Caros colegas, estou pesquisando locais para abrir uma "salinha" para eu poder ter um endereço comercial. Me ajudem com dicas, de como captar clientes, sobre anuncios dos meus serviços, etc. Minha area é criminal e direito de familia e sucessões. Há alguma estratégia que eu deva adotar? peço ajuda aos colegas que já estão a mais tempo na profissão e já passaram por essa fase. Eu sou recem formada, acabei de passar no exame da ordem (Vll exame) , apesar de ser nova na área, sou estudiosa, competente e muto dedicada, já vou dá inicio na pos graduação. tenho medo de não captar clientes e acumular aluguel, luz, etc.. vejo que não é tão fácil assim, simplesmente pegar a carteira d aordem e chover de clientes me ligando. Amanhã será minha primeira audiência, estou muito feliz. Grata por todas as respostas, me ajudariam muito nessa nova fase da vida. Sucesso a todos.

Respostas

    A

    Adv Antonio Gomes Quarta, 09 de janeiro de 2013, 23h57min

    10 Dicas para Captar Clientes na Advocacia

    A captação de clientes é uma importante preocupação da maioria dos escritórios de advocacia, pois esta é uma das melhores formas de possibilitar o crescimento e a viabilização financeira do negócio.

    Existem diversas formas de captar novos clientes. Vamos relacionar dez maneiras práticas e de simples implantação para captar clientes, e que podem ser desenvolvidas imediatamente por qualquer escritório de advocacia.

    Estas idéias em formato de dicas são as seguintes:

    Dica 1 – Relacione seus clientes inativos e mande mensagem para eles, sugerindo novos serviços que possam estar necessitando. Existe uma frase em vendas que diz: “procure novos clientes para seus produtos e novos produtos para seus clientes”.

    Dica 2 – Peça indicação a seus clientes de pessoas, parentes ou amigos que possam estar precisando, ou possam vir a necessitar no futuro dos serviços de seu escritório, e crie uma espécie de “brinde” para quem indicar um cliente, tipo uma agenda personalizada, que tem um custo relativamente baixo.

    Dica 3 – Desenvolva parcerias com profissionais de áreas relacionadas a de seu escritório, e troquem cadastro de clientes, ou mandem uma correspondência em conjunto para os clientes dos dois escritórios. Por exemplo, escritório de contabilidade com um escritório de advocacia, porém, existem dezenas de outras possibilidades.

    Dica 4 – Utilização do cartão de visita de forma dinâmica. Consulte nosso artigo sobre o assunto.

    Dica 5 – Participação em associações, grupos e comunidades formadas por seus clientes alvos. Por exemplo, um escritório de advocacia especializado em direito empresarial ganharia muitos clientes se participasse de maneira ativa nos CDLs, associações comerciais, sindicatos da classe patronal e outras associações que congreguem empresários.

    Dica 6 – Ministrar palestras para as associações e grupos que sejam freqüentadas por seu público alvo.

    Dicas 7 – Publicação de artigos de interesse de seu público alvo.

    Dica 8 – Criação de um blog sobre os serviços do escritório, e inclusão nele de artigos e matérias de interesse relevante de seu público alvo, e envio de e-mail com o link do blog de forma individual e personalizada para seus clientes, sugerindo que eles repassem também para outros amigos e pessoas do ramo.

    Dica 9 – Criação de um site, com um conteúdo de interesse relevante para seus clientes. Por exemplo, um escritório de advocacia trabalhista pode criar um conjunto de dicas para que as empresas evitem ações trabalhistas, e com isto despesas desnecessárias. Remeta o endereço do site para seus clientes, e divulgue também através de links patrocinados e de publicação de artigos na internet.

    Dica 10 – Remessa freqüente de release para a imprensa com dicas, curiosidades e notícias de interesse público sobre sua área de atividade. Esta ação poderá gerar uma matéria na imprensa e promover o nome de seu escritório.

    Estas e outras dicas fazem parte do conteúdo de nosso e-book, “Etapas Básicas para Implantação de Marketing Jurídico em Escritórios de Advocacia”, lançado recentemente, e devem ser utilizadas sempre de acordo com o código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB.

    A utilização de todas estas ações, em conjunto ou individualmente, e adaptadas à especialização do escritório e ao perfil do profissional, certamente criarão inúmeras novas possibilidades de negócios, mas exigirão que o profissional assuma uma atitude pró-ativa na implantação de todas esta ações.

    Ari Lima

    e-mail [email protected]

    H

    Heidegger (99% ateu) Quinta, 10 de janeiro de 2013, 1h06min

    Jack,

    Como é estudiosa, aconselho que estude para concursos, ou, caso queira realmente se dedicar a advocacia, estude para alguma Procuradoria Municipal. Além de existir mais de cinco mil municípios no Brasil, é mais fácil ser aprovado nesse concurso que em outros, como de Procuradoria Estadual, por exemplo.

    Como Procuradora ficará impedida de exercer a advocacia apenas contra a Fazenda Pública Municipal, e terá a renda suficiente para manter aberto o escritório (caso não desista), até conseguir clientes. Em cinco anos talvez tenha um número razoável de clientes e poderá se exonerar. E com uma renda fixa terá tranquilidade para selecionar melhor suas ações, e seus clientes.

    Não existem milagres. O mercado é brutal. Não viva em ilusões. Pequenos escritórios quase não têm chances no mercado. O que mantém pequenos escritórios no mercado são os clientes adquiridos ao longo dos anos, ou então os profissionais possuem outra renda. Por exemplo: é professor e advogado; Empresário (empreendedor, sócio, etc.) e advogado; servidor aposentado, etc.

    Sobre a pós-graduação lato sensu, data venia, esqueça isso. Se o objetivo é apenas aprender mais, ótimo, aí talvez valha a pena, mas se pensa em lecionar, saiba que com pós-graduação lato sensu não conseguirá coisa boa (salvo se tiver um padrinho).

    Aqui em Goiás, por exemplo, eu só consegui vaga em Faculdade que pagam R$ 25,00 a hora-aula (eu dispensei). E é raro ter concurso para professor especialista. O último que eu vi aqui em Goiás era apenas para temporário, e isso já faz uns dois anos. E ganhava muito pouco.

    Nas Universidades quem pagam bem, aproximadamente R$ 130,00 a hora-aula, só entra se for Mestre, por concurso, ou então, sem concurso, se conseguir entrosar na panelinha, e como entrosar na panelinha não é fácil, pelo menos não para os que não possuem a habilidade de puxar o saco, melhor é estudar para o concurso de professor, e para isso é preciso ser mestre.

    Faça o Mestrado.

    Eis alguns concursos que estão com as inscrições abertas:

    Município de Contagem (MG), quatro vagas para Procurador Municipal. R$ 7000,00;
    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-contagem-mg-4-vagas

    Procurador da Câmara Municipal de Paulo de Faria, Estado de São Paulo. R$ 4600,00.
    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/camara-de-paulo-de-faria-sp-1-vaga-717

    Prefeitura de Paulínia, SP, 7 vagas até R$ 5800,00. Procurador
    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-paulinia-sp-7-vagas

    Advogado do COREN-DF:
    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/coren-conselho-regional-de-enfermagem-df-12-vagas

    Para uma pesquisa geral:
    http://www.pciconcursos.com.br/pesquisa/?q=procurador

    Se não fizer questão de advogar, ainda há os concursos para Delegado, que não necessitam, na maioria dos casos, de prática jurídica.

    Enfim, concurso para Procurador Municipal e Mestrado. É o melhor caminho, a meu ver.

    ?

    Advogada2013 327700/SP Sexta, 11 de janeiro de 2013, 17h22min

    Prezado Antônio, muito obrigado pelas dicas. Um abraço.

    ?

    Advogada2013 327700/SP Sexta, 11 de janeiro de 2013, 17h29min

    Olá, muito obrigado pelas dicas, realmente sao interessantes, aqui em Sao Paulo mestrado só depois de fazer por graduação, não da para iniciar pulando a ordem. Meu foco e justamente fazer o mestrado, mas antes preciso terminar a pos.
    Hoje tive uma entrevista para advogada correspondente, e deu certo, o salário não e muito mas tenho liberdade para atuar em causas próprias e assim adquiro experiência.
    Quanto a concurso estudo bastante, acabei determinar um curso para delegado da policia civil, que alias acho quentes ou terá prova ai em Goiás. Mas para mim, sair de Sao paulo nao e meu foco. Vou tentando, meu foco e delegado da policia civil sou MP. uma hora eu chego lá, mas ate lá preciso de uma renda. Concurso e uma realização a longo prazo. Um abraço, precisando, estou a disposição.

    H

    Heidegger (99% ateu) Sexta, 11 de janeiro de 2013, 18h14min

    Jack,

    O único requisito para participar do processo seletivo de qualquer Mestrado, em São Paulo ou em qualquer lugar, é ter concluído ou concluindo (9.º período do curso) a graduação. Basta ler algum edital qualquer.

    O currículo, quando uma pós lato sensu tem, ou pode ter, alguma influência, serve apenas como critério de desempate.

    ?

    Advogada2013 327700/SP Sábado, 12 de janeiro de 2013, 21h59min

    Pois e, mas aqui as universidades querem primeiro que tenha pôs e mestrado, e melhor ainda se tiver doutorado, sao exigentes. Um simples mestrado nao e muita coisa por aqui. A concorrência e enorme... Os professores das universidades aqui a maioria sao doutores. Nao da para competir com o curricular deles. Por isso to correndo atras agora porque nao estou preparada para da aula, isso e um plano a longo prazo. Beijos.

    F

    FJ.Brasil Sábado, 12 de janeiro de 2013, 23h29min

    Um homem entra num escritório de advocacia e pergunta sobre os honorários para consultoria. - Cinqüenta dólares por três perguntas - responde o advogado. - Mas não é um pouco caro? - pergunta o homem. - Realmente é - responde o advogado. Qual é sua segunda pergunta? rsssss

    A piada foi só uma brincadeira...
    Todo inicio necessita de muita dedicaçäo, a concorrencia é enorme...Eu sempre falo para as pessoas que estäo iniciando, seja de qualquer profissäo...os detalhes fazem a diferença...é muito importante o advogado iniciante, trabalhar o medo e a insegurança...No inicio näo da pra perder clientes, é necessario transmitir confiança e segurança. Vc mesma diz, que é muito estudiosa e competente, acredito !!! Além de vc ter competencia como advogada, precisa ter competencia para administrar o seu escritório, pois é um negócio como outro qualquer. A minha dica: faça um cartáo de visitas apresentavel, ou seja, nunca faça impressos em grafica expressa, pague um profissional em designer grafico, para desenvolver um cartäo profissional, com pelo menos 3 numeros de operadoras (tim, vivo e claro). Crie um blog, de preferencia registre um dominio www com o seu nome ou do escritorio. tenha seu email personalizado. toda parte de impressos deve ser personalizada com seus dados. Procure alugar uma sala, em local que tenha um fluxo grande de pessoas...sempre proximo a estaçoes de metro! Procure ter um bom relacionamento com os comerciantes do bairro. Essas pessoas sempre indicam um futuro cliente! Isso é só o basico pra vc iniciar e irá gastar uma mixaria.
    Desejo boa sorte e muito sucesso!

    ?

    Advogada2013 327700/SP Sexta, 01 de fevereiro de 2013, 20h19min

    Muito obrigado FJ, dicas valiosas. Toda parte gráfica já fiz, paguei caro mas valeu a pena. Fiz alguns anuncios também que estão rendendo... sempre aparece um cliente, coisas pequenas, mas já me animam. Sucesso pra você.

    J

    JESSAD Quinta, 14 de agosto de 2014, 22h34min

    Quero que você entre em contato comigo , se for da cidade de São Paulo , para lhe ajudar na advocacia .
    Fui aprovado no VIII EXAME DA OAB .
    [email protected]

    M

    Mônica Sampaio Segunda, 14 de dezembro de 2015, 15h09min

    Olá Advogada2013, você poderia entrar em contato comigo. Falo da Bahia, Salvador.
    email [email protected]

    Grata