Quero divorciar o meu marido ingles e saber quais as consequencias em relacao a guarda do meu filho
Sou casada ha quatro anos com um homem Ingles e moramos na Inglaterra. Temos um filho de 18 meses mas a situacao com o meu marido esta insustentavel. Ele e muito grosseiro comigo e me trata muito mal, nunca me agrediu fisicamente mas o abuso verbal e suficiente para mim e eu nao aguemto mais viver a merce dele.
Tenho um emprego de dois dias por semana como jornalista mas o meu desejo e me separar dele e retornar para o brasil com o nosso filho.
Ele tem 18 meses e nasceu na Inglaterra, mas ainda com alguns meses fui ao consulado brasileiro em londres para registra-lo e la emitiram passaporte e registro brasileiro.
O que aconteceria conosco se nos nos divorciassemos. Seria autorizada a tira-lo do pais ou seria forcada a ficar aqui?
A minha intencao nao e separa-lo do pai mas nao aguento mais morar nesse pais cinza e mante-lo longe da minha familia que o ama tanto enquanto que aqui ele so tem a mim com o pai trabalhando das 7am ate 12am cinco dias por semana e uma familia de avos e tia que o veem muito pouco apesar de morar a uma hora de casa.
Se ele quiser mudar para o brasil para ficar mais perto do filho eu nao me importo, e estaria disposta a trazer o meu filho para ficar com o pai todas as ferias de verao ou vice-versa.
Alguem pode me ajudar com isso?
LLUCA
Para sair do Brasil com seu filho será necessário manifestação de vontade (autorização escrita) do pai dele ou suprimento judicial de vontade. Considerando que o filho é inglês (embora tenha obtido o registro civil brasileiro também), o pai poderá invocar a Convenção de Haia para tê-lo de volta em seu país de origem. Se conseguir trazer o filho ao Brasil ajuize ação de guarda com pedido liminar aqui no país.
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
Obrigado Hebert,
Mas so esclarescendo uma questao. Nos na verdade moramos na Inglaterra. A minha intencao nao seria sair com o meu filho sem o consento do pai. O que eu queria saber e se, no caso de divorcio, eu seria obrigada a permanecer na Inglaterra com ele ou se seria autorizada a estabelecer residencia no Brasil...
LLUCA
Pode permanecer na Inglaterra com seu filho por ele ser ingês e você ter a guarda. Se vierem ao Brasil (divorciada ou não) e (definitivamente ou não) dependerá da concordância do pai do seu filho, sendo que ele pode impedir a saída do filho ingês do país (não concordando ou contestando a ação de suprimento de outorga judicial).