Resultado de 97,3 % no DNA é positivo ?
Meu exame de DNA (para reconhecimento de paternidade ) deu 97,3...ao que os advogados da outra parte (no caso 5 meio irmãos, está contestando )
Este resultado pode ser considerado positivo ou é obrigatório dar 99,999999??
Obrigada a quem puder me responder !
OI agradeço a Julianna e Sven por me responder , mas Julianna, eu não vi a conclusão do exame, só soube por email do meu advogado.
Ele me diz q a outra parte está contestando e q vai ainda ao Juiz.
Ainda não houve Conclusão!
Sven, a sua resposta me deixou mais calma e com mais certeza de ter uma conclusão positiva, afinal o pai ou suposto pai é morto.
Cogitou-se se o Juiz der sentença, repetir o exame com as mães.
Acabei de receber esta análize de um advogsdo..
Boa tarde Sra. Márcia o exame de DNA tem que dar 99,9999% se der abaixo com certeza não é filho. Nesse caso o juiz deve julgar como negativo. Qualquer dúvida me escreva. Att. dr. Rodrigo
Mas a própria familia do meu suposto pai me assume ,por semelhança , como fica ?
Exato Insula, (obrigada por responder) Eu também me perguntei a mesma coisa, q relevância teria a comparação com as mães?!
Estão exercendo seu direito sim, mas apenas porque temem o expólio, (que nem existe).
Vai ter q exumar? É morto a mais de 30 anos. Não há possibilidade de o Juiz julgar positivo?
A própria família (tio, tia, primas) assumem que sou filha do suposto pai por semelhança inegável com os 1/2 irmãos e a família !
Marcia
Não existe obrigatoriedade de 99,99999999999999% em exames realizados com parentes do suposto pai. Esse resultado obtido significa que existe a possibilidade de 97,3% de vc ser filha desse homem. Isso não exclui a paternidade. Praticamente a confirma. Se eles contestarem, peça a exumação do corpo do seu suposto pai para assim, ter os 99,99999999999999999% de certeza, é um direito seu tbm. Caso o juiz queira, ele pode pedir a um perito que esclareça o resultado antes de dar seu parecer final. Boa sorte**
Usar a mãe no exame aumenta a precisão.
Não sou especialista no assunto, mas é mais ou menos assim: 50% do pai e 50% da mãe. Quando compara com um irmão por parte de pai, só 25% é igual (na verdade, 12,5% pq não se sabe qual parte cada um recebeu). Se tiver a mãe junto, dá para tirar os 50% que vieram da mãe, e do 50% que sobra fica menos coisa para comparar.
Mas o que a Julianna falou está certíssimo: cabe ao juiz pedir esclarecimentos a um perito. Nem o juiz e nem os advogados tem a obrigação de saber o que isso significa exatamente.