com que idade o filho pode escolher a guarda ?
eu tenho 13 anos , moro com a minha mae e vejo meu pai 2 finais de semana por mes . Gostaria de saber se com essa idade eu posso escolher com quem morar . Queria muito morar com o meu pai , eu me sinto melhor e nossa relacao eh bem mais saudavel , so que a minha mae diz q eu n posso opinar . Gostaria de saber se eu posso morar com o meu pai mesmo contra a votade dela ... por favor me ajudem Obrigada
Menor de 16 é considerado incapaz, nem casamento no civil é celebrado apenas com os pais autorizando!!! E a justiça não autoriza mais sem que a investigação social defina do adolescente com perfil psicológico bem acima da média, desde que o par dele tenha mais de 16 anos e trabalhe, seja emancipado e tenha profissão. Conclusão, coisa rarissima!!!!!!!!!
assunto antigo, a menina ja e quase maior de idade, mas eu fiquei impressionada com os comentarios machistas que li! Ainda me impressiono em como as pessoas tem certeza deque mae eh melhor que pai e que a menina quer ficar com o pai apenas pq la eh oba oba. Alias, se a guarda compartilhada de fato fosse feita com para que a convivencia fosse realizada de modo equilibrado, a crianca saberia como sao cada um dos pais, de fato! Visitar pai ou mae eh um termo tao esdruxulo! Nao saber como eh a rotina ou o dia a dia deles, se acordam para trabalhar e tomam banho ou cafe primeiro, de bom ou mau humor, pq essa eh a verdade...muitos pais e filhos nao se conhecem de verdade...pq a justica regulamenta VISITAS e nao CONVIVENCIA. Quem visita alguem nao tem a oportunidade de conhecer a rotina real...so a convivencia torna isso possivel. Ler tambem sobre pai trabalhar o dia inteiro eh para rir...sou mulher e trabalho o dia inteiro. Deve ser por esse tipo de comentario que a mae do meu enteado esta tentadno extorquir meu marido buscando que meu enteado tenha de pensao muito mais do que ela mesma ganha de salario...pq ai ela pode falar: mas eu estou em casa fazendo nada e meu filho na escola integral...e o pai nao pode cuidar...pq esta trabalhando para pagar a pensao que eu estou lutando na justica para extorquir! COMENTARIOS SURREAIS EM PLENO SECULO XXI !!!
Pode escolher sim, converse com seu pai e peça pra ele entrar com pedido de guarda e pensão. Maior de 12 pode decidir sim, vai ser feliz. Se sua mãe só deixa vc ver ele de 15 em 15 dias, com certeza sofreu alienação parental. Lute pra ficar mais com seu pai, não desista nunca. E não caia em chantagens emocionais que com certeza sua mãe fará.
Gilson, não existe esta obrigação do filho decidir, até seria cruel passar a criança a decisão, seria exigir que ela escolhesse um lado, se pondo contra um ou outro genitor. Pai ou mãe que assim age é um ser miserável e cruel, incapaz de ser genitor.
Nenhum juiz é obrigado a ouvir o adolescente, ele ouve se quiser, e mesmo ouvindo nada garante que ele leve em consideração o que a criança disser.
Se o pai ou a mãe quer maior convivio com o filho, que peça a alternãncia de lar para o filho, simples!!
Não existe esse negócio de 15 dias uma ova! Vcs não tem ideia de como os homens que querem ser pais sofrem. A justiça ainda dá um poder descabido para a mãe, que muitas vezes dificulta ao máximo do pai participar da vida do filho. Aí vejo um monte de gente dizendo que pai só tem festa com filho. Meu marido vê sua filha 4 dias no mês. A mãe não deixa de forma alguma aumentarmos a convivência. Acham que é só entrar na justiça e aumentar? Nada. Ações, perda de dinheiro , pra um juiz retrógrado achar que 4 dias no mês são suficientes. Essa é a realidade dos fóruns. Nem a guarda compartilhada conseguimos, mesmo ela sendo automática. Ainda mais, no divórcio, a assistente social e psicóloga falaram para meu marido voltar para ex. A justiça é retrógrada, injusta. A lei é uma, mas eles agem de outra forma nos fóruns.
Vejo tantas pessoas detonando os pais ( o homem ) que nem vou comentar, só vou dizer para vocês que tenho uma filha que foi criada pela mãe, a qual sempre praticou alienação parental, mas como isso é muito difícil de provar, o que pude fazer e faço até hoje é sofrer pela falta que faz minha filha. Hoje ela já está com 19 anos e não fala comigo, não liga, não manda mensagens, nada, nada. Fiquei sabendo que estava namorando porquê postou foto no facebook, sem um mínimo de consideração. Infelizmente a maioria das pessoas como até mesmo a lei, nos iguala por baixo, como se todo pai fosse canalha. Hoje espero apenas na justiça de Deus, porque todo o ódio, a raiva, viraram pena, pois a pessoa tem que ser muito baixa, a ponto de tirar o direito de uma criança de ter um pai somente porque o casamento não deu certo, nem sei que palavra usar para este caso, é muito digna de pena, lamentável
Daqui a 25 dias faço 13 anos , e quero saber se eu escolher meu pai pra morar com ele eu posso ? Minha mae é lésbica e me abandonou e não me dar atenção , nem me visitar não vem , e ela também fala que eu não posso escolher nada e que vou morar com ela , então por favor , por favor me ajude .. Eu posso ficar com meu pai eu tenho oportunidade ? E também ele já entrou no conselho só estar esperando a justiça chamar pra nois ir , então me ajude por favor , eu posso ficar com meu pai ???
Não pode escolher.
O cidadão só escolhe onde ir, com quem ficar, o que fazer, quando alcança a maioridade, que é aos 18 anos, até lá será representado por seus tutores legais, seus pais.
Não será o conselho tutelar que vai decidir a guarda, mas a justiça, o conselho só faz é tentar elucidar questões antes que cheguem a justiça, para não precisar ir tão longe, o conselho apurar irregulares, atos e fatos que possam prejudicar a criança ou o adolescente
Vc diz que ela não vai a visitar, mas diz que ela esteve com vc e confirmou que vc irá morar com ela. Afinal, sua mãe quer ou não vc perto dela?? E qual o problema de ir morar com ela?? Por acaso ela lhe agride, maltrata, negligencia (deixa de alimentar e resolver assuntos importantes como escola, medico)???????
Cada resposta mais deprimente que a outra. De maneira geral sem fundamento. Quando um pai não consegue cuidar de um filho como uma mãe ??? Isso não existe, mais parece um argumento criado por alguns mães para se beneficiar da pensão alimentícia dos filhos !!! Falo por mim, pois sei que sou muito mais capaz de cuidar do meu filho do que minha ex-mulher, que por uma in"justiça" tem a guarda do meu filho. Mas, fazer o que ?? Para que eu possa obter a guarda do meu filho teria que entrar na justiça e muito provavelmente quando o processo terminar ele já atingiu os 18 anos de idade!