Possuo o seguro do FAM desde 1992. Em maio de 2011 fui reformado por invalidez definitiva por ser portador de doença prevista em lei, recebendo promoção ao posto acima e isenção de imposto de renda. A reforma foi a contar de Out 2007, data do diagnóstico da doença. Fui informado verbalmente que não teria direito ao seguro do FAM. pois não era invádido FUNCIONAL, por isso não entrei com pedido junto à POUPEX. Gostaria de saber se é isso mesmo. Agora em Out de 2012 realizarei nova Inspeção de Saúde para efeito de manutenção da isenção do IR, pois completam cinco anos do benefício. Creio que será mantido pois a doença retornou em Ago de 2011. Teria direito ao seguro do FAM?

Respostas

    2º Sgt Refo Wolmer Sábado, 15 de setembro de 2012, 16h48min

    Prezado Companheiro Simôes, se for observar o que determina a lei e a jurisprudência, a sua pretensão de receber o seguro prescreveu em maio de 2012, isto porque o prazo prescricional é de 01 (um) ano a contar da ciência inequívoca de sua incapacidade, in casu, data da reforma.
    Talvez ainda possamos fazer alguma coisa levando em consideração essa nova inspeção que fez em agosto de 2011, mas acho difícil. Atenciosamente, Sgt Wolmer de Almeida Januário - www.advocaciamilitar.adv.br

    ?

    Simões de Oliveira Domingo, 16 de setembro de 2012, 11h39min

    Em agosto de 2011 a doença retornou e estou aguardando a marcação de nova inspeção de saúde para manutenção do benefício do imposto de renda, já que me foi concedido em 2011 a contar de outubro de 2007.
    Grato pela resposta.

    2º Sgt Refo Wolmer Sábado, 13 de outubro de 2012, 14h48min

    Prezado A Rodrigues, no seu caso fique tranquilo, o seu direito não prescreveu. O STJ entende que a ciência inequívoca da incapacidade pode se dar a partir da concessão da aposentadoria (reforma). Só te peço para nunca exibir para a seguradora a cópia dessa ata de agosto de 2011. Quando for para ingressar com o pedido administrativo entre em contato comigo que te oriento no preenchimento do formulário. Você disse que tem um ISO em andamento, você sofreu um acidente com data certa ou a doença e/ou lesão foi decorrente de esforços físicos repetitivos? Att Wolmer de Almeida Januário - www.advocaciamilitar.adv.br - [email protected]

    C

    cunhasales Quarta, 17 de outubro de 2012, 20h32min

    Prezado Simões!

    Com respeito a poupex informar que vc não tem direito devido não ser inválido FUNCIONAL, não procede, pois eles incluíram essa palavrinha "FUNCIONAL" somente a partir de 2008, se não me engano, e vc já é associado desde 1992.

    Att,

    R

    Robsilva Quinta, 18 de outubro de 2012, 20h01min

    Militares, fiquem espertos pois "agentes" da FHE/Poupex fazem loby nos hospitais militares para dificultar a reforma de militares potenciais recebedores de indenização do seguro. Tais agentes "influenciam" os médicos das juntas de inspeção de saúde para que eles dificultem ao máximo a reforma do militares segurados da FHE. Ao conseguirem impedir a reforma eles (agentes) ganham um bônus (R$) da seguradora.

    Quem tiver dúvidas, basta procurar algum militar de confiança que trabalhe num hospital militar no setor de inspeção/perícias médicas e questioná-lo. É óbvio que tal informação fica na "boca miúda", não é de conhecimento de todos, é um segredinho.

    R

    Robsilva Quinta, 18 de outubro de 2012, 20h02min

    Militares, fiquem espertos pois "agentes" da FHE/Poupex fazem loby nos hospitais militares para dificultar a reforma de militares potenciais recebedores de indenização do seguro. Tais agentes "influenciam" os médicos das juntas de inspeção de saúde para que eles dificultem ao máximo a reforma do militares segurados da FHE. Ao conseguirem impedir a reforma eles (agentes) ganham um bônus (R$) da seguradora.

    Quem tiver dúvidas, basta procurar algum militar de confiança que trabalhe num hospital militar no setor de inspeção/perícias médicas e questioná-lo. É óbvio que tal informação fica na "boca miúda", não é de conhecimento de todos, é um segredinho.

    E

    EDEMILSON SILVA RONDON Terça, 06 de janeiro de 2015, 13h03min

    IRMÃOS DE FARDA.

    TOMEI A DECISÃO DE TORNAR PÚBLICO O FATO QUE ESTA ENVOLVENDO MINHA FAMÍLIA E A FUNDAÇÃO HABITACIONAL DO EXÉRCITO – FHE.

    ESCREVO EM LETRAS “MAIÚSCULAS” PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE TODOS OS IRMÃOS DE FARDA.

    O QUE ESTA ACONTECENDO COM MINHA FAMÍLIA PODERÁ OCORRER COM QUALQUER UM.

    SEMPRE PENSAMOS QUE NUNCA SEREMOS VITIMAS.

    “DECEPÇÃO DE UMA FAMÍLIA MILITAR”

    VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA.

    A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É CONSTITUCIONAL.

    TIVE O DESPRAZER DE OUVIR DE UM COLEGA AS SEGUINTES PALAVRAS:

    “CAMARADA FIQUE QUIETO, ISTO PODERÁ TE PREJUDICAR, OS INTEGRANTES DA FHE SÃO MILITARES DA RESERVA E A RECLAMAÇÃO PODERÁ PREJUDICAR A SUA PROMOÇÃO PARA O QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS. VOCÊ SABE QUE HOJE TUDO É CONCEITO, QUEM RECLAMA TOMA CARONA, FICA PIANINHO QUE VAIS TE DAR BEM...”.

    COMPANHEIROS É REVOLTANTE OUVIR ISTO, A VONTADE FOI DE VOMITAR DE NOJO, AO SABER QUE UM SER HUMANO PENSA ASSIM.

    ONDE ESTÁ A HONRA E HOMBRIDADE DE UM HOMEM? EU TENHO ORGULHO DE OLHAR PARA MINHA ESPOSA E FILHOS COM DIGNIDADE DE UM HOMEM E NÃO DE UM COVARDE.

    NÃO TENHO NADA A TEMER.

    ESTOU DENTRO DA LEGALIDADE.

    REFERENTE AO CASO QUE ABAIXO DESCREVEREI, EU PROCUREI A POLÍCIA CIVIL, POLÍCIA FEDERAL E ENVIEI UMA CORRESPONDÊNCIA PARA REDE RECORD DE TELEVISÃO E TENHO ESPERANÇA DE SER ATENDIDO NO PROGRAMA DA TARDE, QUADRO “PATRULHA DO CONSUMIDOR” ONDE SÃO TRATADOS ESTES TIPOS DE CASOS, TODOS AMPARADOS PELO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

    ESTOU LUTANDO POR UM DIREITO E NÃO COMETENDO CRIME.

    ENTENDA O CASO:

    O MEU SAUDOSO PAI FALECEU NO MÊS E ANO 07/14.

    ELE SOFREU MUITO, AMPUTOU MAXILAR, LINGUA, E TEVE SEU CORPO TOMADO POR TUMORES MALIGNOS.

    FALECEU AMARRADO EM UMA CAMA DE UTI, DEVIDO A AGÔNIA DA DOR.

    A FAMÍLIA TEVE QUE CUSTEAR O MÉDICO PARA FAZER A CIRURGIA. O MEU PAI TEVE O ESTOMAGO RETIRADO PARA FORA E COLOCADO UM ACESSO PARA ELE NÃO MORRER DE FOME.

    DETALHE A FAMÍLIA QUE INDENIZOU, VISTO QUE O FUSEX NÃO TINHA MÉDICO CONVENIADO E MEU PAI NÃO RESISTIRIA VIAJAR EM UMA AMBULÂNCIA ATÉ A CAPITAL.

    QUANDO SE TRATA DO ASSUNTO “SEGURO DE VIDA” É UM VALOR QUE NUNCA QUEREMOS RECEBER, PORÉM SOMOS MORTAIS E UM DIAS TODOS NÓS IREMOS PARTIR.

    TEMOS QUE PENSAR NA FAMÍLIA, ELES FICARÃO AQUI NA TERRA PARA DAR CONTINUIDADE AOS NOSSOS PLANOS.

    O MEU SAUDOSO PAI PENSOU DESTA FORMA.

    EM 1989 FEZ O SEGURO DE VIDA NA FUNDAÇÃO HABITACIONAL DO EXÉRCITO - (CONHECIDO FAM).

    O MEU PAI PARTIU PARA ETERNIDADE E DIAS APÓS, EU ABRI UMA MALA NA QUAL ELE GUARDAVA OS DOCUMENTOS.

    ENCONTREI A APÓLICE DE SEGURO DE VIDA FHE/FAM E O CARTÃO DA FHE DECESSOS FUNERAL.

    EU COMO FILHO MAIS VELHO QUE ESTAVA A FRENTE DA SITUAÇÃO ENTREI COM A DOCUMENTAÇÃO SOLICITANDO A FHE O DECESSOS FUNERAL E O SEGURO DE VIDA.

    O TEMPO FOI PASSANDO E COMEÇEI A ME DEPARAR COM DIFICULDADES.

    COMEÇOU A “GUERRA DE PAPEL”.

    A FUNERÁRIA COMEÇOU A LIGAR DIRETO PARA FAMÍLIA, POIS, PARA SEPULTAR MEU PAI TIVE QUE DEIXAR UM CHEQUE DE CAUÇÃO, MESMO APÓS TER FALADO QUE ELE TINHA O DECESSOS DA FHE.

    O AGENTE FUNERÁRIO FALOU: “DEIXE O CHEQUE CAUÇÃO ATÉ A SEGURADORA PAGAR”.

    COMPARECI NO ESCRITÓRIO REGIONAL FHE PROTOCOLEI A DOCUMENTAÇÃO E O TEMPO FOI PASSANDO, NINGUÉM ME LIGOU PARA DAR UM RETORNO.

    UM COMPANHEIRO ME FALOU: “ELES NÃO VÃO LIGAR, VOCÊ E SEU FALECIDO PAI SÃO PRAÇAS”.

    MESES APÓS O FALECIMENTO E DEVIDO A FALTA DE INFORMAÇÕES PROCUREI O ESCRITÓRIO FHE/ POUPEX E FUI INFORMADO QUE A SEGURADORA NÃO RECONHECEU A ASSINATURA DO MEU PAI, ALEGANDO QUE A ASSINATURA DA DOCUMENTAÇÃO EXISTENTE NOS ARQUIVOS DA FHE ESTAVAM DIFERENTES DA CARTEIRA DE IDENTIDADE.

    COMPANHEIROS O PROCESSO DO MEU PAI ESTAVA NA MESA DA FUNCIONÁRIA QUASE UM MÊS E MEU TELEFONE FIXADO EM UM PAPEL JUNTO AO PROCESSO. CONFIRMA O QUE O COMPANHEIRO ME FALOU, “NÃO LIGARAM”.

    ABSURDO! ELES ALEGAM QUE ASSINATURA DO MEU PAI QUE FOI FEITA DURANTE UM RECADASTRAMENTO DA PRÓPRIA FHE/POUPEX ESTÁ DIFERENTE DA CARTEIRA DE IDENTIDADE EXPEDIDA EM 1986.

    NO ANO DE 1986 O MEU PAI TINHA 41 ANOS E ESTAVA TOTALMENTE SAUDAVEL E NO RECADASTRAMENTO O MEU PAI TINHA 67 ANOS.

    UM CRIME DUVIDAR DA ASSINATURA DO MEU PAI QUE FOI FEITA POR ELE DENTRO DO ESCRITÓRIO DA FHE/POUPEX.

    INCRIVEL! O CHEFE DO POSTO REGIONAL FOI COMANDANTE DO MEU PAI, E O CONHECIA DESDE OS ANOS 80! MESMO ASSIM ESTÃO DUVIDANDO DA VERACIDADE.

    SERÁ QUE A TAL SEGURADORA MAPFRE NÃO TEM CONFIABILIDADE NOS INTEGRANTES DA FHE?

    COM CERTEZA HÁ DIFERENÇA NA ASSINATURA, POIS QUANDO MEU PAI FEZ O RECADASTRAMENTO, ELE ESTAVA IDOSO, DOENTE, TINHA AMPUTADO O MAXILAR E A LINGUA (CARCINOMA DE BOCA) E POSSUÍDOR DE PARKINSON.

    DIFERENÇA NA ASSINATURA OCORRE EM TODOS SERES HUMANOS, MOTIVADOS POR DOENÇAS OU IDADE, MAS OS PRINCIPIOS BÁSICOS DA GRAFIA NÃO SÃO PERDIDOS E ISTO PODE SER COMPROVADO EM UMA PERICIA.

    A PROPRIA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO QUANDO A PESSOA É IDOSA O SEU TEMPO DE VALIDADE É MENOR, TENDO EM VISTA O QUADRO QUE A IDADE APRESENTA NOS IDOSOS COMO MOVIMENTOS LENTOS E OUTROS.

    OUTRO DESPRAZER TIVE QUE OUVIR DA FUNCIONÁRIA DO ESCRITÓRIO: “A FAMÍLIA TEM QUE PROVAR QUE A ASSINATURA É DO SEU PAI!”.

    “EU PERCEBI A ASSINATURA DELE DIFERENTE, QUANDO ELE ESCREVEU”.

    PERCEBEU, PORÉM NÃO TEVE A INICIATIVA DE ORIENTAR O IDOSO A IR EM UM CARTÓRIO E RECONHECER FIRMA DAQUELE DOCUMENTO, NEM A SEÇÃO DE INATIVOS E PENSIONISTAS ONDE MEU PAI ERA VINCULADO ORIENTOU ELE A FAZER UMA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE, APÓS SER ACOMETIDO DA DOENÇA.

    COMPANHEIROS A DIFICULDADE É TANTA QUE EU CONSEGUI O CARTÃO AUTÓGRAFO DO TABELIONATO COM A ASSINATURA DO MEU PAI NO PERÍODO QUE JÁ ESTAVA DOENTE E TAMBÉM FUI IGNORADO PELA SEGURADORA MAPFRE.

    UM TABELIÃO FOI IGNORADO!

    O TEMPO PASSOU E NADA! JÁ ESTAMOS ENTRANDO EM 2015 E A OMISSÃO É TOTAL.

    QUANDO FAÇO CONTATO A FHE/POUPEX DELEGA A RESPONSABILIDADE À SEGURADORA CHAMADA “MAPFRE” EM SÃO PAULO-SP.

    O REVOLTANTE É QUE NO MOMENTO DE VENDER O SEGURO É A FHE/POUPEX QUE VAI DENTRO DOS QUARTÉIS E NÃO A TAL “MAPFRE”.

    COMPANHEIROS, PARA CONCLUIR: TIVE QUE CONTRATAR ADVOGADO PARA PODER TENTAR RECEBER OS BENEFICIOS.

    VOU TER QUE PAGAR 25% DO VALOR TOTAL DO SEGURO, UMA INJUSTIÇA, TER QUE PROVAR O QUE É VERDADEIRO.

    COMPANHEIRO SERÁ QUE A SUA ASSINATURA QUE ESTÁ NOS ARQUIVOS DA FHE/POUPEX NÃO ESTA DIFERENTE DA FEITA NO RECADASTRAMENTO?

    PROCUREM A FHE/FAM SOLICITEM SUA APÓLICE, COMPAREÇA A UM CARTÓRIO E RECONHEÇAM FIRMA.

    TOMEI ESTA DECISÃO DE INFORMAR AOS IRMÃOS DE FARDA, POIS ACHO INJUSTO COMO ESTÃO ATUANDO COM MINHA FAMÍLIA.

    EXISTE UM PROJETO NO SENADO FEDERAL SOBRE ESTES CASOS: (ACESSE) http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2014/11/26/proposta-define-prazo-de-ate-30-dias-para-pagamento-de-seguros

    COLOQUE NO “GOOGLE FHE-FAM VEJAM AS INUMERAS RECLAMAÇÕES”.

    ESPERO TER AJUDADO E SE JULGAREM NECESSÁRIO COMPARTILHEM.

    A FAMÍLIA SOFREU COM A DOENÇA DO MEU PAI, SOFRE COM A PERDA E TAMBÉM COM A INJUSTIÇA QUE ESTÃO FAZENDO.

    SOMOS MORTAIS E COMO UMA VELA, A QUALQUER MOMENTO PODEMOS NOS APAGAR E NOSSA FAMÍLIA COMO FICARÁ?

    TIAGO 4:14 - "VOCÊS SÃO COMO A NEBLINA QUE APARECEM UM POUCO DE TEMPO E DEPOIS SE DISSIPA"

    EDEMILSON SILVA RONDON

    G

    George Quarta, 07 de janeiro de 2015, 19h43min

    Boa noite desculpa entra no seu debate, gostaria de sabe quanto tempo o militar fica adido na OM, até ser reformado por ordem da justiça

    Dari Dietz

    Dari Dietz Quarta, 02 de novembro de 2016, 16h58min

    Detesto ter que pagar advogado para qualquer causa que seja, mas antes eles do que essas instituições mercenárias como FHE, Bradesco, Itaú, Mapfre e tantas outras que na hora de vender seus produtos são uns santos protetores, mas depois são uns diabos malfeitores.

    Denver Felix

    Denver Felix Sábado, 05 de novembro de 2016, 9h05min

    Vias administrativas deverá ser reformado até 2 anos, passou disso é ex-ofício. o meu demorou 5 anos. Entrando com danos morais.

    Durvalino P. Lima Pereira

    Durvalino P. Lima Pereira Terça, 07 de março de 2017, 13h46min

    Eu fiz três pontes de safena e uma mamária, entrei com o pedido do seguro por invalidez, passado alguns dias recebi um telefonema da seguradora Mapfre, dizendo que tinha marcado pra mim ir à pericia médica, que a própria seguradora tinha marcado com a Clinica credenciada por ela, fui, passado uns dias compareci no posto da Poupex, no qual me informaram que tinha sido indeferido e que a Mapfre estava mandando uma correspondência pra mim que até o presente momento não chegou a minha residência, continuo aguardando se, não chegar até o final do mês irei tomar as providências cabíveis juridicamente.

    D

    Desconhecido Quarta, 08 de março de 2017, 10h46min

    Prezado Sr Durvalino,
    Sugiro procurar um advogado de sua confiança que se dedique à área de contratos e seguros, em sua própria cidade. Para que assim, possa buscar seus possíveis direitos, com mais chance de obter resultados favoráveis.
    GILSON ASSUNÇÃO AJALA - OAB/SC 24.492 ([email protected])