Posso processar a ex-mulher de meu marido?

Há 13 anos ·
Link

Drs., preciso de uma ajuda, uma opinião jurídica sobre um caso. Não sei se posso aproveitar esse tópico, pois minha situação é o inverso. Eu sou a suposta  "amante" e quero saber se posso processar a ex-mulher que há 5 anos me atormenta.

[editado - removi excesso de detalhes que possam me identificar]

14 Respostas
Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Ela nao pode processar ele por adulterio, traicao... isso nao é mais crime a muitos anos. Mesmo que tivessem tido um caso, de nada iria mudar a situcao, um beijo, um caso, nada poderia ela processa-lo. Voce tem 6 meses para poder fazer um B.O contra ela e representar criminalmente. Pode ser por ameaca, injuria, difamacao. Pode pedir que ela nao se aproxime de voce, que nao possa te ligar, mandar email... Voce ter sido amante ou quase amante, nao muda em nada seu direito de processa-la e ter sua paz.

eppp
Há 13 anos ·
Link

Não sou advogado, ok?

Uma resposta jurídica: processo por ser amante, traição, etc: NÃO, DE JEITO NENHUM. Seria possível um processo por danos morais, mas tá mais para vc processar ela. Esse tipo de processo é relativamente difícil e, pelo que vc escreveu, pouco viável. Até seria viável vc processar ela (por exemplo, ter ido te xingar na port do teu prédio).

Vc processar ela é possível sim, por dano moral, mas prescreve em 3 anos. Também pode processar por ameaca, injuria e difamacao, não sei o prazo.

BeteSP
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Rosana,

Não sou adv., porém vivi por 7 anos com um homem casado, que qdo nos conhecemos ele era separado e vivemos 1 ano e meio juntos até que ele me traiu com a ex que hoje é a atual, e por muito tempo ele mentiu p mim e para ela esse trio! Hoje tenho 2 filhos dele.e não estamos juntos. Enfim, minhas perguntas sao: Como sao feitas as visitas do seu marido a filha deles? Qual é o relacionamento entre ele e a Ex?

Eu te pergunto isto pois a traição em si infelizmente é um fato que muitas vezes não se faz por safadeza, ou sexo etc. Acontece o envolvimento de paixão e amor que ninguém está livre de acontecer na vida. Mas as mentiras, ou o possível envolvimento de seu marido com ela é que pode gerar esse ciúmes insano, ódio, que esta mulher sente. Se certifique de qual é o real relacionamento deles, por que a causa da loucura dela pode estar aî .. E vc nunca terá paz .. Vc pode sim processa lá por danos morais, mas não sei se isto segura uma mulher louca na Ira, e essa situação pode crescer numa proporção que ninguém poderá segura lá. Me desculpe, não estou insinuando nada a respeito dessa situação e só trazendo pra vc uma situação que vivi e eu só tive paz quando descobri que era o meu ex que provocava a discórdia entre mim e a esposa. E hoje eu sou obrigada a esquecer as magoas e ter um bom convívio para a visita dele aos filhos, mas até hoje se deixar ele ainda quer estar comigo. Mas graças a DEUS resolvi sair disto a 1 ano atraz, e só assim consegui ter Paz!!

Boa sorte

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Dra Maria Tereza, Eppp, muito obrigada pelas informações! É importante pra mim poder saber que posso contar com a justiça neste momento, se for necessário.

Uma dúvida adicional: no pior dos casos, se tudo o que ela diz for verdade e ela puder provar, apesar dela dizer que nunca esteve com ele por que ela não quis (e se um dia estiver vai filmar e mandar pra mim affff), mas que ele já tentou muitas vezes e diz que só não se separa de mim por um motivo muito forte, que ele não quis dizer a ela qual era.

Neste caso extremo, em que ele tenha dado falsas esperanças, e a cada vez que ele mostra para ela que não é bem assim, ela tem o direito de vir me perturbar? De vir me trazer "revelações" e "provas" de traição de meu marido, acompanhadas de adjetivos como "corna-mansa", "palhaça", "vagabunda", ou dizer que eu o mantenho "refém", que o obrigo a estar comigo, porque ameaço me matar, que sou louca ou qq outra coisa? Ela teria este direito, com a desculpa de que para ela a "verdade" deve ser dita doa a quem doer?

Não quero saber de nenhuma verdade distorcida que venha dela. Ela acrescenta informações da imaginação dela aos fatos. Mas independente disso, se fosse mesmo TUDO VERDADE. Qual é a posição de um juíz diante desse tipo de invasão dela na minha vida o tempo todo?

Para Bete: vou te dizer uma coisa. Esse dano ela já conseguiu causar, a confiança cega que eu tinha nele, já morreu. O conto de fadas em que eu vivia acabou. E é por este motivo que eu pensei no processo. Se estivesse tudo bem, se eu não tivesse dando a mínima para as palavras dela, deixaria ela falando sozinha. Mas me atinge sim, choro sim e abalou minha estrutura, tenho lutado com todas as minhas forças para não deixar isso interferir no meu relacionamento. Ainda tenho forças para acreditar no homem que tenho dentro de casa, onde não falta amor, que eu sinto em suas atitudes, carinho e palavras. Já conversamos demais sobre isso, ele sempre teve a liberdade para ir embora e fazer o que quisesse da vida dele, não ameaço me matar, fazer escândalo, ele me conhece e sabe que não sou disso. Mas amor não falta, ele só não joga tudo pro alto pela filha que eles têm, que não tem culpa de nada. Temos nossos altos e baixos no relacionamento, DRs, enfim, como penso terem todos os casais normais, que convivem diariamente e tem que acertas as arestas para a boa convivência. Não vou deixar que nenhum veneno de fora faça com que eu termine isso. Se um dia o meu amor por ele tiver fim, se um dia ele me disser que não me ama mais, ou começar a mudar seu comportamento dentro de casa, e nosso relacionamento chegar a um ponto de estar fazendo mal para todos, neste momento sim, colocarei um ponto final, se ele não fizer primeiro.

Enfim... Independente de ser verdade ou mentira, quero saber se ela pode entrar em contato comigo para perturbar a paz e tentar me separar de meu marido, quando finalmente ela se sentirá bem e poderá seguir com a vida dela.

Ela pode? Sem nenhuma consequencia? O culpado no caso de ser verdade seria unica e exclusivamente meu marido? (juridicamente)

Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Não quero saber de nenhuma verdade distorcida que venha dela. Ela acrescenta informações da imaginação dela aos fatos. Mas independente disso, se fosse mesmo TUDO VERDADE. Qual é a posição de um juíz diante desse tipo de invasão dela na minha vida o tempo todo? NAO HA NADA que justifique ela te ameacar e pertubar, mesmo que seja tudo verdade ou nao, nada tira seu direito de exigir sua paz.

BeteSP
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Rosana

Este assunto se torna na realidade uma bomba relógio que uma vez ativada, irá explodir ! Sei bem de tudo que vc diz, mas o problema é a origem dele.. Claro que ela não pode ameaçar vc, nem xingar, perturbar a sua Paz!! Porém ela encontra forças pra isto.. Talvez esperança que possa estar com ele novamente ..e tem algo que faz ela acreditar nisto... Enfim, isto se torna uma doença pra ela .. O ego dela , as magoas, fazem dela só viver a vingança de fazer vc sofrer o que ela está passando e passou!! Esta moeda tem dois lados e numa separação um sempre sae machucado e ferido!!

Continue conversando muito com seu esposo! Quanto mais verdadeiro ele for, mais rápido esta história ira se resolver!

Não quero colocar coisas na sua cabeça , apenas vivi a pouco tempo muito transtorno e sei bem dessa experiência !

Mas, não deixe que ela interfira na sua felicidade e Paz.

E quanto menos contato seu esposo estiver com ela neste momento será melhor pra todos . Ele pode visitar a filha dele sem que precisem ter contato !!

Só o tempo ira colocar as coisas no lugar.

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Bete entendo perfeitamente a sua situação, e os seus sentimentos de mãe, muitos aqui não concordam e pensam de forma diferente e nem pelo lado juridico . Realmente vc é uma mulher inteligente e esta buscando o equilibrio, o bom senso, para resolver tudo da melhor forma possivel em relação a sua filha, um pai que mora em outro estado...imagino que seja muito dificil a sua situação! e principalmente tomar uma decisão para escolher o melhor caminho a seguir.

veja bem o que vc diz para a consulente!!!

"Não quero colocar coisas na sua cabeça , apenas vivi a pouco tempo muito transtorno e sei bem dessa experiência ! Mas, não deixe que ela interfira na sua felicidade e Paz"

e logo em seguida vc diz: "Só o tempo ira colocar as coisas no lugar"

Voce pensa assim para o seu caso??? o tempo resolve tudo???

Tem muita gente e profissionais aqui, com ótimas intenções e ajudam muito as pessoas. Mas infelizmente, tem alguns ditadores, com grandes discursos mequetrefes, esses são os piores, contraditórios, com muito mais vocação para ser pastor de igreja que propriamente um profissional do direito!

No seu caso, no caso da consulente, vc acredita que o tempo resolve tudo?? ou a justiça ???

eppp
Há 13 anos ·
Link

Rosana,

Olha, este tópico provavelmente vai crescer bastante. A posição jurídica é a seguinte: vc tem o direito de exigir que ela pare de te perturbar. Juridicamente, se ele está com vc, com ela, com as duas ao mesmo tempo, se traiu ou não traiu, é totalmente irrelevante. Não entendi muito bem o que ela poderia provar, mas traição não é crime. Não existe "processo por traição", portanto ter provas não faz nenhuma diferença.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Sim, é isso mesmo que eu queria ter certeza, se o fato de ser verdade ou não faz alguma diferença juridicamente em relação ao direito dela de entrar em contato comigo e dizer as "verdades".

Epp, o "provar" que eu quis dizer é sobre o fato dele dar em cima dela realmente, de ter dado alguma esperança de volta a ela, alguma indireta, dizer que a ama, que só não se separa por um motivo que não pode revelar.

E o processo que questionei se ela poderia mover contra ele seria tb por danos morais, tanto em relação à traição (o beijo e as conversas do passado, antes da separação, que ela descobriu acessando o email dele ilegalmente - após separados e contratando hacker para descobrir a senha) ou de agora, pelo fato dela dizer que esses anos todos ele continua atrás dela, se ela pode processá-lo por iludí-la, por exemplo.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Bete,

Deixar de ver a mãe é impossível, pois a filha tem apenas 5 anos, ele está tentando manter o mínimo de contato principalmente depois deste surto recente, mas não acredito ser possível evitar.

O problema de não agir é que esse tipo de pessoa acha que pode ameaçar e o fato de ser barraqueira e fazer escândalo faz com que os outros tenham medo de ofender, e assim conseguem o que querem sempre.

O tempo não me ajudou em nada, só está piorando, pois a cada ano surge uma novidade. Esse espero que seja o último e pela primeira vez estou pensando em acionar a justiça para que isso acabe de uma vez por todas.

BeteSP
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Rosana,

Me desculpe, me expressei mal. O tempo que me refiro é que Vc não vivera este problema eternamente e que tudo se resolvera , sendo pela justiça, ou não. Tudo se resolvera .

Não quiz fazer um "descurso mequetrefe", apenas foi a forma que encontrei para me expressar e falar do meu caso que tem algumas semelhanças com o seu..

Vc deve buscar a justiça e se proteger,mas o que eu quiz te alertar é que se por acaso seu marido manter um contato com ela, não sendo apenas pela filha, essa Paz pode nunca vir... E como ela é barraqueira e parece totalmente descontrolada, e não parece medir muito as consequências dos proprios atos, ela pode vir a ser não só uma mulher de palavras e partir para ação!

Fj acredito sim na justiça e a melhor coisa que aconteceu para mim nas minhas buscas na internet , para encontrar uma solucao para o meu caso, foi ter encontrado este fórum e poder livremente expor minhas opiniões e tentar ajudar de alguma forma. Mas ainda bem existem pessoas como vc que pode nos apontar os erros... Vc não sabe o quanto aprendo com respostas igual a sua!

Rosana não sou profissional do ramo, mas foi expondo meu caso aqui, e colhendo informações de varias pessoas que hoje conclui que posso resolver meu caso mais rápido do que eu imaginava!!

Espero te lá ajudado de alguma maneira...

Não sou pastora , mas acredito ainda que a justiça de DEUS ainda está acima de tudo!!

Ore por ela.. Peça a DEUS Paz no coração dela...

E creia tudo dará certo

Boa Sorte!!!

Ps: consigo até pensar o que FJ deve estar pensando de mim!!... Abraço pra vc tbm e obrigada...

BeteSP
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Fj,

Vc me questionou se no meu caso o tempo ou a justiça pode me ajudar, posso t dizer com toda certeza que o tempo, por que eu conclui que no meu caso se eu for buscar a justiça, minha situação pode ficar pior do que eu achava que estava. Eu percebi que posso entrar num acordo para as visitas e o que me falta da pensão e da minha parte. E que o pai dos meus filhos além da parte financeira, o amor que ele tem pelas crianças na tem preço!

Mas foi lendo aqui os posts e colhendo um pouco d cada um que cheguei nesta conclusão '

Sorte

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Bete, vc não precisa se desculpar, eu q agradeço sua opinião, achei importante conhecer sua história, e saber como foi seu desfeicho. Espero que meu caso não seja semelhante, mas a sem limites do lado de lá é bem parecida! Pelo visto casos assim devem ser comuns!

Luiz Carlos Bressam
Há 13 anos ·
Link

Melhor mesmo.... Escreva um livro.... Dá mais dinheiro do que tentar via judicial alguma indenização.... com toda certeza que o tempo, se for buscar a justiça, sua situação pode ficar pior do que está....

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos