Empregada que rouba, ajuda!

Há 13 anos ·
Link

Boa tarde, Não entendo nada de direito, nem sei se escolhi a categoria certa, mas creio que alguem possa me ajudar. Voltei a morar com meu pai há 2 anos atrás para fazer faculdade aqui na cidade dele. Meu pai mora sozinho mas temos uma empregada que já trabalhava aqui quando voltei a morar com ele, e desde que voltei minhas coisas sempre somem. Ela "rouba" minhas roupas, calças, sapatos, óculos, brincos, correntinhas de ouro, pingentes de ouro, até minha webcam ela carregou pra ela. Eu sei que foi ela pois aqui em casa somos somente eu e meu pai. rarmente trago alguma amiga aqui em casa, e a namorada do meu pai vem aqui as vezes final de semana, mas ela eu tenho certeza que nao é, a unica pessoa que tinha livre acesso ao meu quarto era a empregada, agora meu quarto só vive trancado quando vou pra aula, e eu mesma arrumo minhas coisas, dou faxina no quarto. Mas as roupas continuam sumindo pois quando lavo e deixo secando no varal ela sempre pega uma blusinha, ou uma calça... é uma situação insuportável. Meu pai pe muito desligado e não da muita importancia quando eu falo essas coisas, fala que acredita em mim mas q ele nao tem o que fazer, pq não temos como provar, e ele tem medo dela processar depois, e ele fala queé muito dificil arrumar empregada nova, etc... ou seja, meu pai nao quer problemas, não quer ter preocupações com essas coisas, então ele não faz nada, fala que é bobagem que ele me da roupa nova, e que se eu quiser que eu posso conversar com a empregada, que ele nao vai se meter nisso. Fora as coisas aqui de casa q ela pega tb e que meu pai nao percebe, coisas de cozinha, toalhas, lençois, pano de prato... comida... só dinheiro que ela nunca pegou, pois eu nao guardo dinheiro em casa e sempre deixo na minha bolsa quando tenho. Gostaria de saber o que posso fazer, que argumentos posso usar para intimidar ela a não fazer mais essas coisas e devolver o que já pegou ( se ainda tiver) mas de uma maneira que nao acuse ela diretamente, pois nao tenho como provar. Quero argumentos reais para usar com ela, reais e legais, que a faça ter medo de consequencias se continuar roubando minhas coisas. Posso ir na policia dar queixa? Isso funciona, isso existe? Posso falar com ela que as coisas somem muito, e que não tem lógica minhas jóias sumirem, e que se nao aparecer eu vou na polícia, que eles vão descobrir como sumiram essas coisas? O que posso fazer? Já pensei em colocar cameras escondidas, mas agora como ela nao entra mais no meu quarto, o unico lugar que ela pega minhas coisa é na área de serviço, hj em dia ela só pega roupas, e sinceramente nao sei se a policia poderia resolver caso de empregada roubando roupas, com tantas coisas mais graves acontecendo pelo mundo... O que posso fazer? Me sinto refem e sem saída, dentro da minha propria casa. Me ajudem.

9 Respostas
Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Acho que a saída é instalar câmeras escondidas em locais estratégicos, como na cozinha, área de serviço, quartos e ligá-las antes da empregada chegar. Ao final do dia conferir as filmagens e quando pegarem ela, prestar queixa levando as imagens. Acho que falar com ela sem ter provas ela se ofenderá e ainda dará problemas maiores pra vcs.

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

vc pode deixar um celular num local estratégico gravando, pegar uma filmadora emprestada de alguém e posicionar disfarçadamente, deixar uma webcam ligada gravando, sei lá, se for falta de verba para as cameras (faça um orçamento num local especifico) use a imaginação.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Pois então, eu posso comprar as cameras, mas e depois que tiver com as imagens, o que faço? Como devo proceder? Devo ir na polícia? A polícia resolve esse tipo de caso? É essa a minha dúvida, entende? Imaginação para dar flagrante nela é o que não falta. O que falta é informação sobre o que fazer depois que tiver provas? Pois acho que mesmo com provas isso não vai dar em nada. Por isso tenho certeza que se conversar com ela, e ela ver que eu vou tomar providencias ela vai deixar de fazer isso e quem sabe devolver as coisas. O que eu peço, é que alguém que tenha esse conhecimento jurídico me diga o que posso fazer, quais coisas devo falar com ela mostrando as consequencias que ela pode sofrer se eu descobrir como as coisas somem, entende? Me desculpe, mas eu não quero conselhos para comprar coisas mais baratas, como fizeram em outro post. Quero mostrar pra ela que ela pode se dar mal se continuar agindo dessa forma, pegando o que não é seu.

Insula fênix
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

De posse das imagens vc vai a delegacia e registra a queixa de roubo. A policia vai na casa dela "convidá-la" a prestar esclarecimentos na delegacia. Seu pai a demite por justa causa e ela responde ao processo.

Insula fênix
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Grave os roubos, mostre a ela e exiga que faça uma carta de próprio punho reconhecendo os roubos e que por isso se demite. Ela deve abrir firma no cartório e vc reconhece a firma dela na confissão.

Explique a ela que se ela levar a questão à justiça vc aprensetará a gravação junto a confissão.

José Silva Aleixo
Há 13 anos ·
Link

´Juridicamente falando...

B.O. boletim de ocorrência. Despedimento por justa causa.

A partir daí vocês têm que analisar se vale à pena pôr uma ação em tribunal. Veja, por vezes o roubo não é de quantia elevada, vocês seguramente gastarão muito mais com um advogado. Se ela for réu primário, ter bons antecedentes etc não pega prisão, acaba pagando pena em liberdade.

Pessoalmente falando:

Outra questão tem a ver com as represálias. Sim, bandido, marginal, sem-carácter tem a doce mania de se vingar... Sendo que nesta situação são bem exitosos, cuidado !

Insula fênix
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Bem lembrado!!!!!

O melhor é filmar mostar a seu pai a sujeita roubando e dispedí-la sem justa causa.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Obrigada gente pelas orientações. Eu sinceramente não quero fazer mal a ela não, não quero que ela seja presa coitada, mas quero que ela tenha consciencia de que eu não sou burra nem cega, e vejo que minhas coisas estão desaparecendo do nada, então é claro que eu vou pensar que é ela, e quero poder conversar com ela tipo " fulana, depois queria que vc procurasse pra mim pela casa minha correntinha de ouro (um exemplo), pois já procurei pelo meu quarto todo, e não achei, e como aqui em casa nao entra ninguém TEM que estar em algum lugar, se não achar é pq deve ter entrado alguem aqui dentro, e se foi isso vou ter que ir na delegacia fazer um b.o para descobrir como minhas coisas somem tanto..." Quem sabe assim ela não acaba devolvendo e parando de pegar as coisas. Tenho certeza que nao é de interesse dela ser demitida, pois ela ganha bem aqui em casa, nao tem muito trabalho, não tem patrão o dia todo pegando no pé, vai embora cedo, numa casa onde só moram 2 pessoas que nao fazem bagunça e q ficam fora o dia todo... quero ver onde ela vai arrumar outra mamata dessas...

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Muito obrigada, Insula fênix!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos