Dúvida sobre direitos da mãe
Bom dia a todos. Tenho uma amiga que passa por um momento muito delicado e gostaria da ajuda dos profissionais desta área. Ela tem dois filhos que eram membros da torcida organizada do Palmeiras. No ano passado em uma briga de torcidas um dos filhos dela veio a óbito e o outro foi preso. O que morreu tinha três filhos e o que está preso tem um. Os meninos ficaram com as mães, mas a avó entende que estas mães não são pessoas responsáveis e capazes de educar as crianças. Entrou na justiça para ter a guarda já que a mãe é alcolatra. O juiz decidiu rapidamente para que os netos dela fiquem com a avó materna e depois vai decidir no final se eles continuam lá.
O que eu quero saber é se ela tem algum recurso para esta decisão do juiz que ocorreu no começo do mês passado. Ela acha que o advogado dela é mancomunado com a outra avó e não confia nele.
Peço uma ajuda porque se trata de uma senhora de 54 anos que está sofrendo muito com a perda dos filhos queridos e quer dar uma vida decente para os netos. Desde já agradeço a boa vontade de todos.
Resposta Jurídica: Pelo narrado, nada pode ser feito, uma vez que se trata de decisão interlocutória, atacável por meio de agravo, porém, com prazo vencido. Pronto dei a resposta jurídica, agora vou exercer meu direito constitucional de opinar.
Defensores dos fracos e oprimidos, já dei a resposta jurídica, vocês não precisam ler o que segue.
Defensores dos idosos coitadinhos de 54 anos, vocês não precisam ler o que segue.
Amiga da mãe, sua resposta jurídica está acima, não precisa ler o resto.
Dr. Thiago (aquele que faz reconvenção em alimentos) o senhor não precisa ler daqui pra baixo. Com sua tese de reconvir em alimentos estou achando que se trata do novo Pontes de Miranda das reconvenções.
Vamos à verdade:
Este caso (se for o mesmo e me parece muito difícil haver tamanha coincidência) repercutiu muito na mídia. Foi capa de abertura do Fantástico. Rendeu duas semanas de matérias nos principais veículos de comunicação do país. Na verdade, a torcida organizada do Palmeiras, uma semana antes assassinou um corintiano de 21 anos (que não era de nenhuma torcida organizada) apenas porque o jovem levava uma camisa do seu clube de coração.
Matou e postou em redes sociais os efeitos de seu ato. O presidente desta quadrilha (se não for outro caso, repito que seria muita coincidência) é o tal filho que está preso. Revoltada a outra quadrilh.. ops, torcida organizada do corintians prometeu vingança e no fim de semana seguinte deu-se a tragédia desta senhora.
Seria uma vítima da violência urbana esta pobre senhora de 54 anos? Não, não e não. Sujeito ativo oculto da violência hoje instalada no Brasil. Claro que não é a única responsável, é uma delas.
Esta senhora produziu dois marginais, dois bandidos arruaceiros que põem em risco diuturnamente a vida de milhares de pessoas em São Paulo e no Brasil por onde viajam. Quem mora na rota de uma desta organizadas sabe bem a baderna produzida, a quebradeira promovida e quanto sangue fica pelas ruas depois de suas passagens.
TODOS os bandidos que integram estas organizadas com o intuito de ferir os outros são fruto da escancarada incompetência de pessoas como esta senhora em educar seus filhos. Quando eles morrem, elas choram na TV e fazem pose de coitadas.
Mas esta senhora não está feliz. Produzir dois marginais, pelo visto lhe foi pouco, ela quer agora nos brindar com outros três. Quer provar ao mundo que ainda temos poucos arruaceiros pela cidade. Quer dar os mesmos limites que deu aos filhos, agora aos netos.
Dizer que ela não tem culpa é mi mi mi de defensores dos canalh.. ops, fracos e oprimidos. Em famílias estruturadas (não falo de dinheiro mas de decência mesmo) este tipo de produto não vinga. Uma criança não cresce em um lar de paz e harmonia e se transforma do dia pra noite em arruaceiro. Onde o respeito ao ser humano existe não há vaga pra este tipo de gente.
Fico imaginando estes caras acordando no domingo de manhã e enquanto uns vão correr, nadar, se divertir, trabalhar, lá estão eles afiando seus estiletes, arrumando seus rojões, preparando seus foguetes e pensando "hoje mato um que não torça pro meu time". Isto existe em famílias honestas? Claro que não. Isto é coisa de uma banda podre que é defendida por aves de rapina interessadas em honorários.
Com certeza estes meninos (?) não foram alvo de maus tratos, logo, segundo dizem alguns não haveria motivos para retirar a guarda. Todas as capitais do Brasil são reféns destes monstros que acham que torcer contra seu time é ofensa mortal. Todos eles pensam assim porque lhes faltou pai e mãe de verdade.
Por conta destes pais e mães sem vergonha na cara, eu, você, nossos filhos, nossos familiares saem de casa e não sabemos se voltam. É preciso não ter nenhum resquício de amor próprio para assinar uma petição em favor desta mulher em uma ação de guarda.
Nestes momentos é que se descobre que há advogados que venderam sua alma por um punhado bem pequeno (mas pequeno mesmo porque a família é pobre) e que não tem um mínimo de vergonha e respeito pela sociedade.
Defender que esta senhora tenha a guarda de uma criança já seria uma lástima, de três então, deveria ser prática criminosa com previsão de fuzilamento.
Quando este filho que está preso, sair da cadeia e matar o seu filho, aí sim eu quero ver estes defensores dos bandidos. Só quem mora nos arredores de onde passa esta quadrilha sabe bem o que fazem com os comerciantes. Em grupo se sentem machos, sozinhos, são um bando de mariquinhas.
Quebram vidraças, destroem lojas, fecham estabelecimentos comerciais, agridem, espancam e matam simplesmente porque se torce por time diverso. este país só terá jeito quando existir cadeia pros pais destes criminosos, ou, quando a paternidade e maternidade forem possíveis somente após um curso intensivo de no mínimo cinco anos de civilidade.
Desejo que esta senhora perca a guarda, desejo que seja impedida de ter contato com os netos e desejo por fim que ela seja presa por produzir bandidos em massa e tentar se pós graduar nesta canalhice.
Esta sra. ainda se da ao desfrute de questionar a criaçao dos neto? Oras, mas se nao conseguiu criar descentemente os proprios filhos, quem ela pensa que é pra se sentir em melhor condiçao de criar os netos? Apoio totalmente o dr. Renato e repudio profundamente advogados que pegam este tipo de causa. Defender este lixo é como se sentenciar a propria morte.
Regina,
Quando era criança meus pais me ensinaram que deveríamos respeitar os mais velhos. Sempre respeitei o que eles diziam, mas sou um, contestador por excelência. Com o tempo descobri que não devo respeito aos mais velhos, aos mais jovens, aos negros, aos brancos, às mulheres, aos gays, aos deficientes, nenhum deles. Devo respeito a gente séria, honesta e trabalhadora que rala todo dia para fazer deste país uma nação decente. Isto não tem nada a ver com idade, etnia, opção sexual.
O Sarney envelheceu, o Lalau envelheceu, o Marcola envelhecerá, o Fernandinho Beira-Mar envelhecerá, até o Lula envelheceu e esta mulher que polui o mundo com marginais que tiram a vida de gente inocente também envelheceu. A todos desejo que paguem pelos seus crimes.
Sobre esta senhora (se for a mesma que penso), tenho muito nítidas em minha cabeça três cenas:
Cena 1 - Final da taça São Paulo de futebol júnior. Pancadaria no estádio. Um jovem de uns 15 anos corre pelo campo perseguido por dois jovens de 20 e poucos anos, um deles com um porrete na mão. O que tinha a arma acerta a cabeça da vítima. Ela cai e o agressor segue batendo na cabeça do menor já desacordado (talvez a cena mais selvagem da vida real que já vi na vida). A vítima morre. Os dois agressores eram os filhos desta senhora. Pergunte à família da vítima qual o respeito que eles têm por esta senhora. Pode ter certeza que o respeito deles é o mesmo que o meu.
Cena 2. Um jovem de 22 anos é aprovado em 3º lugar na faculdade de medicina da USP. Sua família faz uma festa para comemorar o êxito do menino. São milhares de sonhos que se concretizavam naquele momento. Primeiro dia de aula do rapaz. Ele traja uma camisa do corintians e no ponto de ônibus encontra um grupo de palmeirenses (eles agem em grupo, sozinhos são uns bananas). Estraçalham a cabeça do menino e colocam as fotos em redes sociais. A notícia correu o mundo e se descobre que o matador era o mesmo de antes. Nenhum defensor dos direitos humanos se manifestou.
Cena 3 - Semana seguinte uma organizada do corintians resolve se vingar e em uma emboscada encontra os irmãos assassinos. Estraçalham os dois. Um sobrevive e vai preso. O outro vai para onde deveria ter ido há tempos. A mãe dos canalhas, dá entrevista pro Fantástico colocando a culpa em quem? Na polícia. Sim, segundo esta patife os culpados são os policias que não defenderam seu filho que estava marcado para morrer. Todas as entidades defensoras dos direitos humanos estavam lá a culpar o Estado. Tiveram a pachorra e enviar um documento à ONU relatando a omissão da polícia paulista. Aos pais da vítima estudante de medicina, nada.
Pergunte àquela família que tinha acabado de ter seu filho aprovado em medicina qual o respeito que ela tem por esta senhora? Pergunte a eles o que fazer com todos os sonhos que tinham com o filho? Pergunte a eles como é o natal, ano novo, data de aniversário, fins de semana sem o pequeno gênio que tinham em casa. Nunca vi estes defensores dos direitos humanos visitando esta gente.
Vocês querem mídia. Querem ganhar no sofrimento alheio. São mais escória do que os assassinos. Fosse um filho meu, pode ter certeza mais do que absoluta que eu jamais, em hipótese alguma chamaria polícia. Resolveria esta questão eu mesmo. Faria com esta mulher tudo que ela realmente merece e com os filhos, muito mais do que eles merecem.
É por conta de gente da espécie desta velha (sim, bandidos envelhecem) que milhares de sonhos são cortados sem chance de negociar. Famílias são destroçadas. Odeio esta gente e odeio na mesma intensidade, o que chamo de lixo da advocacia que tem a coragem de defender estes animais. Veja bem, sei que todos merecem defesa, mas esta, no caso seria para que a justiça fosse feita. Quando um advogado entra em um caso deste e pede absolvição, acho que ele deveria ir pro fuzilamento junto, ou no mínimo que seu filho seja alvo desta quadrilha.
Este é o país do endeusamento paterno. Pais e mães são verdadeiros canalhas na criação dos filhos e só perdem a guarda se existir maus tratos. Mal educar não tira guarda. Assim, ficamos aqui, criando nosso filhos e nos preocupando se quando eles forem à padaria voltarão vivos ou em um caixão.
Vai chegar o dia em que as pessoas decentes e honestas vão cansar de ouvir vocês defensores dos fracos e oprimidos e passaremos a fazer justiça com nossas próprias mãos. Eu, você pode ter certeza. Se algo disto ocorre, meu destino é o presídio, mas levo pro inferno pelo menos uns seis destes lixos sociais.
Bom Lucas Alves Lezo esta de volta ao lar... Pois o juiz concedeu liberdade provisoria ao reu....(ele poderá cuidar do filho)
Nao culpo a Sra. pela atitudes dos Filhos,pois educar acredito eu ela tenha feito isso q ela ensinou o q é certo é o q é errado... Nao podemos condena-la pelas atitudes erradas q seus filhos escolheram...
Nao estou defendendo os filhos dela... estou somente dizendo q nao se pode condenar uma pessoa pelos erros de outra pessoa...
Sabemos muito bem q nem sempre os filhos seguem o que os pais ensinam...
Agora sobre ela querer ter a guarda dos netos, ai já é outra historia e foi isso que a amiga da senhora veio buscar no fórum, se ela teria direito a essa guarda...
Mila,
Você pode e deve discordar de mim. Este é um país livre, mas creio que sua tese parte de uma premissa falsa. "Sabemos muito bem q nem sempre os filhos seguem o que os pais ensinam..."
Não é bem assim. Claro que os filhos, quando adultos tomam rumos distintos em suas vidas. Claro que possuem a capacidade de definir os rumos que irão tomar, mas, prepará-los para convivência em sociedade é função dos pais. Isentá-los disto é dar-lhes uma carta branca para se omitirem. Isentá-los disto é o mesmo que dizer que pais não influenciam no caráter dos filhos quando adultos.
Nesta caso específico tenho certeza absoluta de que houve conduta comissiva dos pais no sentido de deturpar o caráter dos filhos. Segundo os melhores estudos de psicanálise a agressividade excessiva é motivada por deficiência na educação. A ausência de limites, ausência de valores, de princípios, das regras mais comezinhas de convivência social são sim definitivas na feitura de um ser que age com tamanha agressividade.
Crianças não acordam e decidem ser agressivas, elas têm um histórico ruim em casa. Diversos são os motivos mas todos convergem para a incompetência familiar. Trabalho com jovens que já tiveram problemas com a justiça e posso te afirmar sem medo de errar que em todos os casos eles foram levados a isto, seja em virtude da omissão dos pais ou da participação efetiva dos pais nisto.
Este tema não ganha as páginas dos jornais mas há milhares de pais que incitam os filhos a baterem nos coleguinhas da escola, que os incitam a serem mais fortes para agredir os outros. É sórdido mas há pais que levam as filhas para a prostituição, para as drogas e todo tipo de coisa ruim.
Enquanto não se meter o dedo nesta ferida o futuro é sombrio. Em famílias estruturadas ( e não falo de dinheiro) este tipo de jovem não existe. Ou se exige que esta gente se estruture para ter filhos ou teremos de aguentá-los chorando na TV a morte dos seus. A morte dos nossos pra eles não existe.
Rgina, se vc tivesse uma filha de 5 anos e aparecesse um Sr idoso e abusasse de sua filha. Vc tmb iria respeitar o mais velhos, os idosos? Então basta ter cabelos brancos e rugas para agir com toda deferência??
Claro que não!
Bandido tmb fica velho se der sorte de sobreviver !!!!
Do mesmo modo que mau carater tmb envelhece, desocupados, desquilibrados,.......
O respeito se dá a quem SE dá o respeito.
Renato Solteiro
Eu respeito muito seus post e concordo com a maioria das coisas q fala, sou sua fã de verdade como de muitos aqui no fórum...
Concordo com vc q se uma criança não tem uma base família licita terá problemas no futuro....
Se a criança cresce no meio de agressões, terá em sua cabeça q isso é normal...
O que eu quis dizer é q a família tem culpa sim, mas a família não pode ser julgada por uma coisa q uma outra pessoa fez.... O que eu quis dizer é q não podemos escrever coisas com tal agressividade ou falar com tal agressividade ...
Se vc puxar meu nome no fórum irá perceber q sempre busquei informações aqui.... E vou te dizer uma coisa, eu julgo meus sogros,pois qdo eram casados viviam em pé de guerra digamos assim , porém meu marido sempre foi criado sabendo o q era certo e o q era errado, e como o lar dele não era um lar harmonioso "ele encontrou o amor na rua" digamos assim... Fez coisa errada, ficou recluso por 4 anos... hj trabalha esta seguindo a vida.... Eu Julgo meus sogros por não ter dado uma base familiar para meu marido, pois se isso estivesse acontecido ele não teria encontrado acolhimento a rua... Mas não posso culpa meus sogros pelo erro do meu marido...
Outra coisa ele é super ,hiper,mega, blaster carinhoso com a filha, qdo ele tinha contato fisicamente com ela, ele da amor para essa criança muito mais do que muitos pais q nasceram em uma família cheia de amor... hj como estamos em um briga judicial para q ele possa ver a filha, ele manda recado para os coleguinhas da escola dela....
Sei q fuji um pouco do tópico e o q estamos discutindo... O que eu quis dizer é q podemos culpar os pais,por nao ter uma base familiar adequada,porém nao podemos julgar os pais pelas atitudes que seu filhos maiores de idade que sabe o que é certo e o que é errado por suas atitudes...
E volta a dizer eu entendi o seu ponto de vista sim, e concordo com vc... Só não concordei como a forma ríspida q abortaram a situação.
Mila,
Só pra que fique claro, eu não disse que os pais devem pagar pelos erros dos filhos. O tópico fala sobre uma senhora que quer ter a guarda de dois netos. Uma senhora claramente fracassada no criar dos seus filhos. Seria (na minha opinião) um absurdo sequer cogitar dar a guarda para esta mulher. Particularmente (até pelo fato de ser professor) não gosto de respostas do tipo "sim ou não". Sim? Por que? Não? Por que?. Até por isto, escrevo muito. No caso, quis fundamentar meu posicionamento e dei o histórico de mãe desta senhora. Dei a resposta jurídica ao que foi perguntado, depois dei a minha opinião sobre o que pra mim é o maior problema não do Brasil, mas de quase todos os países (há nações que já entenderam isto), qual seja o de criar requisitos para ter filhos, ou pelo menos, para ter guarda.
Trabalho efetivamente com crianças que já estiveram envolvidas com prostituição infantil, drogas, violência e todo tipo de mazela social e posso te afirmar tranquilamente que os grandes culpados por isto são pais despreparados e o pior, um judiciário que beira o ridículo.
O judiciário que é formado por pessoas que deveriam ser no mínimo sérias, todos os dias bate na nossa cara. Há pessoas que falam de roubos dos políticos, do mau atendimento da saúde, das escolas, que se soubessem o que é judiciário brasileiro teriam nojo da justiça.
Há sete anos tiro dinheiro do meu bolso junto com alguns que pensam como eu e bancamos uma instituição que trata de meninos assim, e este é o grande motivo de minha revolta. Quando nos chega uma criança com 8, 9, 10 anos de idade que é levada à prostituição pela mãe e levamos mais de ano para que seja feita uma audiência para a retirada da guarda daquela que mais a prejudica me dá vontade de largar tudo.
Vou te dar dois exemplos:
1 - Temos uma menina de 13 anos de idade com deficiência mental. Desde os seis anos (você leu bem, dá asco mas é a verdade) ela é usada na prostituição pela mãe. Ficou grávida e o conselho tutelar agiu e a trouxe aqui. Pariu faz sete meses (lembre-se ela é deficiente mental) e pedimos que o bebe fosse dirigido à adoção (pedimos antes de nascer, porque é óbvio que uma deficiente mental não pode criar um filho). Eis que o juiz da causa pediu evidências de que ela maltratasse a filha. Lá se vão sete meses e nem em 20 anos vamos provar que ela maltrata a filha (ela é deficiente mental, lembra?). Com uma canetada a apenas o juiz está impedindo que um bebe possa ter um rumo na vida.
Recorremos claro, mas você sabe, o judiciário está lotado com causas como esta aqui desta senhora (outro absurdo culpa dos advogados que usam o artigo 5 para lotar o judiciário) e enquanto isto estamos aqui, com um bebe de sete meses, uma mãe deficiente mental de 13 anos e por incrível que pareça, lembra da mãe que prostituía a filha? Pois é, nem dela conseguimos tirar a guarda ainda. Como o juiz negou, está em recurso. Precisa ser juiz pra saber que uma deficiente mental não cria filho?
2 - Temos um garoto de 15 anos que aos 13 era o chefe da "boca" onde morava. Era obrigado a dar o fruto do seu "trabalho" ao pai e à mãe (dois alcoólatras). O garoto tem 3 homicídios nas costas (três famílias destruídas por este câncer). Está conosco há 1 ano e 3 meses. Aqui pratica esportes, estuda (se revelou com um grande potencial intelectual) e mostra medo de ver os pais. O pai vem aqui (somos obrigados a deixá-lo ver o filho) e reiteradas vezes insiste em que ele saia daqui para voltar pro crime. Bom lembrar que eles não estão presos, saem quando querem. Nossa única regra é que se saírem não os recebemos de novo.
O pai é uma péssima influência pro filho. Foi condenado entre outras coisas por aliciar o filho ao tráfico, mas a juíza responsável pelo caso não retira a guarda porque segundo ela os pais não agrediam o moleque.
Entendeu? O Brasil precisa parar com esta asneira de que só perde a guarda quem espanca ou deixa passar fome. Enquanto isto não for revisto, haverá sim um grande movimento para redução da menoridade penal. Ou seja, os filhos são obrigados a conviver com esta gente, aprendem somente o que não prestam e quando deveriam estar estudando, jogando bola, brincando de bonecas começam a deliquir, daí querem por na cadeia, eles, que na verdade são vítimas daqueles.
Creio que isto ocorre porque om judiciário assim decidiu. Sim, foi o judiciário que criou este frankstein jurídico porque não há previsão legal para esta baboseira, mas são juízes né, boa parte deles acha que é Deus e uma significativa parte dos advogados repetem todas as asneiras que eles dizem sem sequer pensar no assunto.
Chego a dizer que se os advogados refletissem bem sobre as decisões judiciais, sobretudo as da "área de família" saberiam que há momentos em que este caras riem da cara da sociedade.
Renato Solteiro
Eu entendi perfeitamente o que quer nos passar, concordo plenamente em relação aos casos q deu de exemplo...
E eu tb tenho essa revolta.... as vezes acredito q eu fui colocada no mundo errado...
E como eu sempre falo na cabeça de juiz ninguém sabe o q pode sair... e sempre somos surpreendidos,por lutar por uma situação q estamos convivendo e sabendo q esta prejudicando o desenvolver de uma pessoa,porém os juízes as vezes decide pela pior opção...
Enfim as coisas estão ruins e eu acredito q podem pior e muito... com as coisas horrendas q esta acontecendo com frequência, esta virando cotidianas... e o povo reclama, mas fica todo mundo de braços cruzados, queria ver a população fosse as ruas e pedisse que fosse feita a nossa vontade queria ver se os políticos não iam se coçar.... Principalmente rever o código penal que é um código falho e com penas brandas...
Se as pessoas tivesse medo da justiça o Brasil não estaria do jeito q esta.
Boa tarde a todos