estou no 3º periodo e fui comunicado hoje por funcionaria da faculdade onde estudo atraves de ligação que perdi a minha bolsa integral do prouni pelo motivo de ter pela 2ª vez ficar pendente em numero de cadeiras alem do permitido. ( ter sido reprovado em mais de uma disciplina por semestre pela 1ª vez no 1º periodo e pela 2ª vez no 2º periodo, semestre passado ) como posso ingressar com ação na justiça para obter minha bolsa de volta? preciso agir rapido so nao sei se a justiça me dará uma resposta rapida apos entrar com a ação.

Respostas

    A

    Adv Antonio Gomes Sábado, 06 de outubro de 2012, 1h16min

    Qual o fundamento que eventualmente poderia lhe nortear na justiça, se não existe deve começar a pagar.

    P

    pensador Sábado, 06 de outubro de 2012, 7h59min

    PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008

    (...)

    Art. 10 A bolsa de estudos será encerrada pelo coordenador ou representante(s) do ProUni, nos seguintes casos:
    (...)
    V - rendimento acadêmico insuficiente, podendo o coordenador do ProUni, ouvido(s) os responsáveis pela(s) disciplina(s) na(s) qual(is) houve reprovação, autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa;
    (...)
    § 1° Para efeitos do disposto no inciso V deste artigo considera-se rendimento acadêmico insuficiente a aprovação em menos de 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas em cada período letivo.

    P

    pensador Sábado, 06 de outubro de 2012, 8h00min

    Questão matemática, quantas disciplinas estava cursando?

    E

    eder menezes Terça, 09 de outubro de 2012, 3h11min

    cursando 5 disciplinas por periodo e ficando pendente sempre em 2 duas.

    P

    pensador Terça, 09 de outubro de 2012, 7h14min

    § 1° Para efeitos do disposto no inciso V deste artigo considera-se rendimento acadêmico insuficiente a aprovação em menos de 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas em cada período letivo.

    5 disciplinas = 100%
    2 disciplinas reprovadas = 40%

    100 - 40 = 60% de aprovação, o que é inferior a 75%, como disse antes, questão matemática.

    Não assiste razão à irresignação do consulente. Corretamente perdeu a bolsa.

  • -1
    M

    Miles Edgeworth Terça, 09 de outubro de 2012, 9h05min

    Sr. Eder,
    Estudar para não pegar dependência na faculdade não queria não né? Só queria manter a bolsa na base da justiça?
    Concordo com o pensador. Agora é tentar ingressar novamente na faculdade pelo PROUNI ou continuar o curso pagando por ele.

  • -1
    E

    eder menezes Terça, 09 de outubro de 2012, 23h46min

    a situação pela qual eu passei no 1º e 2º periodo foi o real motivo do mal rendimento. na maioria das disciplinas que reprovei foi por faltas. falta de dinheiro até para a passagem. creio que pessoas sem sensibilidade social e disprovidas de qualquer bom senso é que são capazes de fazer piadas sobre a situação que estou passando.

    A

    Adv Antonio Gomes Quarta, 10 de outubro de 2012, 0h02min

    Nobre senhor, a vida vai te jogar muita terra nas costas. Principalmente se você já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos, então vejamos:

    Um dia, o burro de um agricultor caiu em um poço seco. O animal chorava e urrava bem alto durante horas, enquanto que o seu dono buscava uma maneira para retirá-lo do buraco.
    Por último, o agricultor vendo que o burro já estava velho e o poço estava seco e precisava ser enterrado para não provocar outro acidente como este com um cavalo mais valioso, decidiu por enterrar o poço com o burro dentro ainda vivo, já que o burro não valeria o esforço para resgatá-lo do buraco, pelo menos assim o bicho pararia de urrar.
    Ele convocou todos os seus vizinhos para vir ajudar enterrar o poço. Cada um levou sua pá e começaram a encher o buraco de terra. O burro percebeu o que estava acontecendo e disparou a urrar e pular dentro do poço. A terra caia em cima do burro e ele a sacudia e pulava, de forma que o poço foi se enchendo e o burro foi subindo, para surpresa de todos, depois de algumas pás de terra o burro se calou e pensaram que o mesmo aceitara o seu destino insólito e decidira morrer em silêncio.
    O agricultor finalmente olhou para o fundo do poço e foi surpreendido com o que viu… Com cada pá de terra jogada, o burro estava fazendo algo incrível: Ele sacudia a terra e dava um passo para cima da Terra. Em breve todos se viram surpresos quando o burro chegou à boca do poço, subiu acima do aro e saiu trotando satisfeito….

    A vida vai atirar terra em cima de você, todos os tipos de dificuldades… O truque para não se deixar enterrar é se movendo, no genérico “se virando como puder” e usar das dificuldades para dar um passo para cima. Cada um dos nossos problemas deve ser um passo para cima. Não podemos deixar que os mais difíceis obstáculos nos impeçam de subir e se livrar das dificuldades…
    Use a terra que jogam em você para alcançar a vitória e a liberdade!

    Pabrício Ferreira

    Pabrício Ferreira Sexta, 17 de outubro de 2014, 9h23min

    Bom dia.
    Ganhei uma bolsa no PROUNI em 2012, já estou no 5º semestre do meu curso falta somente um para conclusão. Mas fui surpreendido ontem com uma ligação da minha Faculdade dizendo que tinha chegado um termo de atualização de encerramento da bolsa onde o motivo foi: não atingiu 75% de rendimento acadêmico. No semestre passado cursei 11 disciplinas, fui aprovado em 8 delas e perdi em 3. Gostaria de saber se tenho chance de recuperá-la. De acordo com os meus cálculos faltou somente 0,25% para alcançar os 75% exigido.

    P

    pensador Sexta, 17 de outubro de 2014, 15h06min

    Infelizmente creio que a resposta esteja já em sua pergunta.

    A

    Ana Paula Quinta, 05 de fevereiro de 2015, 16h31min

    Perdi minha bolsa do PROUNI no final de Novembro de 2013, pois alegaram que meu tinha 4 veículos no nome dele, sendo que ele tinha um carro e uma moto e os outros 3 veículos ele já havia vendido há muito tempo mas ainda estava no nome dele e eram carros antigos sem muito valor. Porém no início do 2º semestre de 2013 eu já havia mudado minha composição familiar na coordenação do PROUNI na minha faculdade, pois já não morava com meu pai, a partir daí eles me concederam a bolsa novamente. Até ai tudo bem, quando foi em Janeiro de 2014 a faculdade solicitou que levasse toda minha documentação e contracheque dos últimos três meses e depois cancelaram minha bolsa novamente alegando que meu salário era superior ao permitido para um bolsista, sendo que meu salário na época era de R$820 e eu recebia uma produtividade de R$410 que somando fica = R$1230, o que ocorre que no meu contacheque de Dezembro tinha um valor superior ao que eu recebia normalmente, pois estava recebendo minhas férias. Enfim minha bolsa foi cancelada, diante disso fiz uma reclamação no site do PROUNI no dia 25/02/2014 e até o momento não obtive uma resposta eles só me dizem que a reclamação está sendo analisada.
    O que devo fazer? Entrar com uma ação na Justiça?

    Tiago Cardoso

    Tiago Cardoso Quinta, 12 de março de 2015, 16h07min

    ola perdi minha bolsa porque faltou a certidão de casamento do meus pais alem de ser super mal tratada na hora da inscrição.

    Laine Costa

    Laine Costa Sexta, 24 de abril de 2015, 18h24min

    olá. acabei de receber uma ligação da faculdade me dizendo que perdi minha bolsa pq havia reprovado em uma cadeira e em três anos de curso, e que teria abandonado a cadeira de estagio no semestre de 2013.2 na faculdade, porem isso não ocorreu. PQ apesar da cadeira de estagio ser obrigatória ela poderia ser paga ao final do curso como estou fazendo agora. O que devo fazer.

  • -1
    D

    Danielli Segunda, 18 de maio de 2015, 18h22min

    Olá, recebi um e-mail da universidade onde estudo informando que perdi a bolsa na data 14/05. Neste e-mail não constava quais foram os motivos pela perda, mas acho que foi por rendimento acadêmico insuficiente a aprovação em menos de 75%. Antes de iniciar o terceiro semestre liguei na faculdade para verificar se ainda possuía, mas eles me informaram que estava tudo certo, por este motivo continuei a ir as aulas. Na data 18/05/2015 o financeiro da faculdade me liga cobrando o pagamento do semestre inteiro, e me informa que eu tinha perdido a bolsa no dia 22/04/215, como devo proceder neste caso ?, pois me senti muito mau pois eles não souberam tirar as minhas duvidas e só entraram em contato comigo quase um mês depois da perda e ainda por cima mandaram eu resolver com o prouni.

    M

    Marcia Segunda, 18 de janeiro de 2016, 9h20min

    Bom dia , estou no segundo semestre na faculdade de Biomedicina , sempre paguei as matriculas normalmento , mas no começo da faculdade ouve um erro em um dos boletos , e depois de algum tempo eles vieram me cobra , esse semestre vou tenta o prouni , mais so vou poder paga o boleto no mes que veem , isso pode me atrapalha a ser selecionada no prouni ? pois nao consigo fazer a rematricula na faculdade por esse motivo ?

    Marcia Natalina

    Marcia Natalina Sábado, 12 de março de 2016, 9h45min

    Bom dia! Meu filho ganhou uma bolsa integral do PROUNI, conseguimos toda a documentação e ficamos felizes com a aprovação.
    Porém, as aulas começaram dia 17 de fevereiro e até hoje à faculdade não passou para ele o RA, onde da acesso às aulas no ambiente virtual. Nesse contexto, meu filho foi atropelado e precisou fazer cirurgia, está com atestado. Tentei contato várias vezes na faculdade e telefone não atende. Gostaria de saber se caso meu filho perca a bolsa por causa da faculdade, poderemos mover uma ação contra a mesma?

    Maria Nattana Araujo

    Maria Nattana Araujo Quarta, 13 de julho de 2016, 10h38min

    Sou bolsista PROUNI, curso Serviço Social na Unopar, estou saindo do 5º período e indo para o 6º, porem fui notificada que perdi a bolsa há dois meses( desde maio deste ano) . não fui reprovada em nenhuma disciplina desde o inicio do curso, e ja falei com a coordenação da faculdade, porem não me dão respostas de como reaver minha bolsa. Posso entrar na justiça ?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de julho de 2016, 11h08min

    Quem lhe comunicou da perda da bolsa??? Cobre deles explicações!!!!!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de julho de 2016, 11h21min

    Verifique aqui > http://sitedoenem.com.br/prouni/posso-perder-minha-bolsa-do-prouni.html

    Maria Clara Campos

    Maria Clara Campos Quarta, 14 de dezembro de 2016, 21h25min

    vou reprovar em uma matéria por falta, perderei minha bolsa?