Irmã tem por obrigação cuidar do irmão?

Há 13 anos ·
Link

Minha mãe tem um irmão de 56 anos que sempre foi alcólatra e usuário de drogas a vida inteira. De 3 anos pra cá começaram os problemas de saúde, ele foi diagnosticado com cirrose hepática, pancreatite crônica, efisema pulmonar, doença renal crônica entre outras. Meus avós são falecidos (os pais dele), minha mãe se sente na obrigação de cuidar do irmão. Ele é uma pessoa extremamente arrogante e chega a ser maldoso. Ele não trabalha, nem nunca trabalhou por muito tempo no mesmo emprego, graças ao vício.

Atualmente ele faz tratamento no HC e pelo menos 2 vezes por semana, a minha mãe tem que levá-lo nas suas consultas. Por várias vezes ela perde o dia de trabalho para ficar acompanhando ele no hospital quando por alguma razão ou outra os médicos decidem fazer mais um exama, mandar para o PS...etc.

A minha pergunta é, ela tem por obrigação (por força de lei) cuidar dele como está fazendo? Ao ponto de perder vários dias de trabalho porque ele tem que passar o dia todo no hospital?

Ele não é inválido, não é doente mental, é lúcido e capaz.

Agradeço desde já.

11 Respostas
FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Seu tio não tem filhos?

jfmendes
Há 13 anos ·
Link

Não, nunca foi casado e não tem filhos.

Fa.C
Há 13 anos ·
Link

Ela só irá cuidar dele se quiser, ou então pedir pra alguém especializado ajudá-la.

Consultor !
Há 13 anos ·
Link

Irmãos são obrigados a judarem-se dentro de suas possibilidades !!!

... e os sobrinhos também devem cuidar dos tios !!!

Se o irmão tivesse posses, sem filhos, todos ficariam contentes, pois herdariam os bens. Como a pessoa é problemática, herdam esses problemas ... simples assim !!!

Todo bônus vem acompanhado de um ônus. Tem de ficar com ambos, e não só com a parte boa !!!

Os irmãos deveriam ter encaminhado a pessoa para tratamento no início do problema, e não apenas agora que a doença já está crônica !!!

... "família, família, papai, mamãe ..."

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Solidariedade faz parte da nossa constituição!

Tabatah
Há 13 anos ·
Link

Aff... Você mesma disse que seu tio tem 56 anos, e praticamente a vida inteira ele se drogou e é alcoólatra, ou seja, ele é DOENTE. Apenas hoje, em consequencia dos vícios, ele está com muitos outros problemas de saúde. Se é sua mãe (e não você) que está cuidando, se ela faz isso por sentir-se na obrigação de fazer, por espírito de solidariedade, por ser sangue do mesmo sangue ou seja lá por quais motivos for, deixa que ela continue fazendo sem que o SEU orgulho seja seu conselheiro. Por acaso sua mãe citou que faz isso por achar que deva ter alguma lei que a obrigue?

Pra vc,seu tio deve ser um peso, mas para sua mãe, não. Ela é de maior, vacinada, responsável pelos seus feitos e não vejo nada de condenável nas ações dela. Ah! é que ele é arrogante, né? E mesmo assim sua mãe o "suporta".

Viva sua vida. Deixe que ela toma conta da dela. Não se preocupe que, pelas doenças relatadas, seu tio não deve viver muito mais e você estará livre desse peso. E ela, com o coração leve e com a sensação de dever cumprido.

jfmendes
Há 13 anos ·
Link

@Consultor ! "Os irmãos deveriam ter encaminhado a pessoa para tratamento no início do problema, e não apenas agora que a doença já está crônica !!!"

Não existem "irmãos", só existe uma irmã. É fácil pra qualquer sugerir isso, como se já não tivesse sido tentado. Como você deve saber, só fica internado em uma instituição para recuperação de drogados quem quer, ninguém fica forçado e mesmo se for forçado a pessoa normalmente foge. Meu tio foi internado por várias vezes em diversas instituições. Pagas e não pagas. Entçao muito obrigada pela sua "idéia genial".

@Tabatah "Por acaso sua mãe citou que faz isso por achar que deva ter alguma lei que a obrigue?"

Sim.

"Pra vc,seu tio deve ser um peso, mas para sua mãe, não. Ela é de maior, vacinada, responsável pelos seus feitos e não vejo nada de condenável nas ações dela. Ah! é que ele é arrogante, né? E mesmo assim sua mãe o "suporta"."

Sim, ele é um peso e não é só para mim. Sim ela é de maior, vacinada, responsável pelos feitos dela... e? Você não respondeu a minha pergunta. Eu perguntei se EXISTE UMA LEI, sim ou não?

"Viva sua vida. Deixe que ela toma conta da dela. Não se preocupe que, pelas doenças relatadas, seu tio não deve viver muito mais e você estará livre desse peso. E ela, com o coração leve e com a sensação de dever cumprido. "

Você não sabe do que está falando, ais uma vez está usando subjetividade para julgar algo que nçao conhece. Quanto a durar muito, na verdade eu acho sim que ele vai durar muito ainda, uma pena que não será da melhor forma que ele poderia. Não me julgue, voce não me conhece, guarde suas presunções para você da próxima vez. Espero que nunca se encontre em uma situação similar a que eu relatei para não ter nenhum infâme apontando um dedo pra te julgar. Obrigada

jfmendes
Há 13 anos ·
Link

Mais uma vez.....

Sendo um fórum sobre Direito, leis...etc eu procuro uma resposta objetiva. Existe tal lei, sim ou não?

Se você não sabe, por favor não responda.

Obrigada.

1 resposta foi removida.
FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Existe a lei de Deus, da solidariedade, compaixão e amor ao próximo! ou jogue esse traste do seu tio num depósito de lixo humano e sejam felizes!

sueli_1
Há 13 anos ·
Link

O cerne da questāo é o fato da māe faltar ao trabalho para acompanhar o tio. Subjetivamente, a preocupaçāo maior creio que seja a māe perder o emprego e necessitar de ajuda do consulente. Bom seria se, como ex conjuges, houvessem tambem ex filhos.

1 resposta foi removida.
Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos