PAB - Pagto Alternativo Benefício (atrasados)
Gostaria da ajuda dos colegas.
Consegui adminstrativamente junto ao INSS a Liberação da Pensão Por Morte em beneficio de uma cliente, provando a sua condição de dependente.
O INSS reconheceu também administrativamente a dependência desde o falecimento do pai da beneficiária que ocorreu em 1998; gerando um valor de atrasados de 5 anos.
Ela vem recebendo normalmente a Pensão, mas os atrasados nunca foram pagos, e já se passaram quase dois anos.
Qual a melhor solução para o recebimento deste valor que já foi reconhecido pelo INSS?
Já pensei em mandado de Segurança, mas já li jurisprudência que diz que o mandado de Segurança não deve substituir a Ação de Cobrança. Por outro lado, a Ação de Cobrança é muito demorada.
Caro colega a maneira mais eficaz fazer requerimentos administrativos junto à Agência da Previdencia Social, isso de forma trimestral. Explico, a cada requerimento que vc faz, o INSS está obrigado a fazer os cálculos junto a DATAPREV, o que tem custos elevados. Assim, o INSS acaba por providenciar a liberação do PAB.
Sim colega, é um simples requerimento. É importante informar a identificação do aposentado (número do RG, CPF, título de eleitor, número do benefício, etc). Vc também deve juntar procuração e requerer a liberação do valor dos atrasados junto a Gerência Executiva. NAO É RECURSO, É UM SIMPLES REQUERIMENTO. FAÇA ESTE REQUERIMENTO ATÉ LIBERAREM O VALOR DOS ATRASADOS. ELES VÃO ENROLAR, MAS CADA REQUERIMENTO QUE VC FAZ É DISPENDIOSO PARA ELES. BOA SORTE