Reconhecimento tardio de paternidade
Olá pessoal, gostaria de relatar o que aconteceu comigo e gostaria de ouvir as opiniões de vcs. Estou casada há 10 anos, e tenho um filho lindo de 6 anos. Hj tenho uma condição melhor de vida, como poder pagar um plano de saúde e uma escola particular para meu filho pq os meus pais me ajudam muito. Há 1 mês atrás , descobri q meu marido tem uma filha de 12 anos. Há mais ou menos 8 meses atrás eu acho, meu marido recebeu uma intimação pedindo o reconhecimento de paternidade. Até então ele não havia me contado. O meu marido fez o exame, o reconhecimento e pagto de pensão tudo escondido de mim. Eu ainda não consegui perdoar por ter me escondido uma coisa tão seria de mim. Até ele receber a segunda intimação, por falta de pagto de pensão. Ou seja , olha o medo dele, tudo por causa de mim. Ele teve medo q me separasse dele por causa disso. qdo descobri é logico q foi um enorme baque na minha vida, mas estou superando tudo isso. Conversando com mais calma com o meu marido ele disse que nunca soube da existencia desta filha. Do mesmo jeito q foi um baque pra mim, foi pra ele tb. Agora minha dúvida é? Como uma mãe pode esconder uma filha durante 12 anos de um pai? Sendo q eles tiveram um caso apenas, nada mais. Não foi um namoro. Simplesmente ela só quer pensão, e o direito q meu marido tem de querer conhecer esta filha? Quando o meu marido foi fazer o exame de DNA , uma pessoa chegou a ele, e pediu pra q ele ficasse afastado, pq a menina não sabe q ele existe. E o tempo q ele perdeu sem saber q tinha uma filha, de ver crescer, levar pra escola, pra passear. O meu marido deve ser um estranho pra ela, e ela um estranho pra ele. Como vou falar isso para o meu filho q ele tem uma irmã? Não sei como vai ficar a cabecinha dele. O q posso fazer com uma mãe, q vc tem certeza q só quer o nosso dinheiro apenas. O q fico indignada, q ela quer receber um absurdo de pensão q não temos condições de pagar. E outra, não conta q meu marido tem outro filho? Nem o endereço dela nós temos, estou tentando levantar junto com o advogado o primeiro processo, pq vou pedir revisão de pensão e o endereço tb. A mulher simplesmente quis o reconhecimento de paternidade e pagamento de pensão e quer q meu marido se afaste. Não acho justo isso. E tb como vamos chegar na casa da filha dele, e pegar a menina pra passear, sabendo q a menina nem sabe quem somos. E o meu marido já disse, que não vai trocar nenhuma palavra com a mãe, pois se tiver vai sair briga. Pq o q ela fez não foi justo de ter escondido uma criança por 12 anos. por favor me de opiniões do q fazer.
Ele disse q recebeu esta intimação no começo deste ano, e desde q veio a confirmação da paternidade ele pagou alguns meses, e depois parou. Pq não tinha de onde tirar o dinheiro. Pq se tirasse da nossa conta eu iria perguntar o pq q ele estaria tirando o dinheiro. Até q chegou uma outra intimação pra q ele pague os atrasados. Mas ele disse q tudo isso , aconteceu ao longo desse ano. e eu só vim a descobrir este mes de outubro.
Já que ele foi reconhecido como o pai, ele tem direito a visita, procurem um advogado na area de direito de familia. As primeiras visitas serão feito junto com um psicologo ae depois a criança já pode visitar a sua casa.
O que é estranho é o que fala sobre o exame de DNA pois se for feito na justiça deve ser feito um foto de todos que participam, a mãe, o pai e a criança juntos com alguem com numero do exame na mão.
Eu tb estou sabenod q o exame de DNA é feito todos juntos, qgora qto a foto não sabia. Mas eu insisti, insisti e insisti com o meu marido. E ele disse q na sala q fez o exame, eles estavam na mesma sala, mas ele ficou afastado. E tinha muitas pessoas fazendo os exames ao mesmo tempo. Isso é possível ? Eu sou muito leiga nesses assuntos.
MArcia, as coisas não acontecem rápido assim, não!!!
É por isso que o pessoal está estranhando!!!!
Se ele nunca antes havia registrado o filho, tudo foi rápido demais da conta!!!
E o pedido de exame tmb não acontece assim, do nada. Ele é intimado a comparecer na conciliação onde poderá admitir ser o pai e se não concorda por desconfiar não ser o pai, resolve-se fazer o DNA, então são avisado os participantes (mãe, filho e pai) em tempo oportuno (o tribunal não tem a agenda do laboratório! ) a comparecer em dia, hora e local para recolhe-se material e depois leva teeeeempo pra sair o resultado!!! Tem muita gente na fila aguardando a execução do mesmo exame!!
Depois de confirmado o DNA juiz emite a sentença para que seja alterado o registro do menor com a inclusão do nome paterno, e então, só então, é que se dá entrada no pedido de pensão! Daí vem a conciliação e se não se acertarem vem outra discussão onde um pede e outro regateia até que se firme o valor.
Desculpe-me mas eu acho que o que ele recebeu não foi convite para fazer o exame, não. Investigue, pois tem coelho nesse toca!!! Pra mim o que ele recebeu foi ordem de cobrança, ele estava sendo executado pela inadimplência da pensão.
Faça como o FJ sugeriu, Peça ao advogado de seu marido que lhe apresente o processo, lá vc verá as datas!!!!
Menina, me diz que cidade é a tua pois serão um exemplo de celeridade processual! Em menos de 1 ano acolhem o pedido de reconhecimento de paternidade, faz-se o exame, analisam e julgam a ação de pensão, e ainda dá tempo de processar por falta de pagamento!!
[...]
MArcia, suas palavras: "O q posso fazer com uma mãe, q vc tem certeza q só quer o nosso dinheiro apenas. " R: Me desculpe discordar, a mulher quer que o genitor colabore com o sustento do filho que ele fez, que ele soubesse que a criança existia ou não, não importa. Se ela DE FATO escondeu e somente agora resolveu buscar o direito da criança é possivel que tenha lá suas razões. A verdade é que a criança tem o direito em receber esse auxílio.
Quanto a receber as visitas do pai, tmb é um direito dela, sem dúvida! A vontade da mãe em nada importa quanto a isso.
E ainda: "O q fico indignada, q ela quer receber um absurdo de pensão q não temos condições de pagar." R: Seu marido, mesmo que não admita, teve oportunidade de se manifestar, provar que tinha despesas, o juiz decreta a pensão de acordo com a possibilidade do pagante.
Infelizmente ele fez o filho, o que coloca VC em risco, porque ele transou sem camisinha, sem saber com quem realmente ele estava se deitando. Já parou para pensar nisso? Que tal fazer um teste de HIV? Nunca se sabe! É sempre melhor prevenir que remediar. Quanto mais cedo descobrir que se tem, mais rápido cuida-se. Espero que seu resultado seja negativo.
E por último: vc mal conhece essa história, e o que conhece sai da boca do seu marido. Não analise sem conhecer todos so lados dessa história. Não julgue sem conhecer.
O fato é que o canalha foi ele pois era ele quem te devia respeito e consideração. Se a outra sabia que ele era casado ou não, tmb não importa, ela não te devia nada pois provavelmente sequer te conhecia, ela apenas foi uma à toa, se é que por acaso tmb não foi uma otária acreditando em mentiras.
A única coisa certa nessa história é que o marido continua mentindo. No Estado que ela mora MT ví um processo de DNA de uma pessoa, levou quase dois anos, só o DNA, imagina depois ainda entrar com a ação de alimentos...
Marcia, siga o conselho dos doutores, peça cópia desta ação de investigação de paternidade, vai ter a data que a mãe entrou com a ação, os motivos da mãe para entrar agora só após 12 anos, vai ter a data que seu marido foi citado, o que ele alegou sobre os fatos (não o que ele te diz)...
Vcs me desculpem, mas a primeira intimação ele recebeu mais ou menos em maio de 2011, e não 2012. E a intimação q recebi, eu sei q foi por falta de pagamento. Por isso q chegou essa intimação para pagar os atrasados. Qdo eu recebi essa ultima intimação, ele me falou q já havia feito todo o processo de reconhecimento, alteração da certidão, pagto de pensão, e bla bla bla Agora e outra não foi traição, pois qdo essa mulher engravidou eu nem sabia q o meu marido existia. Conheci ele 2 anos depois q ela engravidou. E qto ao teste de HIV não preciso fazer, pois já tive o meu filho com o meu marido, e nada constou. E sempre faço os meus exames todos os anos. Qto ao pagto de pensão, a pior burrice q o meu marido fez foi querer resolver tudo sozinho, sem nenhum advogado. Ou seja, provavelmente o juiz q determinou a pensão, nem deve saber q o meu marido tem mais 1 filho. Gostaria de saber se consigo entrar com revisão de pensão, e colocar tudo a limpo. Falar q ele é casado , tem mais 1 filho e etc, etc, etc. Não estamos negando de pagar a pensão. Primeiro q ele é obrigado a pagar, fez um filho agora arque com as consequencias. Tb acho q ele não deve apenas pagar a pensão, e sim tentar começar uma nova vida com essa filha. Afinal um filho é um presente de Deus. Mas eu acho q ele deve pagar apenas o q é coerente com q ele recebe. E não acima daquilo q ele possa pagar. Acho q ele tem q criar os dois filhos igualmente. Mas tudo em cima daquilo q ele pode. Pq o valor da pensão, é um valor q estamos nos matando pra batalhar pra poder pagar. E deixando de pagar outras contas. E até pedindo dinheiro emprestado. Eu abro mão de algumas coisas, pra poder dar o melhor a essa criança. Não sou uma pessoa ruim. Tenho sentimentos e tb sou mãe. A única coisa q me chateou, foi q meu marido escondeu uma coisa tão séria assim de mim por tanto tempo. Não foi traição com outra pessoa, mas sim traiu minha confiança q tinha por ele. E outra, ainda q essa mãe teve os motivos dela pra esconder do meu marido uma filha, não concordo. Pq ele perdeu toda a infancia dessa filha. E talvez qdo for procurar ela pra conhece-la a menina talvez irá rejeitá-lo. Agora isso tudo é culpa do meu marido? Se ele nunca soube q ela existia? Como ele iria adivinhar? Q ele sabe q transando sem camisinha teria a chance de engravidar ele sabia, mas nunca foi comunicado dessa gravidez E aí? A mãe não tem culpa de nada? Acho q não é bem por aí.
Blz gente. muito obrigada!!! Mas pra mim nada está claro ainda. A única coisa q leio é q nesse mato tem coelho, aí tem, ou q a mãe na menina é uma santa. Estou tentando correr atrás de uma revisão de pensão. Só quero pagar o q é justo, nada mais q isso. Qto a criança , sei q não tem culpa nada, mas o q puder fazer por ela farei. Jamais iria deixar o meu marido faltar alguma coisa pra ela. Muito obrigada , pelos conselhos
Márcia, Ninguém falou que a mãe da menina é uma santa...o seu marido que é um grande mentiroso. O que esta escrito nessa ultima intimação? Solicite a ele a copia da certidão de nascimento da filha...veja vc mesma a data de alteração do registro. Para entrar com ação de revisão, seu marido deve pagar os atrasados ou fazer um acordo com a mãe da criança , contratar um advogado...e provar em juízo que ele nao tem mais condições de pagar o valor atual, pois a situação econômica dele mudou.
MArcia, o que coloquei nao é que a mulher é boa bisca, mas que ela pode ter tido razões de esconder a existência do filho, fosse para pedir pensao (do tipo: eu vou sustentar meu filho sozinha!) o que demonstra não ser uma golpista que só quer o dinheiro do pai, pode ser tmb que eles tenha tido um final tão ruim que ela nçao quis saber dele por looongo tempo (e isso é coisa dos 2, não cabe a ninguém comentar, principalmente por ser uma história acabada e tão antiga).
E tmb partindo do comportamento de seu marido escondendo as coisas.....oras pipocas! O que tem demais ele te falar de um filho que ele fez há tanto tempo quando sequer vcs estavam juntos? Hã?? Tem algum problema nisso? Claro que não!!! Então, por que ele escondeu?!
E sem advogado ele não deve ter ficado, nem que fosse chamado um defensor publico para representá-lo. Seu marido teve tempo pra fazer isso, desde a citação até a conciliação, não foi tão rápido assim, não!!
Quanto a revisão da pensão, pode até ser que fosse o caso, mas será por iniciativa dele, vc não é parte desta questão. Assim, ele aproveita e tmb procura regularizar as visitas, que deverão ser assistidas e apenas entre ele e o filho, não convêm que vc vá logo no início, pois trata-se de relacionamento pai x filho que precisa ainda ser cultivado, depois, sim, vc e seu marido visitarão a criança, e depois (se tudo sair direitinho) a criança poderá confraternizar com o meio-irmão, seu filho.
Assunte essa história desde o começo, pois vc merece saber a verdade. Toda a verdade.
Boa sorte!!!