A conta não chegou e a CEMIG cortou o fornecimento

Há 13 anos ·
Link

Olá, caros leitores!

Ocorreu um fato inusitado comigo. Um dia retornando do trabalho, ao chegar em casa não consegui acender a luz da sala, fui até a copa e também não acendeu a luz... Verifiquei o padrão de energia e nada de estranho percebi. Então liguei para CEMIG no 116, onde me informaram o débito do mês de junho. Não aceitei, respondi que havia pago e que não tinha conta nenhuma em minha casa que não estivesse paga. Desliguei o telefone e fui em busca das contas com uma lanterna, todas estavam guardadas, porém a do mês de junho não a encontrei. Fiquei frustrada!! Onde será que está essa conta, pensei. No dia seguinte na hora do almoço fui falar com minha vizinha e ela me disse que em nossa rua ninguém havia recebido a conta do mês de junho. Ahhh fiquei brava, então o motivo estava revelado. Não me dei conta que a fatura de junho não havia chegado porque estava pagando sempre uma conta atrasada e nem percebi que a conta que eu havia pago "Julho" não era a conta do mês de junho! Foi aquele transtorno, onde trabalho descontaram as horas que perdi na fila da CEMIG para solicitar a 2ª via, as horas que perdi na fila da lotérica e ainda por cima a CEMIG vai cobrar 26 reais referente à taxa de religação que solcitei em caráter de urgência, pois tenho dois filhos, como poderia ficar sem energia. É difícil ir pra casa dos outros quando se tem 2 crianças. Tentei negociar com a CEMIG para não cobrarem essa taxa, uma vez que a culpa não era minha, a conta não havia chegado expliquei ao atendente. Sabe o que me responderam? Que a culpa era dos correios, pois a conta havia sido repassada para entrega, e que de forma alguma iriam deixar de cobrar a taxa no valor de 26,00.

O que devo fazer nesse caso? Como devo proceder?

Aguardo sugestões! Quem souber me oriente por favor!!!

14 Respostas
Consultor !
Há 13 anos ·
Link

Vc tem de controlar suas contas. As concessionárias são OBRIGADAS a NOTIFICAR o consumidor ANTES da interrupção. Se nao houve o aviso de corte, cabe indenização, q pode ser buscada no juizado.

Luiz Carlos Bressam
Há 13 anos ·
Link

Nada sei sobre a CEMIG, mas aqui no Paraná temos a Copel que fornece 2.a. via de graça via internet... Ou seja... Se a conta não chega de maneira física, é só imprimir uma 2.a. via de maneira virtual... Se vc. não tem tempo de controlar as contas, coloque em débito automático suas contas...

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Gente....

vocês não estão errados de achar que devo controlar as contas, isso é óbvio! Rsrsrsrs... Acontece que ser pai e mãe não é nada fácil! Entendem. Pago todas as contas que devo no mês, mas tem mês que ocorre imprevistos, só quem tem criança pra entender o que estou dizendo.

Não é questão de controlar ou não, é correria mesmo. Quem advinharia que os correios não entregaria a conta? Minha vizinha tbm nem se deu conta eu que informei a ela. Aqui em Minas também podemos imprimir do site a 2ª via, porém ta feia a coisa pro meu lado, rsrsrs.. minha impressora estava sem cartucho. Ta vendo? Foi o mês de azar! kkkkkk..

Sem problemas garotos, assim que "subir na vida" garanto que coloco minhas contas no débito automático, ta? Porque agora é impossível, rsrsrsrs..

Deixe me falar uma coisinha pra vocês, conheço aqui na minha cidade pessoas que moram em condomínios e deve a cidade inteira, isso eu não faço, sou pobre mas pago certinho minhas contas.

De qualquer forma agradeço a opinião de vocês! Abraço.

1 resposta foi removida.
Consultor !
Há 13 anos ·
Link

Lug,

Pensando em milhares de brasileiros na sua condição, é q o STJ (tribunal) determinou às concessionárias que notifiquem os consumidores em atraso, com um prazo razoável, antes do corte.

Se nao avisar antes, deve indenizar o consumidor.

Representando
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Se a culpa do prejuizo foi de uma ou de outra empresa as duas deve ser levadas à Justiça para responder pelo prejuizo e ressarcir o prejudicado. Apresente o seu tópico em reclamação ao Juizado Especial Cível-JEC. Para após julgamento e decisão do Juiz as empresas acautelar e não praticarem fatos inusitado como esse.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Agradeço as informações prestadas Consultor e P Cruz.

Creio que vou mesmo entrar com recurso do juizado especial, pois foi injusto e além do mais a atendente da CEMIG foi super grosseira quando disse que não tiveram culpa e que era pra eu acionar os correios.

Mas me tirem uma dúvida... Essa notificação deverá ser feita de que forma? Pois há uma tarja amarela na conta indicando as contas em atraso. Isso é válido? Serve como aviso? Pois a copasa também faz dessa mesma forma as contas e ainda assim envia um aviso avulso que tbm chega pelos correios e vem até com código de barras para substituir a conta em caso de extravios da 1ª via.

Forte abraço a todos!!

Representando
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Acredito que, cada empresa tem a sua forma de "aviso de débito" e "aviso de corte ou suspenção do serviço" se não recebeu o aviso de corte, o corte foi imprudente.

Luiz Carlos Bressam
Há 13 anos ·
Link

O Correio vai alegar que o cachorro comeu tanto a conta como o aviso de corte, ou o vento levou!!!! KKKKKKKK

Luiz Carlos Bressam
Há 13 anos ·
Link

Brigar com esta gente só aposentado tem paciência.... Se for uma ação coletiva, daí sim espere um resultado!!!

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

E mesmo Luiz?

Vai demorar tanto assim?

Ainda assim vou entrar na justiça, não concordo em ter que pagar a taxza de 26,00. Vou conversar com meus vizinhos e ver se mais alguém sofreu corte de energia para entrarmos juntos.

Valeu!

Luiz Carlos Bressam
Há 13 anos ·
Link

Imagine vc. que uns meses atrás rompeu um duto de água e a cidade toda ficou sem água por quase uma semana... Até foi criado uma CPI e até o momento nem sequer multa a empresa recebeu... Ainda bem que foi numa semana que choveu muito, e todos conseguiram se virar coletando água... Sem luz a gente vive, mas sem água, impossível!!!!

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

É... mas nesse caso a diferença é gritante. O duto rompeu-se! Fatalidade!

No meu caso, cortaram minha energia sem me enviar a conta para eu pagar, uai...

Será onde encontro uma bola de cristal a venda, pois terei que adivinhar o valor da conta?

Isso sim é impossível! kkkkkkkk...

Quem não tem água também bebe xixi, não foi assim que relatou um filme? rsrsrsrs....

A verdade é que ninguém mais vive sem água e sem luz, pois a tecnologia necessita da energia a puro vapor para movimentar o planeta Terra, que não vive + sem a internet (q utiliza o que? eneriga). O celular (utiliza o que? energia) e por ai vai.

Bye bye

Luiz Carlos Bressam
Há 13 anos ·
Link

KKKKKK!!! Boa esta do xixi, mas se possível registre a sua reclamação ao orgão federal ANEEL... Se todo procederem com a mesma reclamação, gerará uma multa para empresa e ainda penalidades... Só para te dar um exemplo, devido a inúmeras reclamações contra a OI aqui no Paraná, a ANATEL gerou uma multa de 3 milhões contra a empresa e obrigou a mesma que disponibilizasse ligações gratuitas em todos os telefones públicos para qualquer fixo da região até que todos os telefones públicos estejam em pleno funcionamento... Resultado... Aqui onde moro, posso falar com qualquer fixo de graça de um orelhão sem limite até a CIA de Telefônia comprovar que todos os aparelhos estão em pleno funcionamento... Bem difícil, pois enquanto eles arrumam 1, outros 2 são depredados porque não funcionam!!!!

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos