minha filha tem 15 anos e quer ir embora com minha neta
ola, moro em sc a 1 ano, vim do rio de janeiro com minha filha de 15 anos, qnd chegamos aqui descobrir que ela estava gravida de um namorado la do rj que tem 20 anos, briguei muito, nao foi por falta de concelho... mas, tudo bem o q poderia fazer já erraram mesmo e eu jamais ia abandonar minha filha. fiz de td por ela, ate trazer o namorado dela pra cá eu trouxe, hj minha netinha tem 12 dias, o namorado dela fica escolhendo trabalho, arrumou um bom e foi mandado embora ,nem sei por qual motivo, só sei que ele tá doido pra voltar pro rj e minha filha ficou muito enjoada, me magoa o tempo todo, é grossa comigo, ela defende ele e fica o tempo todo falando que vai embora com ele. Eu ja nao sei o que fazer sou uma boa mãe, sogra e avó, mas ando muito magoada as vezes penso em deixa-la ir, mas as vezes choro so em pensar em ficar longe das duas, pois so tenho elas. Posso proibi-la de sair de perto de mim, pelo menos enquanto for menor? prometir que agora que é mae iria dar o cartao da pensao q ela recebe do pai na mão dela, so q o namorado dela foi despedido e disse que so ia dar qnd ele tivesse trabalhando pq ai é que ele vai se encostar, e ela exirge que eu der fica jogando na minha cara que o dinheiro é dela, será q estou errada? sou obrigada a dar ou nao? Me ajudem já tentei conversar, queria algo na lei.
Boa noite senhora. Sobre este caso posso dizer que na adolescência a pessoa fica com os hormônios alterados e isso é causa de inúmeros atos sem pensar que eles fizerem. Querida, a sua filha é apenas mais uma entre as adolescentes de hoje em dia, ela está passando por essa experiência complicada, que é ter um filho jovem. Com isso ela deixará de curtir a vida, diminuir muito os passeios com as amigas, enfim, a partir de agora ela tem que criar amadurecimento e sentir o que ela fez. Ela não é a única, isso é mais que comum na juventude atual. O que eu aconselho a senhora a fazer é ser um pouco autoritária com ela pois ela é menor de idade, mostre que quem manda é você. Seja dura com ela, faça ela arrumar um emprego, se espelhe do mesmo modo que ela te trata, você vai ver como ela mudará suas atitudes rápido. Enquanto ao fato de ela querer partir, deixe. A adolescência dominou a sua cabeça, quando a ficha dela cair ela ver que perdeu o conforto, o amor, a comida da mãe, ela vai se arrepender amargamente quando ver que terá que batalhar pra ter o leite do filho na mesa todos os dias de sua existência. A vida é dura, mesmo que doa temos que dar um empurrão para ajudar as outras.
Fique em paz. Desejo tudo de bom pra vocês. Pense nisto. Boa sorte!
Vc não pode dar a pensão do pai a ela, VC é a responsável legal dela. Tome cuidado pois se ela se meter em confusao vc poderá ser responsabilizada.
O fato do corpo dela ter gerado outra vida não a emancipa, nem idade ela tem para se emancipar.
Se precisar, procure ajuda do Conselho Tutelar, eles contam com psicologos ue poderão conversar com sua filha, mostrando a ela inclusive, que poderá perder a guarda do filho dela se agir de forma irresponsável. Às vezes um susto ajuda nessas horas. MAs deixe que os profissionais do conselho dêem esse sacode, piis, pelo jeito, ela não te respeita e por isso não vai dar trelha a sua orientação.
Uma útima coisa: o dinheiro da pensão NÃO É DELA!!!! É PARA O SUSTENTO DELA, coisa muito diferente! Cada genitor contribui no sustento dela, portanto, o pai apenas envia o dinheiro para que VC faça o trabalho de sustentá-la. Lembre-a que legalmente ela está sob sua guarda, ela não tem autonomia, nem para receber a pensão!!!