Prezados (as)

Fui vítima de assalto em um parque, por volta das 19:00 hs. Esse parque é localizado ao lado de uma prefeitura e possui uma guarita da guarda minicipal que está desabilitada. Ainda, há pouquíssimos metros do local dos fatos há uma base do corpo de bombeiros e um batalhão de polícia.

Mesmo com "tudo isso", na hora do assalto não havia um agente de segurança sequer.

Minha pergunta : Compensa processar o Município e o Estado por danos materais e morais?

Grata!

Respostas

    R

    Rafael Dominguez Segunda, 03 de setembro de 2012, 21h55min

    Gisele,

    As chances são extremamente remotas.

    Para exemplificar, segue ementa de um dos milhares de julgados no mesmo sentido:

    Ação de Indenização por danos morais e materiais Responsabilidade civil do Estado Autor, vítima de roubo Perda de patrimônio - Alegação de que, devido à falta de segurança de nossas ruas, que se afigura como dever do Estado, cumpre à Fazenda Pública indenizar o autor, em virtude do roubo praticado - Inexistência, contudo, de responsabilidade civil do Estado advinda de ato de terceiro, a teor do disposto no art. 37, § 6º, da Constituição Federal Sentença mantida Recurso improvido.

    Tribunal de Justiça de SP - APL 91823620098260053 SP 0009182-36.2009.8.26.0053

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Hen_BH Terça, 04 de setembro de 2012, 9h54min

    Lembrando ainda que, pelo que a consulente narra, o que se conclui é que ela está imputando uma omissão ao Estado, uma vez que no seu entender, pelo fato de não ter aparecido qualquer agente, ele não teria agido para evitar o assalto.

    E em se tratando de omissão, a responsabilidade do Estado é subjetiva. Nesse caso, a pessoa teria de comprovar o nexo entre a suposta omissão e a prática do delito. Teria de comprovar a falha na prestação do serviço público. E não basta apenas dizer de modo simplista que "se houve assalto é porque o serviço falhou".

    Embora a segurança pública seja dever do Estado, ele não é um ser onipresente e nem é segurador universal, e não tem possibilidade de colocar um policial em todos os lugares.

    ?

    Gisele Silva Terça, 04 de setembro de 2012, 10h27min

    Obrigada Hen.

    ?

    Gisele Silva Terça, 04 de setembro de 2012, 10h28min

    Obrigada Rafael.

    Vevis Rodrigues

    Vevis Rodrigues Quarta, 16 de setembro de 2015, 12h30min

    Boa Tarde. Ontem parei minha bicicleta no paraciclo do Metro Vila Prudente as 07h40 da manha e fui trabalhar. Quando retornei as 19h a minhya bicicleta não estava la, foi furtada. O metro disse que não se responsabiliza porem o paraciclo esta dentro do metro. Há alguma coisa que eu possa fazer pra resolver minha perda? Ja estou com Boletim de Ocorrencia em mãos.

    D

    Desconhecido Quarta, 16 de setembro de 2015, 12h34min

    Nesse caso sim.

    Katiana Almeida

    Katiana Almeida Quarta, 09 de novembro de 2016, 21h08min

    Olá Boa Noite
    Fui assaltada ontem 20;00 no ponto de ônibus, que fica na porta da Biblioteca Puplica do Tatuapé, na Av Celso Garcia
    alem de ser assaltada tive minha roupa rasgada pois o ladrão quis me esfaquear porque ele queria dinheiro e eu não tinha
    Apenas de estar numa grande e movimentada Avenida, uma das principais de São Paulo, não havia por lá nenhum Policiamento e a iluminação também é precária.
    Postos como estes deveriam ter policiamento ou Base da policia 24 horas ou estou errada ?
    Quero Processar o estado e pedir indenização pelos meus bens roubados e danos morais, tenho direito a essa indenização ?????

    M

    MTB Recursos Suspenso Quarta, 09 de novembro de 2016, 22h05min

    Katiana, sua indignação é vista todos os dias nas ruas, o problema é que esse tipo de ação é como dar um tiro no escuro, voce nao tem garantias de nada.
    voce até pode tentar,converse com seu advogado mas, seu nem perderia meu tempo em processar o estado por esse motivo.

    Flavio Botelho Chieregatti

    Flavio Botelho Chieregatti Terça, 17 de janeiro de 2017, 16h37min

    E no caso de uma residência? o estado é responsável por isso? pela segurança

    D

    Desconhecido Terça, 17 de janeiro de 2017, 16h41min

    Não cabe ação contra o Estado.

    Wemerson Pereira

    Wemerson Pereira Sexta, 03 de fevereiro de 2017, 14h42min

    Olá tive uma moto roubada a 1 ano atraz e agora foi reculperada so o chassis gostaria de saber se cabia algum processo pra mim tar recebendo um indenização do estado pra comprar outra pq dependia muito da moto pro meu sustento e ate hj nao consegui comprar outra comprei a moto parcelada terminei de pagar tem pouco tem sera se poderia me ajudar a tirar essa duvida se puder serei muito grato com a sua ajuda

    H

    Hen_BH Sexta, 03 de fevereiro de 2017, 16h19min

    Eventual ação nesse sentido tem chances mínimas de sucesso.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.