aposentadoria por invalidez e renovação de cnh

Há 13 anos ·
Link

Meu marido é aposentado por invalidez faz mais de um ano por depressão bipolar e a cnh dele esta para vencer é categoria a/b,eu gostaria de saber se ele pode renovar e se ele renovar é ´perigoso ele perder o beneficio, pois eu quero que ele fique com os documentos em dia e também quando ele não esta em crise ele dirige , eu não quero que ele se sinta totalmente inútil mas também ele não pode perder o beneficio ; me ajudem por favor. Agradeço desde já.

6 Respostas
Joao Ribeiro
Há 13 anos ·
Link

sempre houve esta dúvida. principalmente no caso do seu marido que é aposentado por problemas psiquiátricos. imagino que, no caso dele seja até um risco para ele e para terceiros, visto que, possivelmente faça uso de medicamentos controlados.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

sim ele usa medicamentos controlados . mas ele pode ou não?

JusticeiroPrevidenciário
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Problemas psiquiátricos, não pode ter acesso a CNH, se usarmos de inteligência uma pessôa que não goza de saúde mental, certamente não poderia está gozando de confiança para dirigir um veiculo, então pelo bom senso o INSS e o DETRAN estariam certos em remover o CNH de um cidadão com transtornos mentais.

Representando
Advertido
Há 13 anos ·
Link

JusticeiroPrevidenciário 28/12/2012 20:40

Problemas psiquiátricos, não pode ter acesso a CNH, se usarmos de inteligência uma pessôa que não goza de saúde mental, certamente não poderia está gozando de confiança para dirigir um veiculo,

Mas sendo em grau moderado todos tem um pouco! Renovação de CNH amador(não remunerado) não é exigido psicoteste, então pelo bom senso o INSS não deve intervir no DETRAN.

FFH
Há 13 anos ·
Link

Na minha opinião, quem deve avaliar se a pessoa tem condições ou não de dirigir é o DETRAN, por isso eles tem os peritos no momento da renovação. O aposentado por invalidez, tem que ter o senso, se está ou não apto a dirigir. É óbvio que uma pessoa com problemas psiquiátricos graves, não pode e nem vai sair dirigindo, aí sim deve-se solicitar a apreensão da CNH. Mas existem outros transtornos que embora gerem a invalidez, a pessoa tem ciência de quando está em condições de dirigir ou não. Mas é um tema com muitas opiniões diversas. Aconselho a procurar um advogado especialista em direito do trânsito e também consultar seu médico que te assiste. Obs.: a CNH não pode conter a inscrição "exerce atividade remunerada", pois aí você pode correr risco de perda do benefício. Att

Zé Paulino
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Olá João Ribeiro, bom dia! Gostaria de trocar experiência contigo relativo ao INSS, já que também sou portador de marcapasso e CDI, meu e-mail: [email protected] , abraços!

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos