Bom dia! Meu filho nasceu na Itália em 2003, eu e o pai somos brasileiros. Registramos o nosso filho lá e tiramos seu codice fiscalle, aqui no Rg dele na Nacionalidade a observação: pendente por opção de cidadânia brasileira, o que quer dizer isso? Ele é brasileiro, italiano ou poderá ter dupla cidadânia? Não consigo tirar o CPF dele aqui no Brasil por ter nascido em outro país. Agradeço desde já.

Respostas

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 28 de setembro de 2012, 10h24min

    Bom dia Ala1974,

    Geralmente os filhos de Brasileiros nascidos no exterior para ter a cidadania Brasileira, é necessário o devido registro junto ao Consulado Brasileiro da jurisdição no país de residência. Sobre a observação na Carteira de Identidade, é para quando ele completar a maioridade, deverá procurar a Justiça Federal para ele fazer opção da nacionalidade Brasileira, mas esta decisão somente ele pode tomar, por isso esta decisão é quando ele completar a maioridade. E como a Itália aceita a dupla nacionalidade, é melhor ele opatar pela Brasileira, que ele continuará com as duas nacionalidades.
    Em relação ao CPF, você deve procurar a Receita Federal ou os Correios, que eles tiram o CPF, pois até os estrangeiros na condição de turista tiram o CPF.
    Atenciosamente,

    ?

    ala1974 Sábado, 29 de setembro de 2012, 13h30min

    Boa tarde! Agradeço a resposta porém indo ao correio o mesmo informou que só na receita mesmo mais uma dúvida: lendo alguns artigos observei que a Italia só aceita nacionalidade de sangue, porém com a observação no RG dele se é "pendente uma opção" ele poderá só optar pela brasileira ou ele é considerado italiano e podera optar pela brasileira também? obrigada desde já e ótimo fim de semana.

    B

    BRAGA BITENCOURT ADV Segunda, 29 de outubro de 2012, 0h07min

    Braga Bitencourt Advogados
    www.bragabitencourt.com

    Eliézer Melotti Jr.

    Eliézer Melotti Jr. Sexta, 23 de janeiro de 2015, 23h35min

    Filhos de estrangeiros não são italianos mesmo se nascidos na Itália. A Itália concede cidadania através do principio de Ius Sanguinis e, portanto, o direito à cidadania direta é reservado apenas para os filhos de italianos. Existem outros meios para conseguir os direitos civis na Itália, como pelo matrimônio ou residir legalmente no país por 10 anos. O codice fiscalle que foi tirado para o seu filho apenas atesta que o mesmo nasceu na Itália e pode ser necessário para o reconhecimento da cidadania brasileira.
    Portanto, seu filho não nasceu italiano nem brasileiro, mas tem direito à cidadania brasileira se assim for requerida e é isso que quer dizer a observação "pendente por opção de cidadânia brasileira".

    Renata Massa

    Renata Massa Terça, 10 de janeiro de 2017, 6h31min

    Filhos de Brasileiros nascidos na italia (nao sao italianos) serao sempre origem brasileira, porem se a crianca viver na italia, com registro na Anagrafe, com permesso di soggiorno e com residencia regular na Italia... Quando ele(a) completa 18 anos a crianca que se torna maior idade pode solicitar a dupla cidadania, mas pra isso ela(a) tem que ter residido regularmente no país ate aos 18 anos...