FUI FAZER UM CARTÃO DE CREDITO NUMA LOJA, E A ATENDENTE DISSE QUE MEU CREDITO FOI NEGADO, QUANDO PERGUNTEI PORQUE, ELA DISSE QUE ERA POLITICA INTERNA DA EMPRESA, FIQUEI MUITO ENVERGONHADA, POIS OUTRAS PESSOAS ESCUTARAM E FICARAM ACHANDO QUE EU TINHA ALGUMA DIVIDA, SEI LÁ, A ATENDENTE DISSE QUE NAO PODIA DIZER PORQUE,,,ISSO É LEGAL?

Respostas

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 08 de agosto de 2012, 13h29min

    Claro que pode, ninguem é obrigado de dar crédito.

    C

    CEDRODESOUZA Quarta, 08 de agosto de 2012, 13h41min

    Boa tarde. Acredito que Sven não entendeu muito bem a pergunta. Nosso amigo quer saber se a loja pode negar o crédito sem justificar o motivo. Bem , vamos à questão. A empresa que negar o crédito tem por obrigação apresentar justificativa para tanto, é o que dispõe o art. 43 do CDC, o que pode ser feito por escrito. As empresas que descumprirem o disposto no referido artigo poderão ser punidas conforme o art. 72 também do CDC. No caso onde a empresa se negar a prestar informações, faça um pedido no mesmo momento por escrito e peça para algum funcionário carimbar e assinar negando o pedido para que posteriormente, possa ingressar com a devida ação.
    Espero ter ajudado.

    K

    KLAUS PIACENTINI Quarta, 08 de agosto de 2012, 13h50min

    É cada dia vejo que tem gente insistindo na teoria em vez da prática ...

    Você já pensou, chegar em uma casas bahia da vida, que tem dezenas de pessoas na fila, vc pedir para que a recusa seja feita por escrito e ainda mais assinado por algum responsável !!!

    Tem o direito, nós sabemos que tem, mas na prática isso não ocorre !!!

    E só mais uma observação, como ja foi dito várias vezes nesse fórum, onde, tem lojas que vê nas fichas dos clientes que não constam nenhum débito, porém foram fontes de renegociação anterior de uma dívida, aí esses ficam na chamada lista de perigo de crédito, sendo liberada a venda somente diante uma boa entrada em dinheiro, que normalmente é no mínimo 50% ...

    Boa sorte

    ?

    marianacc Quarta, 08 de agosto de 2012, 14h02min

    Obrigada pelas respostas, infelizmente nunca tive uma divida, sequer renegociação, poderia pedir a recusa por escrito, mas para isso eu teria que me dispor com as atendentes que são em sua maioria sem preparo, nem educação. Prefiro comprar em outra loja, afinal quem saiu perdendo foi quem me negou o credito. As vezes o desgaste emocional não vale a pena, mesmo assim muito obrigada.

    V

    Vanderlei Sasso Quarta, 08 de agosto de 2012, 14h04min

    Comentário apagado pelo usuário

    A

    adeilda santos Quarta, 08 de agosto de 2012, 14h16min

    Sr Vanderlei Sasso

    meu marido ficou devendo a varias lojas ficou com o nome sujo por 4 anos mas pagou todas as outras lojas menos a CeA , pois quando fomos ve spc e serasa já tinha saído o nome dele relacionado a cea passado agora mais de 3 anos deste acontecido , tentamos financiar um carro , porem o vendedor nos informou que lá no nome dele não tinha nenhuma restrição, mas disse que tinha uma descrição informando que ele não pagou a CeA e pediu que ele fosse lá pagar que seria bem provável que não foi aprovado por isso , e quando ele tenta tirar cartão de credito nunca aprova , a não ser o da conta salario , que deu este direito , isso é ilegal?

    K

    KLAUS PIACENTINI Quarta, 08 de agosto de 2012, 14h22min

    hilda santos,

    sua pergunta nao foi p\ mim, mas tentarei lhe ajudar ok ...

    Ocorre o seguinte: as lojas em sim fazem consulta simples, que é uma consulta que só pega os últimos 4 anos, que não é paga, ou seja é um simples cadastro feito no orgão competente para segurança e tal ... Só que outras instituições fazem uma consulta que se chama exemplificada, ocorre normalmente na abertura de crédito de alguma instituição financeira, financiamento imobiliário, crédito à alguma bandeira (master, visa ...), essas consultas abrange todos os anos, e é aí que se pega sua restrição.

    Se é legal ? é claro que é, já imagiou a decadencia que iria dar à todos os entes financeiros se todas pessoas comprassem e não pagassem, afinal em 4 anos não existiria mais nada ... portanto eu entendo que é puramente legal !!!

    Ok ?

    Klaus Piacentini

    A

    adeilda santos Quarta, 08 de agosto de 2012, 14h33min

    ok, agora esta entendido pois nós não sabiamos que existia este sistema e uma vez que já tinha "limpado " o nome achamos que deveriamos pagar apenas as que ainda constava as restrições , mas agora que sabemos , iremos lá para pagar a ultima de nossas dividas desde já agradeço a atenção. Boa tarde!

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 08 de agosto de 2012, 15h17min

    Cedro, entendi plenamente a pergunta. A pessoa não foi negativado, mas teve o crédito negado por motivo de politica interna da empresa. Não cabe art 43 CDC nem 72 CDC. Mesmo se a pessoa tiver seu nome inscrito na SERASA ou qualquer outro cadastro de proteção ao crédito, deverá procurar o instituto onde teve o nome inscrito para verificar por que esta na lista.

    F

    Francisco Assis Terça, 17 de fevereiro de 2015, 13h58min

    Tenho renda de mais de 02 salarios, Numca tive meu nome negativado no SPC ou SERASA, sempre paguei minhas contas em dia.
    Possui certa vez um cartão HIPERCARD por mais de 08 anos. Mas resolvir cortar gastos na época e pedir o cancelamento do cartão.
    Algums anos depois tentei novamente fazê-lo e fui negativado. Segundo a atendendente, por motivos de normas politicas da administradora do cartão: a ITAUCARD, A funcionaria da loja hipoerbombpreço falou que eu tentasse algums meses depois. Acontece que ja venho tentando a anos e nunca mais conceguir fazer o cartão hipercard, que administrado pelo banco ITAU, ITAUCARD.
    Passei por algums constrangimento nesse periodo,
    Cheguei a abrir processo no pequenas causas, fiz minha defesa, com provas que tenho o nome limpo. Mas a juiza simplesmente alegou que nenhuma financeira tem obrigação de conceder credito. Segundo ela: concede se quiser.. Mas por outro lado como se explica que algumas pessoas até muito menos qualificada ao credito do que eu, tenha o cartão liberado por esta empresa? ITAUCARD. Portanto, por tudo que passei, tentando fazer esse cartão, me sinto descriminado, constrangido, injustiçado!!

    R

    Rafael F Solano Terça, 17 de fevereiro de 2015, 21h08min

    E eles não tem mesmo que lhe dar crédito. Se eles tem normas internas que levam a negar seu crédito, nada pode obrigá-los a conceder.

    R

    Ricardo Silva Quarta, 04 de maio de 2016, 18h32min

    meu tcc é sobre isso alguem poderia me enviaar alguma bibliografia sobre o assunto por favor. obrigado senhores [email protected] obrigado !!!