Prezados, boa tarde!

Estou com o caso de um cliente que recolheu as GPS pelo código 2003 durante 2 anos, mas, como não estava fazendo a contabilidade regular de sua empresa, apenas preencheu e recolheu (nos devidos prazos) as GPSs mensalmente, porém, não foram transmitidas as Sefips referentes a este período.

O tempo passou e o cliente procurou o INSS afim de requerer sua aposentadoria por tempo de contribuição... nesta época, antes de procurar o INSS, ele havia procurado um contador que gerou e transmitiu as Sefips da época dos recolhimentos que já foram efetuados... Só que o INSS alegou que, embora o recolhimento das GPS tenha sido feito no prazo legal, a informação transmitida pela Sefip foi extratemporânea. Sendo assim, o INSS não reconheceu este período de contribuição.

Além disso, consultando o extrato de contribuições emitido pelo INSS, notei que alguns salários-de-contribuição são maiores do que o teto máximo, e outros são menores do que o teto...

O que fazer com os vls. recolhidos a maior do que o teto-máximo? há como compensar este vlr. que passou nos meses em que o salário-de-contribuição foi menor do que o teto?

E com relação as GPS que foram recolhidas no tempo certo e o INSS não quer aceitar??Alguém já viu um caso desses?

Obrigada!

Respostas

    G

    Giuliano T Sábado, 13 de outubro de 2012, 19h47min

    Se pagou acima do Teto e não passou mais de 05 anos , cabe o pedido de restituição do que foi pago acima do Teto como contribuinte individual junto a receita federal do Brasil.

    A posição do INSS está correta. Cabe a ele determinar procedimentos para validação do dados constante no CNIS.

    Os dados do CNIS são prova plena para filiação, vínculos e remunerações ,exceto em hipóteses excepcionalíssimas, em que precisará apresentar documentos complementares.

    Entre as hipóteses excepcionais, é GFIP entregue a receita fora do prazo.

    Nesta hipótese, GFIP entregue fora do prazo, os salários de contribuições ficam com uma marca de "extemporaniedade" e só serão consideradas se comprovada a atividade de Empresário, de Autônomo Prestador de Serviço a PJ ou Cooperativado, conforme for o caso.

    Todavia, fazer prova neste caso é muito fácil, normalmente os segurados as possui. Para validar os dados GFIP extemporânea no CNIS basta apresentar no ato de requerimento da apresentadoria:

    1 - Se for empresário, Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física com recibo do entrega ou comprova de pro labora relativos aos anos/meses em que consta GFIP extemporânea.

    2 - Se for Autônomo prestador de serviço ou cooperativado, apresentar os recibos ou comprovantes de pagamentos mensais DE ÉPOCA, com todos os dados preenchidos devidamente, nesta qualidade relativos aos anos/meses em que consta GFIP extemporânea

    ?

    Desconhecido 121155/MG Domingo, 14 de outubro de 2012, 21h13min

    Giuliano,

    Primeiramente, gostaria de agradecer pela gentileza e pela bela explanação.

    Só tem um probleminha: neste período o cidadão não entregou as declarações de IR. A única coisa que ele fez, foi recolher as GPS em dia.

    O que fazer?

    Obrigada,

    G

    Giuliano T Domingo, 14 de outubro de 2012, 22h27min

    Não entregou imposto de renda? Eita.....

    Não possuí os comprovantes de retirada pro labore?

    Caso contrário, sera difícil aceitar , pois, a GPS por si só não comprova a atividade de empresário.

    O

    OSVALDIR DE SOUSA JOAQUIM Segunda, 15 de outubro de 2012, 16h20min

    Amanda,
    Comprovação dos valores extemporâneos no CNIS, do empresário com pro-labore, será validado com o contrato social e suas alterações, mais os recibos de pro-labores
    Boa sorte.

    G

    Giuliano T Segunda, 15 de outubro de 2012, 17h07min

    Pode ser só os recibos de pro labore, desde sejam de época.

    Abraço.

    Anderson Alves

    Anderson Alves Sexta, 29 de abril de 2016, 10h10min

    Oi Amanda, como você resolveu esse problema, pois tenho um igual...

  • Removida

    Esta resposta foi removida.