Há meios para se deserdar os pais ( ou um deles)?

Há 13 anos ·
Link

Tenho 20 anos e gostaria de saber se tem como pedir para ser deserdado. Há algum tipo de processo que possa ser encaminhado pelo próprio filho, no caso filha, para pedir para ser deserdado?

Outra questão, para sair de casa é necessário ter 18 anos ou 21?

7 Respostas
Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigada pela resposta Vanderlei.

eppp
Há 13 anos ·
Link

Se entendi a pergunta, a respota é não, vc não tem como se deserdar antecipadamente. Só depois que ele morrer é que vc poderá não aceitar a herança.

Para sair de casa: 18 anos.

Agora, opinião pessoal: pare de birra com seus pais! Se vc quer sair de casa, saia e vá viver a sua vida. Tenho certeza de que vc tem motivos fortes, mas isso não vai te ajudar no resto da sua vida. Pense no futuro e deixe as mágoas no passado. E tomara que vcs façam as pazes algum dia.

pensador
Advertido
Há 13 anos ·
Link

CAPÍTULO V Dos Excluídos da Sucessão

Art. 1.814. São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários:

I - que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente;

II - que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro;

III - que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade.

Art. 1.815. A exclusão do herdeiro ou legatário, em qualquer desses casos de indignidade, será declarada por sentença.

Parágrafo único. O direito de demandar a exclusão do herdeiro ou legatário extingue-se em quatro anos, contados da abertura da sucessão.

Art. 1.816. São pessoais os efeitos da exclusão; os descendentes do herdeiro excluído sucedem, como se ele morto fosse antes da abertura da sucessão.

Parágrafo único. O excluído da sucessão não terá direito ao usufruto ou à administração dos bens que a seus sucessores couberem na herança, nem à sucessão eventual desses bens.

Art. 1.817. São válidas as alienações onerosas de bens hereditários a terceiros de boa-fé, e os atos de administração legalmente praticados pelo herdeiro, antes da sentença de exclusão; mas aos herdeiros subsiste, quando prejudicados, o direito de demandar-lhe perdas e danos.

Parágrafo único. O excluído da sucessão é obrigado a restituir os frutos e rendimentos que dos bens da herança houver percebido, mas tem direito a ser indenizado das despesas com a conservação deles.

Art. 1.818. Aquele que incorreu em atos que determinem a exclusão da herança será admitido a suceder, se o ofendido o tiver expressamente reabilitado em testamento, ou em outro ato autêntico.

Parágrafo único. Não havendo reabilitação expressa, o indigno, contemplado em testamento do ofendido, quando o testador, ao testar, já conhecia a causa da indignidade, pode suceder no limite da disposição testamentária.

Adv Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Exclusivamente a última informação, oriento.

eppp
Há 13 anos ·
Link

Não sou advogado, ok?

Vc não poderá entrar com um processo contra vc mesma para pedir a exclusão da herança, somente os outros herdeiros ou seus pais.

Adv Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

E para sair de casa basta querer.

1 resposta foi removida.
Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos