Olá, Meu pai tem 73 anos e é diabético. Sua glicose vive oscilando e nesse período ele inventa coisas, distrata minha mãe (que tem medo dele), sai pela vizinhança falando mal de nós duas, quebras as coisas, come as coisas e diz que fomos nós quem comemos... mas enfim... Tenho uma filha de 1 ano e 4 meses e moramos na mesma casa (eu, minha filha, meu pai e minha mãe). O pai da minha filha sumiu logo depois que engravidei, sendo que até hoje não consegui localizá-lo. Quando meu pai soube que eu estava grávida (eu tinha 34 anos), me bateu e me expulsou de casa. Eu fui até a Deleacia de Polícia e fiz um BO e exame de corpo delito, já que fiquei bastante roxa. Nessa mesma semana, minha mãe tentou o suicídio, porque ele não dava paz à ela. Tive que arrombar a porta de casa, pois ele não abria pra que eu retirasse minha mãe pra levar ao hospital. Eu saí e depois de mais ou menos 3 meses ele pediu desculpas e, à pedido dele e de minha mãe, volte pra casa e não coloquei pra frente o processo que deveria ser aberto contra ele à respeito da agressão à mim. Só para constar, nesse mesmo período, minha mãe também abriu um BO sobre a aressão moral à ela, palavrões, xingamentos, calúnias. Minha filha nasceu e nesses 1 ano e 4 meses, nessas crises dele de glicose alta e baixa, ele fica insuportavelmente louco. Ele faz coisas horríveis com minha mãe e já me mandou embora de casa várias vezes. O x da questão é que sempre morei longe dos meus pais e quando retornei pra casa que vi a forma como minha mãe é tratada e temo por sua vida. Quanto à mim, me defendo bem e imponho limites a ele, apesar de várias vezes ele se levantar com menção de me agredir fisicamente. Pra ela, ele diz que "só não bate nela porque sabe que quem vai se dar mal é ele". Ressalto que ele é advogado, mas não exerce a profissão. Agora ele me culpa, dizendo que quando eu não morava junto com eles, ele mandava e desmandava na minha mãe e que agora eu "atrapalho" os dois e eu deixo claro pra ele que não vou sair de perto dela pra deixar que ele a maltrate. As ofensas verbais são quase que diárias tanto pra mim, quanto pra ela. Apesar de todos conversarem com minha mãe ela não tem coragem de ir à Delegacia da Mulher pra relatar o fato. E agora, pra piorar, ele diz que quem vai à Delegacia é ele prestar queixa contra mim, dizendo que quero matá-lo, não sei se nos seus devaeios por causa da doença ou porque realmente quer me afastar de casa para poder judiar da minha mãe sem que eu interfira. Estou perdida pois não posso fazer nada em nome dela. Como eu posso, legalmente, proceder nessa situação? Grata!

Respostas

    S

    SulaTeimosa Suspenso Sábado, 23 de fevereiro de 2013, 22h28min

    Isso não é diabetes, ele deve ter alguma enfermidade mental.

    Procure a defensoria pública e exponha os fatos, que ele coloca a sí e aos outros em risco.

    Peça que consigam uma internação compulsória para avaliação.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Sábado, 23 de fevereiro de 2013, 23h05min

    Mas eu acho, Barão, que o idoso requer cuidados, pode ser demência e se tratado o quadro pode melhorar e ele ter uma vida mais feliz.

    A diabetes mal cuidada pode ajudar no processo de piora da demência. O idoso corre risco se ficar saindo sozinho, ou mesmo em casa. Só tem lá 2 mulheres, ambas morrendo de medo dele.

    Ele precisa de atenção.

    Quanto a moça, ela tem de se virar e cuidar da vida dela e principalmente da criança que não pediu pra nascer. Mesmo o pai sendo são ele pode não a querer mais na casa dele, é direito dele.

    Caso a mãe não queira mais viver com o marido ela pode se divorciar, dividr a casa e cada um para um lado. Não é bom viver dessa forma, aliás, isso nem é viver. A mãe iria morar com a filha, a avó cuidava do neto e filha trabalhava para cuidar delas.

    Isso é mil vezes melhor que viver nesse inferno.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Sábado, 23 de fevereiro de 2013, 23h21min

    Sem dúvida que ela não pode tirar o cara da casa dele!!!

    Se ela de fato se preocupa com a situação, ela tem de cuidar dele e da mãe dela. Pelo menos definir a situação. Se a mãe sofre ela tem de criar coragem e por fim a esse inferno.

    ?

    danielaaa Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 11h13min

    Prezado Barão,
    Por não viver a situação, nem condeno as palavras maldosas que usou para descrever a vida que levo.
    Sou sozinha cuidando de dois idosos (meu pai e minha mãe) e um bebê. Não vivo às custas deles, tomo conta deles, zelo pela saúde deles e, como presente diariamente, reletei o fato da aressividade e oscilações mentais do meu pai, que já foi ao neurologista, onde nada foi constatado. Graças ao bom Deus, temos uma situação financeira tranquila e estável, onde não falta tratamento de saúde para ele.
    O probea é que, mesmo com os médicos receitando insulina na dosagem que o corpo dele precisa, ele não segue suas orientações. Come compulsivamente e toma mais insulina do que deveria, sai do ar, desmaia, fica agressivo, esquece as coisas e o pior e que mais me preocupa, ataca minha mãe que é um ser completamente pacato e indefeso.
    Posso a qualquer momento deixar a casa deles e ir morar em outro lugar, mas estaria abandonando dois idosos que precisam e só tem a mim para olhar por eles. Isso é me aproveitar da situação deles? Creio eu, que o senhor está redondamente enganado.
    O pai da minha filha, como o senhor perguntou, sumiu quando soube que eu estava grávia não porque não me aturou, mas por não ser homem o suficiente para assumir um bebê que não pediu pra nascer.
    Sou pai e mãe e exerce louvavelmente os dois papéis, algo que o senhor tb parece ter ignorado.
    Mas, como disse antes, fácil falar sem se importar.
    Quanto aos médicos, como disse antes, meu pai realizou tomografias cerebrais,dentre outros exames, já que algumas vezes sofre convulsões por hiperglicemia causada pelo excesso de insulina aplicada e opróprio médico disse que o cérebro dele é perfeito e que as alterações mentais dele são causadas pelas oscilações de glicose.
    Abandono os dois idosos, prezado Barão? Continuo nessa situação complicada dentro de casa? Ou tento ajuda, não para tirar meu pai de casa, porque a casa é dele e não quero de forma alguma ver meu pai internado ou em outro lugar que não seja a casa dele?
    Quero sim vê-lo bem de saúde, vê-lo respeitando a minha mãe e saber que posso confia em deixá-lo sozinho e não encontrá-la espancada ou até mesmo morta quando voltar.
    Sair de casa seria a alternativa mais fácil pra mim, podes ter certeza. Ainda não o fiz, porque tenho uma mãe, coisa que o senhor também deve ter, já que não deve ser filho de chocadeira.
    Sem mais.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 14h54min

    Sua mãe deveria se divorciar dele caso ele se recuse a se submeter a tratamento.

    Tomografia só serve para ver se tem tumor, não serve para problemas psiquiátricos ou emocionais, que parece ser o problema de seu pai.

    G

    GLC Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 15h01min

    Tem dois caminhos a seguir Daniela: 1. Requerer a Interdição do seu pai, caso fique comprovado que ele está com problemas mentais; 2. Retirar a sua mãe de casa, e de imediato requerer o divórcio, como foi sugerido acima, pois acho o caminho mais viável.

    ?

    danielaaa Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 15h12min

    Prezada Sula,
    Minha mãe nunca pedirá o divórcio porque tem medo dele.
    Já tomei minha decisão. Vou, junto com minha filha, no mês de março, deixar a casa deles.
    Antes vou comunicar à toda a família (irmãos de ambos) que estou deixando a casa e me mudando de Estado e relatando o risco de vida que minha mãe corre.
    Está entregue nas mãos de Deus.
    O que não posso mais é vê-a sendo maltratada. Obriá-la a ir comigo eu não posso. Criar meu bebê nesse ambiente que se assemelha a um inferno também não. Então vou fazer o que me resta, cuidar da minha filha. Agradeço toda a atenção.

    J

    Julianna Caroline Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 15h23min

    Daniela

    Seu pai está acometido de demência senil.
    Nem precisa pagar pro psiquiatra dizer isso pra vc.
    Exatamente os mesmos sintomas do meu falecido pai.
    Seu pai já deve até ter sofrido um avc e ninguém percebeu, deve ser hipertenso tbm.
    Diabetes alta, psicose, ameaças, agressões, mentiras, uma infinidade de coisas e eu entendo muito bem o que vc passa. Parece que vc fala do meu pai.
    A sorte da minha familia é que ele morreu com 58 anos, mas ficou 10 atormentando, e piorando a cada ano.
    Seu pai pelo jeito ainda vai longe, isso se um infarto fulminante numa dessas discussões não fizer o favor de leva-lo logo, assim como o meu pai.
    Vá viver sua vida e deixe bem claro pra sua mãe que vc não se sentira culpada se algo acontecer a ela, pois vc fez o que pode e a escolha em permanecer nesta vida de cão é dela mesma, que vc não pode obrigá-la.
    Por tanto, vá e deixe-a. Não tem jeito, se ela não quer deixa-lo, paciência.
    Boa sorte**

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 20h18min

    Que barra, hem Jú???

    Nossa!!

    J

    Julianna Caroline Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 20h39min

    Pois é Insula, minha querida....
    Entendo bem a situação da consulente.
    Na minha adolescência eu vi meu pai fazer tudo isso e mais um pouco.
    Depois de crescida e casada, vi minhas irmãs terem que se defender das investidas dele nas ocasiões em que ficava violento.
    Mesmo depois de casada, tive que deixar minha casa pra praticamente morar com elas pra evitar o pior.
    Vi muita coisa, daria um livro.
    Vi minhas irmãs agredirem meu pai pra se defender, vi o pit da familia ataca-lo pra defender minha mãe....amiga, vi muita bizarrice.
    Graças a Deus isso me fez forte.
    E graças a Deus, meu pai não partiu dessa vida sendo odiado por mim e ele sabia disso.
    Eu sabia que ele não era daquele jeito, que a doença estava acabando com ele.
    Foi melhor pra todo mundo quando ele morreu. Inclusive pra ele.
    Bjooo**

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 24 de fevereiro de 2013, 20h47min

    É. Pelo menos ele descansou e se livrou de pesar na consciência ter prejudicado a familia.

    Não é à toa que vc tem esse perfil apesar da pouca idade fez um intensivão da vida!!!!

    Parabéns pela postura.

    Que força!!!!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.