A

    AnaPCR Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 13h47min

    Porque quer ser emancipado? Não pode procurar o seu pai para pegar uma declaração?

    J

    Julianna Caroline Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 17h04min

    Não, não pode.
    A menos que seu pai fosse morto.
    So pode emancipar com 16 anos e ambos os genitores concordando.
    Quer se emancipar pra que?
    Se for pra ser "adulto"e poder fazer tudo, esqueça.
    Emancipação apenas o torna responsável por seus atos, mas continua sem poder dirigir, sem poder comprar cigarro, bebida, entrar em boates, tudo isso a emancipação não libera.
    Vc passa a responder como adulto diante da Lei, por exemplo, pode ser processado se fizer alguma coisa errada, etc.
    Mas continua com alguns impedimentos.

    A

    AnaPCR Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 17h13min

    Leve em conta o que a Dra. Julianna disse.

    Até é possível que o juiz lhe conceda isso, judicialmente. Mas, se realmente for necessária a emancipação, é melhor conversar com o seu pai, e usar da jurisdição voluntária.

    I

    Insula fênix Suspenso Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 17h57min

    Continua não podendo entrar em boate de striper, não beber alcool, não dirigir....

    Votar pode, não faz diferença mesmo!!!

    D

    dinahz Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 18h52min

    José Luiz Ramos

    Se o seu pai está em local incerto, lhe abandonou, pode ser feita a emancipação sim, apenas com autorização de sua mãe, vai precisar de testemunhas.
    Procure um Cartório de Notas, consulte o tabelião, que lhe dará todas as informações necessárias.
    Não entendi porque pergunta se pode ser emancipado vivo, pretendes morrer, ou não quer que sua mãe seja responsável por algo errado?

    I

    Insula fênix Suspenso Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 21h39min

    DInahz, é que ele não aprendeu ainda pontuação.

    Se já e assim, sob a guarda mãe que deve usar seu poder para obrigá-lo a estudar, imagina quando se emancipar!!!!! Vai assassinar o prtugues pra tudo que é lado!!

    Alana Mendoza

    Alana Mendoza Segunda, 20 de julho de 2015, 15h24min

    Entao Fui no Presidio de Guarulhos Visitar meu Marido nao pude por que tenho 16 so se eu me emancipasse mas meus pais sao separados minha mae mora em itaqua. posso me emancipar so com a autorizaçao da minha mae? e quanto custa pra se emancipar?

    J

    Jaqueline Salles Terça, 27 de outubro de 2015, 17h59min

    Quero ser emancipada eu posso só com meu pai pq minha mae me abandonou só tenho meu pai como responsável eu posso faze isso eu tenho17. Anos

  • -1
    R

    Rafael F Solano Terça, 27 de outubro de 2015, 19h07min

    Só recorrendo a justiça.

    J

    Jaqueline Salles Terça, 27 de outubro de 2015, 20h13min

    Mais minha mae me abandonou des de criança só tenho meu pai como meu responsável eu posso faze

    R

    Rafael F Solano Terça, 27 de outubro de 2015, 22h01min

    Como eu disse, terá de recorrer a justiça para que supra a autorização devida pela genitora ausente.

    Patrícia Lima

    Patrícia Lima Terça, 24 de novembro de 2015, 22h59min Editado

    Olá. Também estou na mesma situação. Gostaria de me emancipar mas só tenho minha mãe presente. Moro em SP e meu pai mora no RJ, por toda minha vida ele foi ausente, tenho pouquíssimo contato com ele, nunca foi presente. Fora q ele eh portador de HIV e está hospitalado. Como fazer? Onde recorrer? E a quem recorrer? Por favor me ajudem pois estou precisando muito. Não para entrar em boates, dirigir ou me sentir adulta. Apenas pra visitar o meu marido.
    Agradeço desde já, e por favor, Sem ignorâncias... Somos todos humanos, ninguém é mais que ninguem, fiz uma pergunta e apenas quero uma resposta

    Cris Vává

    Cris Vává Segunda, 13 de fevereiro de 2017, 13h13min Editado

    sou mae solteira crio minha filha desde sempre apesar dela ter pai o mesmo sempre foi ausente mas de uns tres anos pra ca minha filha n me obedeçe nao que estudar saiu da escola se eu falar ela vai embora de casa ta usando drogas e ja foi ate presa ela tem 16 anos e acha que se manda ja dei queixa na delegaçia e no conselho tutelar mas ela nao ta nen ai como e de menor todo mundo fica falando que a responsavel sou eu mas quero que ela mesma se responsabilize pelos seus atos inconsequentes posso emancipa la ? ja que ela acha que se manda pra que ela tenha responsabilidade .