H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 15 de agosto de 2012, 18h56min

    ISCARLATE

    Sendo seu prenome gravado como ISCARLATE junto ao registro civil certamente será possível a correção para SCARLET, que é a grafia pretendida e de fácil pronúncia. Deverá ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. É um processo simples (por não haver parte contrária), rápido (4 meses), baixo custo (3 salários mínimos).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    E

    Eduardo Quarta, 15 de agosto de 2012, 20h54min

    Herbert e Iscarlate,
    como vcs chegaram à conclusão que o nome correto é "Scarlet" (vermelho bem vivo em Inglês), se existe "Escarlate" (vermelho bem vivo em Português). Tem grafia mais "certa" do que a outra?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 16 de agosto de 2012, 6h58min

    ALGINALDA

    PERGUNTA:
    Olá Dr. Herbert, tenho 30 anos e preciso muito mudar meu nome(Prenome), me chamo Alginalda "estranho né" todo mundo me conhece como Ana, é constrangedor quando alguém pronuncia ou pelo menos tenta pronunciar meu nome em voz alta,parei de estudar quando era adolescente por não suportar as piadas na escola, tentei retomar os estudos, mas nunca fico mais q alguns dias, pois logo vem as piadinhas. Eu fui registrada na Paraiba e hoje moro em São Paulo, será que será preciso ir até a cidade onde fui registrada ou posso fazer da cidade onde resido?? Ah!! no Meu registro e no titulo eleitoral meu nome está Alginalda, mas no meu RG e CPF está Aginalda, O que fazer, como prosseguir?? por favor me ajude...

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome ALGINALDA não haverá grandes dificuldades para modificar para ANA ou qualquer outro que queira. Será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum da sua cidade (8 meses) ou pelo forum da minha cidade (4 meses). Será necessário cópia autenticada da Certidão de Nascimento e do RG. As demais 15 certidões eu mesmo providencio gratuitamente. É um processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 16 de agosto de 2012, 7h00min

    ALCELÍ

    PERGUNTA:
    Me chamo Alcelí e como meu nome se usa tanto no masculino como no feminino, em algumas situações, já me senti profundamente constrangida. Trocar meu nome por outros, geralmente mais complicados que o meu, é situação corriqueira em minha vida. Portanto, gostaria de saber se existe possibilidade de inclusão de um segundo nome logo após o meu, sendo que substituir totalmente o "Alcelí" acho que seria dificil. Vc acha ser possível essa alteração? Obrigada desde já.

    RESPOSTA:
    O fundamento jurídico para a mudança de seu prenome é a AMBIGUIDADE DE GÊNERO, ou seja, seu prenome ALCELI não identifica se é masculino ou feminino, portanto, poderá substituir por qualquer outro prenome que não possua esta ambiguidade. Somente este ano modifiquei os seguintes prenomes ambíguos: Gilci, Darci, Regivan, Ataide, Valdecir, etc (todos estes clientes postaram aqui no Jus como você). Portanto ajuize logo AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 16 de agosto de 2012, 7h02min

    RAYSHA

    PERGUNTA:
    Gostaria de saber se há alguma lei que proíba registrar crianças com nomes que tenham K, Y, NN, LL, MM e SH? Pois tenho percebido que, alguns cartórios daqui de Salvador-BA, tem impedido o registro de nomes compostos por essas letras. Eles alegam que não é permitido pôr nomes estrangeiros. Porém vejo que artistas fazem o que querem, como também, pessoas com poder aquisitivo alto põe os nomes que bem entendem. Entretanto, quando pessoas de classe baixa ou média decidem colocar o nome dos filhos com as letras citadas acima, são praticamente obrigados a desistirem dos mesmos. Quero saber se a lei ampara esse tipo de procediemnto.

    RESPOSTA:
    Não por lei, mas pelas NSCGJ - NORMAS DE SERVIÇO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA que, para os Juízes Corregedores, valem mais do que a lei, pois são elaboradas por seus Desembargadores Corregedores. No Estado de SP existe restrição para o Y, W, K, H, prenomes internacionais, salvo origem internacional, prenomes diminutivos, além dos constrangedores. Vou acessar a página do TJ e volto a postar aqui (a NSCGJ).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Quinta, 16 de agosto de 2012, 8h10min

    Olá

    Realmente são nomes que podem ser mudados judicialmente. Eu mesma nasci com o nome de HEIDI e mudei para INGRID aos 15 anos de idade.

    S

    Sil_vana Quinta, 30 de agosto de 2012, 22h01min

    Oi, gostaria de saber se posso incluir meu sobrenome nos meus filhos ja que quando registrei meu marido quis colocar so o sobrenome dele, como era comum na familia dele, so que o nome dele e duplo ex: Joao Paulo Dos Santos, ja os meus filhos ficaram apenas com dois nomes ex: Luis Dos Santos, entao eles acham estranho ter apenas dois nomes seria possivel colocar o meu sobrenome neles e ficar no caso Luis Pereira Dos Santos? Qual o procedimento?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 30 de agosto de 2012, 22h11min

    SILVANA

    Ou seja, sua pretensão é incluir seu sobrenome ao sobrenome dos seus filhos. O procedimento necessário é a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Pode ser feito por todos os filhos num único processo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Ã

    Êndiel Mauricio Domingo, 21 de outubro de 2012, 1h15min

    oi, meu nome é êndiel mas eu gostaria apenas corrige a forma da escrita para Angel gostaria de saber se é possível?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 21 de outubro de 2012, 6h39min

    ÊNDIEL

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível modificar seu prenome para ANGEL. É um processo simples, rápido, barato. Consulte pessoalmente um advogado experiente em registros públicos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    L

    Liz Menezes Sexta, 09 de novembro de 2012, 15h35min

    Dr. Hebert,
    Meus pais, moradores do interior do RJ, analfabetos, quando me registraram não sabiam que era masculino e culpam o cartório dizendo que escreveram errado, que era para ser escrito de outra forma
    Não sabia que aos 18 anos poderia tê-lo corrigido ou mudado, hoje foi que tomei conhecimento deste fato. Mas é tarde.
    A pergunta é a seguinte:
    O nome pelo qual me apresento é LIZ e meu nome no RG é isso mais alguma coisa.Gostaria de colocar LIZ apenas ou como primeiro nome antes dele ou torna-lo feminino mudando uma letra de lugar, assim não teria que ficar dando mais explicações a ninguém. Seria Liz e pronto.
    Como posso fazer isso e a quem procurar, Seria possível na justiça gratuita, já que não tenho renda, não trabalho?
    PS: Algum tempo pesquisando na net encontrei 2 nomes iguais, um na Bosnia e outro é uma rua na frança.
    Obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 09 de novembro de 2012, 15h42min

    LIZ

    Sendo o seu prenome LIZINEA facilmente conseguirá modificar por outro. Seja aqueles que você mencionou ou outro qualquer. Será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado ou defensor público, caso esteja desempregada ou receba até 2 salários mínimos mensais.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    L

    Liz Menezes Sexta, 09 de novembro de 2012, 15h47min

    Obrigada Dr.Herbert.

    V

    Vitucho Sábado, 29 de dezembro de 2012, 12h43min

    boa tarde Dr. Herbert!
    meu nome na certidão de nascimento está como ELDITE , tive muitos problemas na adolescencia por causa da letra L , porém quando tirei meu primeiro RG e CPF o rapaz não entendeu e colocou EDDITE, eu deixei porque não imaginei que tivesse algum problema. agora todos meus documentos estão como EDDITE, inclusive as certidões de nascimento dos meus filhos, e é assim que todos me conhecem.
    o meu único problema é: nunca me casei no civil porque sei que vão pedir minha certidão de nascimento original.
    como devo proceder para mudar apenas a certidão? e quanto vou gastar, estopu desempregada.
    obrigada e Feliz Ano Novo!

    V

    Vanderlei Sasso Sábado, 29 de dezembro de 2012, 12h55min

    Comentário apagado pelo usuário

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 29 de dezembro de 2012, 13h10min

    ELDITE

    O caminho para solucionar este problema será através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL que é um processo simples, rápido e de baixo custo (3 salários mínimos conforme tabela da OAB).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    V

    Vanuh Silva Segunda, 18 de fevereiro de 2013, 10h10min

    Eu gostaria apenas de alterar uma letra do meu nome, no caso tirar o que preciso fazer? preciso ir no cartório, advogado, ir na cidade que eu nasci? pois não é mudar é apenas retirar uma letra,

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 18 de fevereiro de 2013, 11h24min

    VANUH

    A complexidade para alterar apenas uma letra é a mesma para alterar o prenome todo. Tem que haver motivo jurídico (exemplos Rolaine para Elaine, Wemerson para Emerson, Chana para Ana). De qualquer forma, será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Processo simples, rápido, barato.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    Anaís Villarreal Segunda, 18 de março de 2013, 23h07min

    Ola! Tenho uma duvida: Se na minha certidão de nascimento não aparece o sob nome da minha mãe (tampouco no RG e Titulo), MAS sim aparece no meu CPF e eu gostaria inclui o sob nome dela no meu Titulo e RG, qual é o procedimento para incluir o sob nome da minha mãe na minha certidão (e no RG e no titulo)?

    Obrigado

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 19 de março de 2013, 9h07min

    ANAISVILLARREAL

    Será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTROS CIVIL por intermédio de advogado para que todos os elementos deste documentos público estejam presentes, conforme recente orientação do CNJ.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com