Obrigações após separação
Meus pais são separados e tenho mais 3 irmãos, somente 1 é menos de idade e uma é menor de 21 anos. Meu pai possui alguma obrigação de ajudar minha mãe com conta, alimento , etc ou não ja que meu irmão mais novo mora com ele ?
Seu pai tem obrigação de pensionar os filhos menores. Se o único filho menor de 18 anos vive com ele, não tem obrigação nenhuma, ainda menos se nada foi decidido judicialmente. Seus pais estão separados a quanto tempo? Sua mãe trabalha? Sua irmã maior de 18 anos faaz faculdade, trabalha? Vc é maior de 18, estuda e trabalha?
estão separados a 4 anos na verdade na época que eles se separaram minha irmã mais nova era menor de idade e ficou com a minha mãe e meu irmão ficou com meu pai, então a juiza decidiu que nenhum dos dois pagaria pensão pois cada um ficou com um filho menor, agora ela ja tem 19 anos sim minha mãe trabalha e minha irmã nao trabalha nem faz faculdade, não tem condições de minha mãe arcar com as despesas de 3 filhas e ainda pagar faculdade pra ela sim eu trabalho e faço faculdade o que me deixa mais intrigada é que os filhos são dos dois mas obrigação é só ate os filhos compeltarem a maioridade filho é pra sempre certo ? porque só um tem que arcar com todas as despesas ?
Pois é, DFF
Vamos lá
Jaqueline, se o juiz determinou, está determinado. Sendo seus irmãos que moram com sua mãe maiores e sem estudar (só vc) ele não tem obrigação mesmo, seria SUA mãe que teria que pagar pensão ao filho menor que vive com seu pai. Filho é pra sempre, mas isso não significa que os pais devem sustenta-los pra sempre. Se vc trabalha e faz faculdade, sua irmã pode fazer o mesmo, devia ter vc como exemplo. Além disso, seu pai nao tem obrigação nenhuma com sua mãe a 4 anos. A obrigação de ajudar sua mãe agora é dos filhos maiores. Sua mãe trabalha, pode se manter. Boa sorte**
Bom, em primeiro lugar se fosse facil encontrar um emprego que dê pra pagar uma faculdade seria ótimo e então minha irmã mais nova faria faculdade, minha irmã mais velha se inscreveu esse ano na faculdade, ou seja, então também estuda e trabalha, realmente meu pai nao tem obrigaçao nenhuma com a minha mãe, mas sim com os filhos, não disse que ele deveria ajudar ela e sim os filhos dele, mas de qualquer forma obrigada pela resposta, era só uma dúvida, mas só quem vive a situação sabe como é.
Não sou advogado, ok?
Pensão, em princípio, somente para os filhos menores. Fez 18 anos, acabou. Mas costuma-se estender até terminar a faculdade, normalmente até os 24 anos.
No caso, pelo que eu entendi, a sua mãe deveria pagar pensão ao filho menor que está com o pai; o pai poderia pagar pensão a vc, que está estudando, mas depende dos detalhes. A sua irmã, que não estuda, não trabalha e é maior de idade, não tem direito a pensão. Ah... só se ela tiver alguma doença ou coisa do tipo.
Agora o que não consigo me segurar: filho é pra sempre certo ? porque só um tem que arcar com todas as despesas ? Sim, filho é para sempre! Mas ele não é mais bebê depois dos 18 anos! Espera-se que uma pessoa, com 18 anos, esteja trabalhando e se sustentando. Se não trabalha porque estuda, OK, pode receber pensão. Agora... se não estuda e não trabalha... o que é que faz da vida?
A pessoa quando alcança 18 anos é responsável por sí mesma, não é mais um bebê chorão que precisa de colo. Tem de assumir a vida. Se não se dedicou aos estudos para quando chegasse aos 17 anos conseguisse entrar numa faculdade (hoje tem instituições que oferecem cursos de graduação tecnologica de curta duração e são bem baratas, além dos EAD que ficam mais baratos ainda pois são à distância).
O que leva a qualquer pessoa de bom senso a entender que o muleque nunca levou a vida à sério, pois se trabalhasse de balconista no MAcDonalds conseguiria pagar a mensalidade da faculdade. Dessa forma não tem ele motivo para ficar mamando na teta dos pais só porque não quer enfrentar a vida de fente.
Lembre-se: quem tem mais de 18 anos se roubar um chiclete vai pra cadeia. Se menino, vai virar namorada dos presidiários (de muitos deles, todos os dias). Se menina, vai encarar cabos de vassouras e curras (diárias) das presidiárias. O que leva a entender que não será nem a mamãe e nem o pai a ficar lá dentro no lugar do filinho maior de 18 anos. ele terá de encarar as consequ~encias de seus atos.
Para sobreviver tmb.
Bom, primeiramente não pedi a opinião quanto ao que meus irmãos devem ou não fazer e sim apenas sobre algum direito que possivelmente teriam após a separação, não fale sobre presidiários pois você nem sabe com quem está falando, você não sabe nada que se passa dentro de uma penitenciária ok? então não opine sobre o que não sabe. coloquem os filhos de vocês para trabalhar no mc donalds e serem escravos para receberem miseros 500,00 no fim do mes trabalhando incessavelmente todos os dias, se voces se contentam com isso ja não posso fazer nada, se fazem qualquer curso na faculdade porque é o mais barato ja não me importa também, paguem uma faculdade de medicina, de direito ou qualquer coisa do tipo trabalhando em fast food. minha vida particular e de minha família não foi colocada em questão e sim apenas atos judiciais, voces são prepotentes e arrogantes, não sabem o que se passa na vida das pessoas para ficarem opinando, a opinião de pessoas sem nenhum cunho profissional e que não são advogados não me interessa, eu pedi a opinião de um profissional e não de pessoas que acham o que é ou não certo em suas vidinhas medíocres.
Se vc pediu a opinião de um advogado, eu não posso dar pq não sou um. Mas o mais importante é a opinião do juiz. E provavelmente será a que vc escutou aqui.
Então, repetindo: vc pediu uma opinião jurídica e acabou achando que o pessoal está se metendo na sua vida. Provavelmente a mesma coisa que um juiz diria.
Entendeu a resposta?
E, se vc acha que 500 reais no fim do mês é pouco e então vale a pena ficar em casa, sem estudar nem trabalhar... acho que a sua vida ficará bem limitada. Já vi gente trabalhando de graça só para pegar experiência e conseguir um emprego. Ah, sim, e sobre pagar uma faculdade de medicina ou de direito com 500 reais, entre em uma pública.
Ah! Gente!!
Esse era aquele que vinha aqui chorar que os pais não queriam bancar o "grande sonho", o curso de Medicina dele.
Tadinho, ainda está na puberdade. Ele acredita em Coelinho da Páscoa.
Tá certo, menino, vc tem de buscar sua felicidade, mesmo que seja de mentirinha.
Vai lá, vai. Sonha.
Sonha tmb que vai ser presidente da republica, papai e mamãe vão ajudar nas próximas eleições. Só não vale chorar, se não eles não fazem a campanha, tá?
JaquelineSF, por favor pule este comentário...
Insula, realmente acho incrível como tem gente que acha isso certo, ser sustentado por tempo ideterminado sem ter nenhum objetivo na vida. COnfesso que nunca passei dificuldade na vida, mas folgado eu nunca fui. Alías, lembro quado adolescente de recusar dinheiro dos meus pais pq eu não achava certo eles pagarem para eu encher a cara. Enchia a cara sim, mas nunca pedi dinheiro para eles. E demorei para trabalhar pq eles achavam que eu tinha que estudar, mas eu queria ter meu próprio dinheirinho para fazer minhas bobagens.
bom Insula voce é tao burrinha que não sabe nem ler meu nome que é Jaqueline não sou um menino sua anta, e não, não sou mimada, eu trabalho desde os meus 16 anos, passei na faculdade com bolsa de 100% e ninguém nunca precisou bancar nada pra mim, quem vadiava era voce sua ridícula, e sim nessa vida tenho muitos sonhos, principalmente que pessoas mau-amadas como voce tenham uma triste vida, se voce nao tem ningume na sua vida nao jogue seus maus astrais nas outras pessoas. lamentavel ter que ver a opinião de pessoas mau amadas aqui viu, pensei que esse fosse um site sério mas vejo que só tem amadores tentando fingir serem algo pra ficarem cuidando da vida dos outros, vai ver o big brother ou a novela sua desatarefada ou ve se arranja um homem acho que seu mau é sexo viu. e sim acho pouco 500,00 no final do mes sendo que minha irmã tem capacidade de ganhar muito mais ja que é poliglota e tem muitos cursos que ela mesma pagou pra fazer, se vocês se contentam com pouco o problema é de voces eu quero o melhor para os meus irmãos, nao se metam na vida pessoal das pessoas, aqui foi pedido uma ajuda juridica apenas e não uma sessão de casos de família. você por acaso sabe a concorrência de uma universidade pública? acho que não ne, nem deve ter ensino superior, façam um favor, vão dormir e deixem as pessoas adultas na internet ok ?
nunca foi dito aqui que pretendo ser sustentada o resto da vida pelos meus pais, pelo contrario, eu pago muitas contas para ajudar minha mãe e meus irmãos, não sou filhinha de papai, eu luto muito pra ter tudo que tenho, a unica coisa que queria saber é sobre meus irmãos, pois eles merecem ter um futuro digno, só queria saber se existe algo que eles tem direito para que possam realizar seus sonhos, minha irmã mais nova trabalhava 12 horas por dia de babá para ganhar 350,00 no fim do mês, acha que é isso que eu quero pra ela? claro que não, mas se existem pessoas mau amadas que pensam que todos devem aceitar migalhas me desculpe, eu não sou assim. e ela não fica sem fazer nada o dia todo, faz os afazeres de casa, e ainda é voluntaria em uma ong, ela nao é uma desocupada igual essa Insula fenix.
Inspire-se em sua irmã e vá ganhar o seu!!!!
Deixe de ficar sonhando com o que sua mão não alcança. Quem tem de bancar seus sonhos é vc.
Faça como já lhe sugeriram: não aceite emprego que paga pouco, fique em casa coçando o saco. Quem em sabe em alguns anos vc não consegue um bolsa familia!
Não pense que o mundo é feito de tolinhos que acreditam em tudo que lhe dizem, não importa qual seu nick, isso aqui não faz a-m-e-n-o-r-d-i-f-e-r-e-n-ç-a.
ai ai continua a burrice viu, se voce soubesse ler teria visto QUE EU JA FAÇO FACULDADE, TRABALHO E ME SUSTENTO E AJUDO MINHA MÃE continua com sua ignorância viu, voce terminou a escola? parece que não ne, não sabe fazer uma interpretação de texto. e é claro que não acredito em tudo que me dizem principalmente em seres como você . meu tópico foi aberto justamente para pensar no futuro dos meus irmãos porque o meu eu ja estou fazendo. vai fazer alguma coisa e não atrapalha a vida das pessoas aqui ok ? claro que meu nick não faz a menor diferença, você não sabe ler ne ^^