o telhado da minha vizinha voou e quebrou minhas telhas e destruiu 2 carros no quintal,inclusive o taxi do meu marido que é a ferramenta de trabalho dele e nosso único sustento, sendo que ele paga diária, pois aluga a autonomia de outro, tirei fotos , e ela que é advogada e bem sucedida , disse que só pode nos pedir desculpas e mais nada, está certo? existe alguma lei que a faça pagar nossos prejuízos?

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Hen_BH Segunda, 22 de outubro de 2012, 13h23min

    Essa questão deve ser analisada sob a ótica de um dos requisitos da responsabilidade civil: conduta culposa ou dolosa.

    Se se provar que houve eventual colocação mal feita do telhado (material inadequado, má afixação de telhas ou outra situação que tenha contribuído com o seu deslocamento por conta do vento) o dever de indenizar existe. Nesse caso, não se poderia dizer que houve caso fortuito ou força maior para afastar tal dever, pois haveria nexo de causalidade entre o serviço mal feito e o deslocamento das telhas.

    Nesse caso, entretanto, o ônus da prova é de quem alega que houve a afixação inadequada das telhas ou outra causa eficiente para gerar o evento. No caso, ônus seu. Nesse caso, recomenda-se a contratação de um advogado.

    J

    Justito Segunda, 22 de outubro de 2012, 13h28min

    Muitas seguradoras oferecem a cobertura: Responsabilidade Civil pra terceiros. Se a residência da sua vizinha possui seguro, seria interessante tentar um acordo. Sua vizinha não pode expor os outros a riscos, e uma vez que somente as telhas da casa dela que voaram fica evidente a inobservância de cuidado, ao meu ver seria totalmente viável uma ação por perdas e danos.

    Juliana EFelipe Biani

    Juliana EFelipe Biani Segunda, 16 de janeiro de 2017, 15h18min

    SE ELA PROVOU QUE OCORREU O EVENTO: FORÇA MAIOR : VENDAVAL, SIM ELA ESTA CORRETA. PORÉM ELA TEM QUE PROVAR QUE DE FATO OCORREU O EVENTO. POIS ELA NÃO TEM CULPA SOBRE OS ATOS DA NATUREZA "VENDAVAIS - VENTOS FORTES ACIMA DE 54KM", PORÉM, VOCÊ PODE RECORRER E SOLICITAR A INDENIZAÇÃO DE LUCROS CESSANTES , POIS SEU MARIDO FICOU IMPOSSIBILITADO DE TRABALHAR !!!

    H

    Hen_BH Segunda, 16 de janeiro de 2017, 16h25min

    Em se tratando de caso fortuito ou força maior, o prejudicado arca com o prejuízo, pois se não houver conduta dolosa ou culposa imputável ao dono das telhas, ele nada deve indenizar.