Peça de encanamento quebra ao mudar a torneira.

Há 13 anos ·
Link

Prezados, boa tarde!

Gostaria de tirar uma pequena dúvida relacionada a Direitos e Deveres de Locadores/Locatários:

Eu e minha esposa alugamos um apartamento à 5 meses. À época recebemos um laudo de vistoria realizado pela imobiliária o qual possuía alguns itens que foram contestados após uma vistoria por nós realizada posteriormente. Itens nos quais, por razões obvias, não incluía o encanamento.

Há quase 1 mês, fui instalar uma nova torneira na cozinha por conta de uma necessidade (precisava de uma troneira que possuísse saída para filtro acoplada) e ao tentar retirar a torneira antiga, vi que a mesma estava um pouco dura. Continuei a fazer força para rosquear até que a mesma cedeu. Porém logo notei que a mesma tinha ficado muito 'mole' e para a minha surpresa vi que a peça do encanamento conhecida como "joelho" (que era de ferro e ficava dentro da parede) havia quebrado e boa parte dela saiu juntamente com a torneira.

Chamei um bombeiro hidráulico que efetuou o reparo, quebrando o entorno do buraco onde estava a torneira e colocando uma peça nova que eu havia comprado (peça da mesma qualidade das que são utilizadas hoje em dia nas construções).
Ainda nesta ocasião, observei melhor o joelho quebrado e notei um altíssimo grau de desgaste que inclusive acabou por quase entupir completamente a peça. (NOTA: com a torneira antiga, a água tinha uma vazão relativamente fraca mesmo com a torneira totalmente aberta e uma coloração levemente amarelada. Agora com a peça nova, a vazão é muito superior e a coloração da água tornou-se incolor.)

O meu problema foi que ao entrar em contato com a imobiliária para relatar o ocorrido e solicitar a divisão do ônus junto ao proprietário, a mesma informou que eu era o responsável alegando que antes do manuseio, tudo estava funcionando. Com isso eu teria que arcar com todo o ônus do reparo, incluindo a recolocação dos 4 azulejos que foram danificados durante o reparo.

Gostaria de saber dos colegas mais esclarecidos no Direito, se realmente isto procede, ou seja, eu é quem tenho que arcar com a totalidade do ônus. Pergunto isto pois faço as seguintes considerações:

  • como não pude visualizar o encanamento, logo não pude avaliar o mesmo;
  • ainda em relação ao item anterior: se eu soubesse que a degradação estava tão avançada, não teria trocado a torneira. Assim me sinto induzido ao erro por crer que o encanamento estava em ordem.
  • trocando a peça por uma nova, acredito ter feito mais uma melhoria no apartamento pois a vazão e a qualidade da água melhoraram muito (NOTA: não era possível reparar a peça e nem é considerada boa prática usar as mesmas peças desgastadas.)

Desde já agradeço a ajuda dos colegas e peço desculpas pelo longo texto.

Alexandre Junior.

1 Resposta
maspp- Rio de Janeiro
Há 13 anos ·
Link

Alexandre Junior.

É infelizmente você como locatário não tem como saber se a tubulação esta em bom estado. Realmente você tinha que trocar a torneira e com a tubulação ruim o resultado não seria diferente, tubulação quebrada.

O conserto da tubulação é do proprietário, e como a restauração dos azulejos. Não é justo você pagar pela melhoria do imóvel, sua resta apenas a torneira.

Mas vou logo falando que proprietário não gostam de pagar, às vezes pode apenas não saber mesmo, outras por querer levar vantagem da situação.

Como locatário você não é obrigado a trocar nem que seja um cm de tubulação para o proprietário. Mande uma carta para Imobiliária explicando que troca de tubulação pertence ao proprietário e não ao locatário. E que a além da troca cabe ao proprietário a restauração do local.

E explica também que a água já estava com bastante ferrugem, sinal que a tubulação não tinha sido trocada, e estava muito ruim, mesmo funcionando a meia boca, e não é justo você com locatário ter que pagar para beneficiar (melhoria)o imóvel dele. E quando se aluga um imóvel nunca falam que a tubulação esta ruim, tipo se estourar é problema do inquilino, pois quando se alugar aparentemente esta tudo correto.

Caso de nada se resolva, já a Pequenas Causas e pede informações a este respeito e como você deve proceder.

Espero ter ajudado,

Boa sorte

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos