica a herança caso ele venha falecer pois ele tem medo de que os irmãos possam ter direito e minha mãe saia prejudicada pois a familia não gosta dela. Ele também quer saber se em vida ele pode fazer um testamento passando a parte da herança para minha mãe ou para mim que vivo com eles e sou como uma filha para ele ou até passar a casa para meu nome.

22 Respostas
Sven
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Sua mãe e herdeira necesária do seu padrasto e herdará a meiação dele do imóvel.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Ok, ela tem direito a meiação do imovel e o restante e direito da familia? Ele pode em vida passar quanto porcento da sua parte por lei para uma outra pessoa no caso eu sua entiada. E se eles passarem tudo para o meu nome como fica?

Grata.

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Certo mas a um tempo atras um professor meu advogado disse que ele só poderia passar 25% da parte dele, que 50% e da minha mâe mas os outros 50% da parte dele 25% por lei e da familia.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Então ele pode fazer um testamento deixando minha mae como herdeira universal, ela não é obrigado passar 50% para a familia caso ele venha morrer, ou os 25% como me falaram que é lei.

Marisa
Há 13 anos ·
Link

Não sou advogada mas já li aqui no fórum que quem tem filhos não pode simplesmente deserdá-los, que a pessoa pode dispor em testamento de apenas 50% dos seus bens. Confere essa informação?

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Silmara;

O seu padrasto pode dispor de até 50% dos bens dele através de doação/testamento à quem ele quiser. Em caso de morte, na ausência de descendentes e ascendentes, o cônjuge sobrevivente é quem herda. Os colaterais só são chamados na ausência de descendentes, ascendentes e cônjuge e, neste caso, a pessoa pode doar 100% do seu património e não deixar nada aos colaterais.

Cumprimentos

Representando
Advertido
Há 13 anos ·
Link

De acordo com o relatado no tópico o imóvel é bens disponivel sem impedimento para a venda, portanto não há que se falar agora em herança. Não pode simplismente deserdá-los, mas pode simplismente deixa-los sem herança, mas a informação confere.

Marisa
Há 13 anos ·
Link

Grata

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

P Cruz.

A minha unica duvida é a minha mae tera que dividir ou passar os 50% da casa deles para os irmãos do meu padrasto ou ele pode fazer um testamento passando a parte dele para ela assim fazer ela ser herdeira universal e deixar os irmaos sem nada do que é dele, pois os irmaos não gosta dele e nem da minha mae.

1 resposta foi removida.
Representando
Advertido
Há 13 anos ·
Link

De acordo com o relato, dispor em doação ou herança 50 % dos bens dele é dispor 25 % do imóvel, porém em vida, sendo o imóvel bens disponiveis para venda pode-se transferir a titularidade do imóvel por compra e venda.

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 13 anos ·
Link

Silmara No regime de casamento Comunhão Universal de Bens, abrindo-se a sucessão em não houvendo descendentes ou ascendentes. Na ordem da vocação hereditária da sucessão legítima art 1.829 III do Código Civil, a lei chama o cônjuge sobrevivente, a quem será deferida por inteiro a sucessão, conforme estabelece o artigo 1.838 do Código Civil. Conclusão no caso em pauta a esposa sua mãe além da meação herda a parte de seu padastro. Os colaterais e você nesse caso não tem direito algum a herança. Caso seu padastro deseje pode dispor por doação ou testamento apenas da metade 50% de seus bens, preservando outros 50% que é a legitima.

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Caro Marcos Cassio SP;

Peço desculpa, mas creio que confundistes a parte disponível com a legítima: "Caso seu padastro deseje pode dispor por doação ou testamento apenas da legitima"; julgo que quisestes dizer "apenas da parte disponível", uma vez que a legítima pertence aos herdeiros necessários.

Também não é metade dos 50%, mas a metade dos bens da herança, a outra metade faz parte da legítima: "Art. 1.846. Pertence aos herdeiros necessários, de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima."

Apesar disto, antes de morrer, se a pessoa assim desejar, pode vender tudo o que tem e comprar em chocolates.

Para a consulente Silmara: "Art. 1.838. Em falta de descendentes e ascendentes, será deferida a sucessão por inteiro ao cônjuge sobrevivente."

PS: Os colaterais não são herdeiros necessários: "Art. 1.845. São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge."

Cumprimentos

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Resumindo: Se ele morrer sem deixar filhos nem pais vivos, sua mãe herda tudo.

1 resposta foi removida.
Representando
Advertido
Há 13 anos ·
Link

O problema é que, simplismente resumindo tem o Se. .

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Grata,

Mas não sou estudante de direito!

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 13 anos ·
Link

/

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Caro Marcos Cassio;

Todos tentamos esclarecer as dúvidas dos consulentes de forma simples.

Veja bem, não tive, em nenhum momento, intenções de lhe criticar, mas de esclarecer a sua colocação. Ao ler o seu texto, entendi que uma pessoa pode doar ou fazer deixas testamentárias, a quem bem entender, apenas da parte legítima, o que não estaria correto.

Portanto, resumindo, 50% fazem parte da legítima e são indisponíveis, pois pertencem aos herdeiros necessários (caso haja), os outros 50% pertencem à parte disponível e pode se fazer o que bem entender com esta parte.

No caso trazido pela consulente, como bem sintetizado pela Dra. Julianna, na falta de outros herdeiros necessários, o cônjuge será o único herdeiro.

Sendo assim, dá cá mais cinco e continuemos a ser felizes.

Os meus melhores cumprimentos.

Edna Montagens
Há 10 anos ·
Link

OLÁ. FICAREI MUITO GRATA SE PUDER ME RESPONDER. MEU PADRASTO VIÚVO E MINHA MÃE DIVORCIADA...CASARÃO SÓ NA IGREJA E ELA TENDO 4 FILHOS DO EX CASAMENTO, ELE TENDO 5 FILHOS DA ESPOSA FALECIDA. CONSTRUIRÃO UMA FILHA E VIVARAM POR QUASE 20 ANOS. MINHA MÃE FALECEU E EM SEGUIDA ELE. QUERO SABER SE NÓS 4 FILHOS DELA TEMOS DIREITOS NA HERANÇA DEIXADA POR ELE?

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

De modo algum, Edna!! Sua mãe vivia em união estavel e como tal não concede direitos sobre os bens particulares do companheiro, e nem direito a herda-los.

Os bens de seu padrasto serão herdados pelos filhos dele, vc não é herdeiro de seu padrasto, ele não é seu parente, mas apenas aderente a sua familia, vc nunca seria sucessor dele.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos