Tenho direito a pedir os anos de pensão que o pai da minha filha nunca pagou??????
eu tenho uma filha de 9 anos registrada pelo pai biologico dela, sendo que ela foi criada desde os 2 meses de idade pelo meu atual marido, o pai biologico dela nunca a visitou nestes 9 anos e nem nunca pagou pensão pra ela. nunca fiz questão de entrar na justiça para pedir pensão pq meu atual marido não queria e nunca deixou faltar nada pra ela, ela nem sabe que rosto o pai dela tem, ele só a viu antes dela completar 2 meses de idade. Agora minha situação financeira esta muito complicada, e estou pensando em entrar com pedido de pensão para ajudar nos cuidados com ela, pois eu tenho mais dois filhos e só meu marido esta trabalhando e não ganha muito. o que eu gostaria de saber é se tenho direito a receber pelos 9 anos que ele nunca pagou pensão ou só a partir do dia que eu der entrada no pedido? gostaria de saber tambem se caso ele queira ver a menina, se sou obrigada a deixar que ele a leve mesmo contra a vontade dela( ela não quer saber dele , diz que ja tem um pai que é o meu atual marido) ou se posso pedir que estas visitas sejam na minha presença ja que ela não o conhece e nem quer conhece-lo. eu o procurei para tentar um acordo amigavél ele me disse que se eu entrar na justiça contra ele ele vai tirar a menina de mim, alegando que saí da cidade sem que ele soubesse, e que por isso não sabia como visitar a menina, sendo que tenho como provar que só me mudei pra outra cidade quando ela já tinha mais de 6 anos e ele nunca a tinha procurado. não sei se vou fazer a coisa certa entrando com este pedido de pensão, porque ela não o conhece e nem quer ve-lo, ela ama o pai que a criou desde os 2 meses de vida (o padrasto) ela é obrigada a passar os fins de semana com ele mesmo contra a vontade dela? ou posso pedir na justiça que as visitas sejam na minha presença em hora e lugar marcado? gostaria re saber tbm qual o valor minimo que o pai é obrigado a pagar? sendo que ele é motorista de van e não tem carteira assinada, por favor algum advogado me esclareça pq nunca pedi pensão e não sei como funciona,na verdade so entrarei com este pedido pq realmente estou precisando.
esde já agradeço
1 - se tenho direito a receber pelos 9 anos que ele nunca pagou pensão ou só a partir do dia que eu der entrada no pedido?
Só recebe a partir do dia em que o juiz estipular a pensão
2 - se caso ele queira ver a menina, se sou obrigada a deixar que ele a leve mesmo contra a vontade dela( ela não quer saber dele , diz que ja tem um pai que é o meu atual marido) ou se posso pedir que estas visitas sejam na minha presença ja que ela não o conhece e nem quer conhece-lo.
Como ela nao o conhece, inicialmente as visitas devem ser na sua casa até que ela e ele tenham uma certa afinidade e no futuro isto pode ser mudado. Um acompanhamento com pscólogo pode também ser solicitado. As visitas devem ser estabelecidas na justiça.
Este cara não deu as caras até agora, portanto duvido que ele queira entrar na vida da filha só por birra. Se ele nunca se importou ou visitou a filha, ainda há a possibilidade do seu atual marido adotá-la
Como vc nunca quis requerer um direito que É DA CRIANÇA, a colaboração do pai no sustento dela, vc assumiu que iria bancar tudo. Não existe pensão se não foi fixada em ordem judicial.
Não tendo recursos para pagar um advogado particular, procure a Defensoria com seus documento e o da criança, levando o nome completo do pai da criança e seu endereço onde possa ele ser encontrado. Daí é spó requerer a pensão. Como autônomo a pensão será fixada com base no salário mínimo, cuja percentagem não costuma passar de 40%.
- gente e a socio afetividade do padrasto? segundo a mãe ele tmbm nw qis q ela pedisse pensão, entaum ele assumiu e nunka deixou faltar nd para a criança, pq ate onde eu sei qndo um homem assume um filho e ai digamos q ele foi traido + assumiu sem sb e depois q ele descobre q nw e o pai biologico + c for constatado a socio afetividade ele nw e obrifgado a arcar como c fosse o pai biologico? pai e qem cria pq c um pai q foi enganado pela mae assume a criança e tem afetividade o juiz nw o obriga a arcar com a criança? msm sendo enganado(sei q a criança nw tem culpa)+ ser obrigado a pagar pensão para um filho q nw é seu q vc assumiu achando q era dv ser foda...
dú entendo o seu ponto de vista...porem não é 0 caso a menina é registrada pelo pai biologico, sendo que nunca se interessou em ve-la, por esta razão meu atual companheiro não quis que eu pedisse pensão, na epoca eu tbm não precisava e nem queria...porem agora a situação é outra...e penso que...ja que nunca a procurou nem nunca se importou se estava bem ou não...nada mais justo que ele agora que estou com certa dificuldade financeira, que ele assuma ao menos a responsabilidade de colaborar com o sustento dela, se eu não estivesse precisando preferia mil vezes que tudo continuasse como está.
dú entendo o seu ponto de vista...porem não é 0 caso a menina é registrada pelo pai biologico, sendo que nunca se interessou em ve-la, por esta razão meu atual companheiro não quis que eu pedisse pensão, na epoca eu tbm não precisava e nem queria...porem agora a situação é outra...e penso que...ja que nunca a procurou nem nunca se importou se estava bem ou não...nada mais justo que ele agora que estou com certa dificuldade financeira, que ele assuma ao menos a responsabilidade de colaborar com o sustento dela, se eu não estivesse precisando preferia mil vezes que tudo continuasse como está.
reoli
Pois é, vc pode ajuizar ação de alimentos através de advogado constituido ou defensor público.
O valor dessa contribuição uma vez que o pai não trabalha com registro em carteira terá como base no salario minimo.
Essa pensão sera devida pelo pai a partir da homologação judicial; quanto aos 9 anos passados não são devidas uma vez que não existe determinação judicial nesse período.
No que diz respeito a visitação do pai biológico, este pode requerer regulamentação na justiça esse direito que é da criança conviver com o pai.
Boa sorte
Sem nenhum comentário. Apenas um teste de postagem, mas, aproveitando o ensejo, confirmo que quALQUER PENSÃO EM ATRASO SÓ PODE SER COBRADA SE EXISTIR UMA DETERMINAÇÃO JUDICIAL anterior CONCESSIVA DA MESMA. Mesmo tendo um pedido judicial ainda não deferido, NADA SE DEVE. COMO DITO, somente após uma determinação judicial, pois, caso não exista, TAMBEM NADA SE DEVE.
Mais do mesmo! Fico dias sm entrar e qndo entro m deparo cm isto! Entendo q c o padastro assumiu toda a situaçao, deve moralmente, exercer a condiçao d pai, ja q ate agora exerceu o mesmo! Q é, só lembram do pai qndo o calo aperta o sapato?? Judicialmente, c nao foi estabelecido na justiça, nada a fazr a nao sr constituir advogado/defensor e estabelecer visitas/pensao judicialmente. Sm chances d retroaçao d pensao uma vez q nada foi estabelecido judicialmente. Um conselho: prepare criança e padrasto para convivencia cm o pai biologico. Fatalmente ira acontecer. C querem q o pai cumpra cm suas obrigaçoes, terao tbm q conviver cm o direito d pai e filho estarem juntos. Boa sorte.
Então eu acho que ela fala isto agora que nem eu mais pra frente que ela senti o meu padrasto sempre me da o que eu quero na vdd queria que fosse meu pai de sangue mais não mais ele me trata como eu fosse filha dele de sangue me da tudo que eu quero quando o meu pai de sangue só me cada dia mais preocupação e mais sdd dele pq ele não vem me ver e a minha mae me proibiu de ver ele pq ele ta usando coisa que não presta ele a última vez que me procuro este ano ele falou que me amava não queria ficar longe de mim que tem ate hj as minhas roupinhas de quando eu era bebê a lembra quando a minha mae ia pra igreja me deixava com ele e com minha vó que ela gostava Muito de mim eu acho que a minha vo fosse viva hj eu faria convivendo com o meu pai
Vazio por que??? Sabe quantas pessoas convivem com seus genitores e percebem que são pessoas insensíveis, indiferentes, até mesmo má intencionadas, desrespeitosas???? Vc acha que se convivesse com o seu genitor seria diferente???
Todo mundo, sem exceção, adoraria que a vida tivesse sido perfeita, com pais amorosos, dedicados, compreensivos. Mas não é assim. Não é porque eles procriam que se tornam santos, bons, amorosos.
A capacidade de procriar não concede dons morais e emocionais. Psicopatas tmb fazem filhos.
Luana, se o pai não havia reconhecido o cidadão como filho dele, não assistia a este suposto pai a obrigação de colaborar no sustento do pretenso filho.
Somente depois que o sujeito reconhece que tem um filho é que dele pode ser cobrada a colaboração no sustento.
Se ele foge da justiça para não receber a citação, peça a seu advogado para ele ser citado por edital.
Karen, colaborar no sustento do filho é dever legal e moral, não precisa um juiz dizer isso aos genitores (pai e mãe) de uma criança. Mas, caso o genitor se desvie de sua obrigação, a justiça pode ser acionada para obriga-lo a cumprir com o dever legal a ele imposto, sob pena, em caso de desobediência a ordem judicial, de sofrer o que a Lei determinar, como até a prisão.
Por isso que só tem como cobrar pensão atrasada quando a justiça já a tiver determinado em sentença.
Para cobrar a pensão é preciso antes pedi-la por meio da justiça, e para pedir a pensão na justiça vc tem de ter oficializada a paternidade da criança, a justiça não vai cobrar de uma pessoa só porque vc diz que ele é o pai de seu filho, é preciso provar, e isso se faz pelo exame de DNA
bom dia eu gostaria de saber, o seguinte, meu namorado estava noivo, faltava poucos dias para o casamento, descobriu que sua parceira estava traindo,ai veio a cancelar o casamento, e ela casou com oque estava tendo um caso,ja se passou 5 anos e pouco, e tem um menino de 5 anos,esta registrada no nome de quem ela se casou ,agora faz 3 meses qui separou, e vem dizendo qui o filho e dele, ai ela trouxe um exame de Dna pra ele fazer, ele foi fazer daqui 20 dias sai o resultado. ele nunca soube qui este filho era dele , so agora qui se separou qui vem falando isto, quero saber como funciona, ele tem qui dar os atrasado se for filho dele , e a pensão estando registrado no nome de outra pessoa, e ele nao sabia de nada qui esta crinça era filho dele , se for comprovado qui está criança é filho dele oqui ele tem qui dar.