ABANDONO DE INCAPAZ (IDOSO)

Há 13 anos ·
Link

O meu avõ tem 8 filhos, depois que minha avó faleceu ele não quis ir morar com ninguem, e não quis que ninguem fosse morar com ele, porque ele tem no quintal umas casas de aluguel e sempre achou que o povo (filhos), estava de ollho no dinheiro dele. Sempre que alguem foi ficar com ele, as outras filhas sempre se opuseram pois disiam que esta pessoa queria o dinheiro do pai delas. CONCLUSÃO: Ele quase morreu esta semana sozinho no meio da madrugada, os vizinhos tiveram que arrebentar o portão para socorrer e leva-lo para o hospital, e diz que o medico entrou com B.O por abandono de incapaz, só que agora ninguem quer ficar com ele, ele é ignorante, e acha que todos querem o dinheiro dele, (uma aposentadoria de uma salario minimo). o que acontece agora?

21 Respostas
Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Um dos filhos terá de assumir ou todos responderão por abandono.

Essas filhas pe que deveriam assumir os cuidados, afinal, alimentaram a fantasia do velho que alguém queria a mixaria que ele recebe.

A família pode tmb contratar alguém para ficar com ele em tempo integral, ou 4 cuidadores que se revezariam, por ex.

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

erika;

Não sou adv., ok?

No meu ver, alguns idosos não gostam de dar trabalho aos outros e gostam de ver a sua liberdade e privacidade respeitados. Por isso, optam em viver sozinhos.

Sendo ele capaz e os filhos olhem por ele, cuidem para que tenha alimentos, tome os remédios necessários, roupa limpa, higiene pessoal, passeios diários, etc., julgo não restar caracterizado o abandono, pois acidentes acontecem.

Deve haver algum aparelhinho que baste apertar um botão, para que o avô alerte-os em caso de emergência.

Cumprimentos

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

olha de verdade e sem maldade não sei se algum cuidador conseguiria ficar com ele, e o preço que ele cobraria é caro um cuidador.

1 resposta foi removida.
Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Se ele tem casas de onde tira o aluguel e tem a aposentadoria, os OITO FILHOS ajudando, ele poderá ter uma pessoa com ele, sim. É isso ou responderem por abandono.

Pra convencer o velho basta lembrá-lo que ele poderá ser interditado e internado num asilo, acho que ele ter alguém (DA ESCOLHA DELE!!, veja bem!) para fazer companhia é uma opção bem melhor!!

Usem a cabeça para não terem que usar o bolso para pagar o que a justiça resolver lhes imputar!!!!

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Pôxa, 8 filhos!! Se dessem cada um 100 reais dava pra pagar o cuidador 24h por dia e ainda dava troco.

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Creio que não seja bem assim, entre salários para os cuidadores e impostos com estes cuidadores (têm registro em carteira), estamos a gastar hoje cerca de R$8.000,00 mensalmente com a minha mãe, fora medicação, fraldas, etc.

Lembrem-se que não basta 1 cuidador, será necessário no mínimo 3 cuidadores para fazer o reversamento.

eppp
Há 13 anos ·
Link

Sim, cuidador 24 horas é bastante caro. E muitas vezes dispensável... se ele mora com mais alguém, tb não tem necessidade de cuidador 24 horas.

Na minha opinião, se precisa de um cuidador 24 horas, é melhor ir para um asilo. Além de ser mais barato, eles tem uma infra-estrutura mais adequada (tente dar banho em casa em uma pessoa que não quer tomar banho... é impossível. Em um asilo, junta 5 musculosos e dão banho rapidinho. Fora que normalemtne têm enfermeira ou equvaliente 24 horas.

pensador
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Devem avisar o mesmo que se não aceitar ser cuidado, irão ingressar com interdição.

Caso restar difícil ou o mesmo oferecer óbices intermináveis, ingressar com a interdição prontamente, após, será possível internar em instituição de cuidados para idosos.

Afora isso, podem ser responsabilizados pelo abandono.

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Caro Dr. O Pensador;

Que bom teres entrado nesta discussão. Pelo pouco que a consulente nos trouxe, não me aparentou estar caracterizado o abandono de incapaz.

No meu ver, a idade pode deixar o ser humano mais frágil, porém, não incapaz. Pelo relato da consulente, o sr. tem plena capacidade intelectual e motora, tanto que cuida de várias casas; o fato de ele ser forreta, não o torna incapaz.

Ora, qualquer um está sujeito a se sentir mal, estando sozinho (ou não) em casa, e não conseguir pedir ajuda.

Continuo a entender que, estando o sr. em plena capacidade, se os filhos o visitam diariamente, mesmo de forma alternada, cuidam da roupa, da comida, verificam se está a tomar medicação (se for o caso), levam-no para tomar um sol, etc. não há abandono de incapaz.

Como não conheço a fundo a legislação para o idoso, gostava de ler a opinião dos colegas brasileiros.

Abraços

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

A consulente Erika diz que foi o médico que oscorreu o idoso que formalizou a queixa de abandono de incapaz.

Realmente os filhos terão de fazer alguma coisa. Se o idoso é independente, não precisa de cuidados especiais, é mais barato contratar alguém. Pode ser até mesmo um vizinho, um amigo. Alguém que fique à noite, principalmente.

pensador
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Querida Dra. Elisete,

Creio que neste caso, dependemos de um parecer extra-jurídico. No caso, o médico que o atendeu, por ter entendido pelo abandono, possivelmente constatou que o idoso já não mais tinha capacidade física para os atos do dia-a-dia sem que se colocasse em risco.

Veja que o abandono é situação onde o mesmo não tenha condições de se defender por si só dos riscos inerentes ao cotidiano.

MSF F
Advertido
Há 13 anos ·
Link

"Sempre que alguem foi ficar com ele, as outras filhas sempre se opuseram pois disiam que esta pessoa queria o dinheiro do pai delas."

O maldito do dinheiro.....

Minha avó, hj com 84 anos, vive sozinha numa casa, a tempos não vou vê-la, por dó, não consigo chegar lá e ver ela sozinha, triste, só esperando a morte. Meu avô, morreu a uns 5 anos, e deixou bens, 7 filhos, metade da herança foi dividida, e metade ficou para minha avó, uma filha veio do Pará, pra morar com ela, cuidava dela, cuidava da casa, e minha avó vivia feliz da vida, por ter a filha perto, e por te companhia, mais o maldito do dinheiro, e a maldita da ganância, os outros irmãos, sempre desconfiando, que minha tia tava roubando, que ela ia passar a perna em todo mundo, então tocaram minha tia de lá, e minha avó ficou só. Outro dia perguntei a ela, se ela estava feliz, e ela me disse feliz que jeito??, meus filhos tão torcendo pra que eu morra logo, por causa de dinheiro, ainda bem que já está perto né, agora é só esperar e logo tudo estará acabado. Isso doeu muito em mim. Uma mãe e um pai, criam 7 filhos, passam a vida inteira trabalhando pra deixar algo pra esses filhos, e quando chega aos 84 anos de idade, vivem um inferno, porque os filhos...aqueles que deveriam cuidar, dar amor, só pensam em dinheiro, em quem vai ficar com mais. Isso me revolta de um jeito, me deixa com um nó na garganta, porque quando olho pro outro lado, para minha outra avó, que é pobre, e não tem nada pra deixar pra ninguém, tem 10 filhos, esses se revesam o tempo todo pra cuidar dela, dão a ela tanto amor que ela sente vontade de viver igual a uma mocinha, tem vontade de viver, porque tem os filhos unidos, cuidando dela.

Então quando leio algo desse tipo...sempre penso....maldito dinheirooo

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

MSF, sua tia foi frouxa pois os demais não podem interferir desse jeito. Diga pra ela voltar a morar com sua avó. Se tornarem a incomodá-la, que ela os processe!!!!!!

MSF F
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Ela simplesmente foi ameaçada de morte, disseram que se ela não fosse embora, iam matar ela. Acha que alguém vai querer viver uma vida dessa????? Meu pai queria levar minha avo pra viver com ele, ameçaram ele tbm, disseram que iam encher o tanque do caminhão dele de terra. Qualquer um que quiser se aproximar da minha avó, vai ser apedrejado, vão achar que está somente interessado no dinheiro. Eu disse a minha avó, pra que ela vá embora com minha tia, falei Vó....porque a Sr. não vai embora com a tia então. Ela disse que não quer ver mais brigas...e prefere então ficar sozinha esperando a morte. Imagino a dor que deve ser isso. Procuro nem me envolver muito, pois quando meu avô morreu, e eu fui a unica que lutou até o fim pra tentar salva-lo, fui eu que corri atrás de uma vaga em uma UTI pra tentar salva-lo, mais foi tarde demais...ele tinha dinheiro...e os filhos nada fizeram por medo de gastar todo o dinheiro dele pra tentar salvar a vida dele...e não sobrar nada pra herança...então fui eu que fui atrás de uma vaga no SUS, junto com meu pai....consegui...mais era tarde demais...e ainda me acusaram. Então....tenho minha vida...quanto mais distante dessa lama toda melhor. Só sinto muito pela minha avó, que foi a pessoa que me ensinou os primeiros passos, foi quem me ensinou a falar, era minha rainha...e hj eu não tenho nem a privacidade de conversar com ela, porque tem um tio meu, que mora do lado da casa dela...e é chegar alguém lá...que ele corre e fica em cima...achando que vai pedir dinheiro. Triste...mais é a realidade.

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Caro Dr. O Pensador;

Lá isso é verdade, não sabemos em que o médico se baseou para fazer uma denúncia dessas, aliás, nem sabemos de que o sr. quase morreu. Não sabemos quais são os cuidados dispensados pelos familiares no dia-a-dia do sr.

Resumindo, não sabemos nada. Por isso, apesar de não ter demonstrado, a minha pergunta foi genérica.

Veja bem, um idoso pode estar sozinho por puro descaso dos familiares, mas também há situações em que o idoso quer estar sozinho, não quer ser um peso na vida dos familiares, mas que, mesmo assim, os seus familiares conseguem fazer o acompanhamento sem se intrometer na vida do idoso.

Ora, na primeira situação, podemos dizer que há um abandono, já na segunda, creio que não. A minha pergunta foi neste sentido, se a interpretação a ser dada é esta, ou se, mesmo na segunda situação, devemos impor os cuidados à um idoso plenamente capaz.

Abraços

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

MSF;

Tenho que discordar, o problema não é o dinheiro, o problema prende-se com as pessoas que são egoístas.

É graças ao dinheiro que hoje, eu e a minha irmã, podemos pagar os cuidados com a mamãe. Tente fazer as contas: residencial para idoso + 1 enfermeira particular + 2 cuidadoras particulares + remédios (um deles custa 1.000,00 reais) + fraldas + resguardo para cama + produtos de higiene pessoal + comida + fisioterapeuta 3 x por semana, dentre outras despesas que não são fixas. Somando tudo, o dinheiro que ela recebe de pensão não é suficiente.

Por isso digo: abençoado din din, que permite bons cuidados à mamãe. Fico imaginando aquelas pessoas que não têm recursos financeiros para suportar tais despesas, se realmente amam o ente, devem viver em desespero.

No seu caso, se realmente gostas da sua avó, rouba a velhota para sua casa e que se lixem os tios. Se te ameaçarem, B.O. neles!

Abraços

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

MSF, isso é caso de polícia!!!!

Será que são tão cagões que não socorrem esse idoso?!! Preferem se esconder e deixar que matem o idoso à míngua?

Que que é isso!!!!!!

CORAGEM BANDO D E PARVOS!!!

AI DO FDP QUE ME DISSESSE PARA ABANDONAR MEUS VELHOS!! QUEM ACABAVA COM A RAÇA DELES ERA EU!!!

Sabe quando a injustiça campeia neste mundo? Quando o mal e a injustiça vencem? Quando os bons se calam, se acovardam, se escondem !

Ser omisso É ser criminosos. Saber de uma má intenção e permitir que ela aconteça faz seus parentes serem tão criminosos quanto aqueles que desejam que o idoso morra logo, sem cuidados.

O médico está certo, tem que mandar TODOS pro xilindró ! Os machos virar namoradinha dos bandidos e as madames serem civiciadas pelas presas bicho brabo!!!

O médico não deve ter denunciado à toa, o idoso deveria estar em péssimas condições!!

Raça de desgraçados!! Da justiça terrena podem escapar, mas não dos infernos!!!

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

MSF F ,é exatamente isso o que acontece na casa do meu avô, só que com um problema a a mais, ele tambem acha que os filhos querem a micharia do dinheiro dele, ele é dificiu, e briga com todo mundo que tenta se aproximar dele, o problema é que agora, todos podem se prejudicar, sem contar que agora todas as filhas dele deram a desculpa de estar doente tambem, complicado.

MSF F
Advertido
Há 13 anos ·
Link

É duro...porque o idoso, no caso minha avó, ao sentir que todos estão pensando só no dinheiro, perde a vontade de viver, e em meio a guerra dos filhos, ela ainda faz de tudo pra não decepcionar nenhum deles, ela tem dinheiro, trabalhou a vida toda, e hj vive assim. Graças a Deus ela ainda tem saúde, não abre mão de plantar a horta dela, as flores que ela tanto gosta, mais semana passada mesmo, meu pai me ligou, e perguntei como ela estava, e ele disse que ela tinha caído um tombo, plantando flor, e tinha machucado o braço. Eu sei que é tudo lamentável, mais ela acaba por aceitar tudo pra não decepcionar os filhos, e não ver mais brigas, a ultima um tio meu quase matou o cunhado dentro da casa dela, e ela que foi entrar no meio pra tentar segurar o filho e levou um belo de um empurrão, isso já faz 6 meses, e até hj o filho não voltou mais lá pra ver ela. São todos covardes, todos tomados pela ganancia, pelo egoismo. Já pensei várias vezes, quais seriam as possibilidades de eu fazer algo para ajuda-lá, mais na situação que vivo, não teria condições nenhuma de traze-lá pra minha casa, e sei que ela tbm jamais aceitaria, o que tentei fazer da ultima vez, que pude conversar alguns minutos com ela, foi dizer pra ela ir embora com minha tia, mais ela falou que não quer mais problemas. Sou covarde tbm, tento ficar o mais longe possível desse assunto, minha relação com meu pai não é das melhores do mundo, e minha situação financeira tbm difere muito da dele, então qualquer coisa que eu fizer vão me acusar, vão achar que estou querendo vida boa.

No caso do Sr. em questão, acho que esse médico foi muito prudente, quem sabe com essa denuncia os filhos não acordam pra vida. Se hj ele é um Sr. que prefere viver só, do que ter alguém pra cuidar dele, é porque lá atrás os próprios filhos colocaram na cabeça dele, que todos só queriam seu dinheiro, se tivessem dado amor, com certeza ele aceitaria ajuda.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

MSF, a birgação não se restringe aos filhos do idoso, os netos, sobrinhos, irmãos...TMB TEM A OBRIGAÇÃO.

Cruzar os braços e somente usar a mão para apontar com acusação não faz ninguém melhor. Reitero o que disse: quem sabe da perpetração de um crime e se omite, se acovarda, é tão verme quanto os criminosos, tão criminosos quanto os facinoras a quem esse covarde acusa.

Faça vc alguma coisa. Denuncie a Serviço de Proteção ao Idoso, vá na Cãmara Legislativa, vá na Delegacia, FAÇA ALGUMA COISA!!!!!

Essa "istorinha" que o idoso é dificil é balela, é querer se justificar culpando a vítima pelo mal que os canalhas causam a ela.

Ficar sentada assistindo o mal não as torna melhor que os merdas dos covardes de seus parentes.

Repito : FAÇAM ALGUMA COISA !!!! Ou se juntem à turba de canalhas miseráveis que herdarão os quintos dos infernos.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos