Direito de ver meu irmão

Há 13 anos ·
Link

Boa noite! Tenho 21 anos, sou estudante de medicina, resido fora do Brasil. Tenho um irmão de 10 anos, o qual não vejo a 2 anos por impossibilidade de convívio pacífico com a nossa mãe. Eu tive a possibilidade de conversar com ele no último mês por telefone, na ausência da mãe, e ele me disse estar com saudade, que quer muito me ver... Eu sou muito apegada a ele, convivi com ele até seus 7 anos, cuidei dele com uma segunda mãe... Continuando, nesse mesmo dia que pude conversar por telefone com ele, a mãe dele causou uma briga, na qual fiquei sabendo por meio de outra irmã que ele chorou muito, dizendo estar passando por uma situação complicada, e obviamente está passando pelos mesmos conflitos os quais já convivi em minha infância na companhia de minha mãe, que é uma pessoa conflitiva, de pouco ou nenhum afeto ao próximo, infelizmente muito desequilibrada. Temo pelo meu irmão, por sua rotina, seu convivio com a mãe. Sei que isso trará traumas para sua vida, já que passa por situações de terror psicológico, quisá até fisíco (como eu mesma já presenciei inúmeras vezes quando criança e adolescente). Muitas vezes já foi coagido a dizer o contrario, assim como eu mesma fui, quando adolescente, quando minha mãe foi denunciada ao conselho tutelar, e me coagiu a ir no estabelecimento desmentir tudo... É, enfim, uma situação muito dificil... Gostaria muito de saber se alguém pode me informar se há alguma lei que me assegure de poder ver meu irmão, acompanhá-lo a um passeio em fins de semana, assim como é assegurado a pais que não moram juntos o direito de ver seus filhos de tempos em tempos. Preciso muito saber! Em dezembro estarei de volta ao Brasil e pretendo fazer o que puder para poder voltar a ter contato com meu irmão, a protegê-lo, sem ter que estar na presença de minha mãe, a qual faria impossível uma boa conversa com meu irmão, tiraria nossa paz e a possibilidade de eu poder ver se ele está bem ou se precisa de um apoio psicológico e emocional. Por favor me ajudem!!!!!!!!!!! Aguardo respostas!!!!

4 Respostas
Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Aguardo respostas. Obrigada!!

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Por favor, me ajudem!!!

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Irmãos,

Me perdoe pela demora, só hoje vi seu post. Sobre seu caso, é direito dos irmãos manterem convívio. Tenho pra mim que o ideal seria que entrasse com uma ação de regulamentação de visitas para que tivesse acesso ao seu irmão. Se prepare para uma batalha muito grande, afinal ela é a mãe biológica e que o cria.

Peça que seja efetuado estudo psicossocial para que se possa detectar os indícios do que você narra. Por mais que ela o manipule, os psicólogos têm meios de identificar nas falas do menino possíveis maus tratos. Caso sejam identificados surge um outro problema, uma vez que o Estado não prima por afastar filhos de pais, sem que exista outro local para colocá-los e que pelo visto, você não se dispõe a ter a guarda, periga que crie um problema ainda maior, uma vez que mesmo identificado o problema o menino ainda siga com ela e agora com a mágoa pelo processo.

Considerando a idade dele, ele já pode expressar suas vontades e o judiciário já leva em consideração o que deseja o menor nesta idade.

Espero que pense bem os efeitos de um processo, tendo em conta que seu irmão pode sofrer depois a mágoa de sua mãe por tudo isto, se ficar com ela.

De todo jeito, te digo que seu direito de vê-lo será respeitado sim.

Boa sorte e espero tê-la ajudado.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigada Renato Solteiro... Pensarei bastante no assunto para tomar a decisão correta... Se eu pudesse ter a guarda e ficar com meu irmão eu seria a pessoa mais feliz do mundo, amo-o muito. Mas não tenho condições de mantê-lo, não moro no Brasil e a família de meu noivo que me sustenta e paga meus estudos. Temo não poder ficar com ele agora, estou no penúltimo ano de faculdade, logo que me formar, estando no Brasil, aí sim poderia trabalhar e ter a guarda de meu irmão. Já pensei muito sobre isso, sobre tentar lutar por ele na justiça. Há 2 anos, na ultima vez que vi meu irmão pessoalmente, ele chorou dizendo que "não confia" na mãe, que queria que eu "arrumasse um jeito pra ele", assim com essas palavras (com 8 anos) e perguntou se ele também podia ir pra casa de meu noivo (na época amigo de escola, a família dele me acolheu aos meus exatos 18 anos porque minha mãe não deixou mais eu morar com ela, disse não ter mais deveres a meu respeito e me jogou na rua, de madrugada, com uma mala e uma maçã na mão!!) Por tudo isso temo pelo meu irmão. Ele me pediu pra que eu o levasse comigo, mas eu disse a ele que ele era muito novinho e que era muito dificil conseguir tirar ele da minha mãe... Não sabia nem o que dizer, ele chorando assustado e eu ali impotente. Precisava ao menos poder vê-lo, ter esse direito de estar com ele, acompanhá-lo e saber se com ele acontece o que acontecia comigo antes... porque se eu descobrir isso, farei de tudo para tirá-lo de lá, arrumo um trabalho aqui mesmo ou volto para o Brasil... não sei nem o que faço. Agradeço muito pela sua atençao, me ajudou a pensar mais sobre o assunto... Logo, tomarei uma decisão.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos