ME AJUDEM!!! - Meu chefe tá me enrolando

Há 13 anos ·
Link

Olá, Eu trabalho em uma empresa (revista) há 15 anos e, de uns 6 anos pra cá, ela começou a atrasar meu salário, décimo, férias etc...chegando a passar 3, 4 meses sem me pagar o salário do mês, alegando sempre dificuldades financeiras. Desde março do ano passado, meu chefe e dono da mesma, disse que era para eu ficar em casa e que continuaria recebendo salário, achei estranho mas aceitei, só que desde dessa data não estou trabalhando, o atraso continua e agora já tem 4 meses que não recebo salário e, pra completar, eu descobri que tem mais ou menos 5 anos que ele não deposita o meu FGTS. Hoje, além dos 4 meses de salários atrasados, estou com 2 de férias vencidas para receber, 2 décimos (2001/2012) e o FGTS atrasado há 5 anos. Não sei mais o que fazer, eu cobro direto, a ele vive dizendo que vai resolver e o tempo passando. Recentemente ele bateu no peito e disse: "Não adianta nem entrar na justiça, por que todos os bens que eu possuia passei para o nome dos meus familiares, não tem nada no meu nome". Agora eu pergunto: Ele pode ter esse direito de colocar, de forma inescrupulosa, tudo que ele possui para o nome de outra pessoa e alegar que está falido e não ter como me pagar? E nisso tudo, qual são os meus direitos?

Um abraço, Aguardo reposta

16 Respostas
Imagem de perfil de Roberta_1
Roberta_1
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Faça uma relação do que você sabe que ele possuía em seu nome, placas de veículos, imóveis (pode-se solicitar no registro de imóveis da cidade com o nome de cpf mediante pagamento de emolumentos a relação de bens que tem e tinha em nome da pessoa) e ali vai constar datas de transferênrias para posteriormente poder ser pedida a fraude ao credor (mesmo nao havendo execução ainda, ele já encomntrava-se em débito com você). Do mesmo modo se faz a pesquisa em nome da empresa e para que se atinja os bens dos sócios se sociedade for se pede a desconfiguração da personalidade jurídica com a fraude.

Aconselho a procurar imediatamente um advogado para que postule a rescisão indireta do contrato de trabalho, pois para você somente pode postular os seus direitos 05 anos para tras, com exceção do FGTS é claro (30 anos é a prescrição)

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Oi Roberta, Primeiramente obrigado pela resposta... Entendi, mas vai ser difícil descobrir o que estava no nome dele e ele passou para o nome de outra pessoa. Acho que só entrando na justiça pra fazer um apanhado de tudo isso. Ele alegou que todos os bens dele, que estavam no nome dele, ele transferiu para o nome da esposa, filha e etc...e que, ao chegar na frente de um juiz trabalhista, ele irá dizer: Eu não tenho como pagar todos os atrasados por que não tenho de onde tirar dinheiro, e o patrimônio que eu tenho, tá tudo no nome dos meus familiares. Esse é o problema.

Imagem de perfil de Roberta_1
Roberta_1
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Mas é para isso que servirá esse levantamente de bens (que ele já transferiu). Será um trabalho do advogado.

Para cobrança de tudo que ele lhe deve você tera que ajuizar uma ação trabalhista, postulando a rescisão indireta de trabalho e consequentemente tudo que ele lhe deve.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Ok, Muito obrigado Roberta, eu precisava de uma luz pra começar a ter razão pra colocá-lo na justiça, Vou procurar um advogado trabalhista pra ele me auxiliar e a gente começar a agir. Um abç,

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Mas você acha que o juiz pode dar razão a ele? e eu ficar sem receber o que ele me deve?. E, se caso ele começar a me pagar o atrasado através de um acordo, e começar a falhar de novo, não depositando o valor devido...o que pode acontecer com ele? qual a garantia que ele não vai me enrolar de novo mesmo perante a justiça?

Imagem de perfil de Roberta_1
Roberta_1
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Ele assinou a sua CTPS? Como ele lhe pagava o seu salário? Tem contrato de trabalho?

Somente se ele negar o vinculo de emprego que você precisará comprovar que trabalhou para ele, caso contrário o ônus da prova vai ser dele.

Provado que houve a prestação de serviço nao há como fugir do FGTS tampouco das verbas trabalhistas (caso o trabalho nao se fosse autonomo ou eventual).

Mas importante postular a rescisão indireta, por culpa dele, pois dependente ainda ele irá querer lhe aplicar um abandono de emprego.

Na Justiça do Trabalho prevalece a REALIDADE dos fatos sobre os documentos, então uma prova testemunhal émuito importante e válida.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Eu tenho carteira assinada com ele há 13 anos, mas ele, há muito tempo não me dá um contracheque pra eu assinar, todo pagamento é feito sem eu assinar nada, me passa o valor e pronto (também não bato ponto e nem assino livro de ponto). O meu vínculo com ele hoje é a carteira assinada e o meu nome como diretor de criação na impressão da revista, que desde março do ano passado não circula.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Um irmão meu trabalha comigo e está na mesma situação, um pode testemunhar pelo outro?

2 respostas foram removidas.
Imagem de perfil de Roberta_1
Roberta_1
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Dessa forma, você postulará os meses que nao recebeu e será ele quem terá que comprovar que pagou, ou seja, não conseguirá faze-lo, não necessitando você ter os contracheques.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Muito obrigado Roberta pelos seus esclarecimentos Abç

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigado tb Maria

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

O problema Maria é que o meu capital tá na mão dele

Insula fênix
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Mike, seu advogado saberá levantar as informaçõe se provar as transferências fraudulentas.

Entre logo na justiça!!!

renata
Há 11 anos ·
Link

Me ajudem meu patrao ate hj nao me pagou me mandou embora atrasava meus pagamentos e nao me registrou

Juliana
Há 11 anos ·
Link

Mike Santos, primeiro voce deve voltar ao trabalho o quanto antes. Se ele não estava te pagando com você trabalhando imagina sem trabalhar, isso é balela. Trinta dias consecutivos de não comparecimento ao trabalho, sem justificativa (atestados, licença, ferias ...) a empresa poderá te demitir por justa causa e se no ato da demissão seu FGTS estiver quitado não dará nada para ele. Acredito que nesta história deve existir outros entre laços.

Juliana
Há 11 anos ·
Link

maria12345, agora verá o que é ter um funcionário, lidar com gente não é nada fácil. Boa sorte!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos