Conjuge que desfaz dos bens antes da conclusão do processo
Tenho um cliente de uma ação de divorcio onde o outro conjuge se desfez de todos os bens antes da decisão da separação dos bens.
Quero saber que medida devo adotar.
Obrigada
Muito obrigada pelas orientações.
Ocorre que o conjuge vendeu um carro e uma embarcação (na verdade ele transferiu para a filha), onde não era necessário a assinatura do esposa.
Como já disse já foi feita a partilha e estou aguardando a extração da carta de sentença.
Agora a minha dúvida é como reverter essas "vendas"
Adriana, isso que ele fez é fraude patrimonial... cabe uma ação pauliana para anular negócios jurídicos feitos para fraudar a divisão dos bens. A ação pauliana é movida contra todos os integrantes do ato fraudulento: devedor insolvente, pessoa que com ele celebrou o negócio, terceiro adquirente que agiu de má-fé.
De qualquer modo, é possível postular medida liminar para bloqueio e conservação dos bens, trancamento registral dos bens imóveis, embarcações, contas bancárias, assim como expedição de ofício à Receita Federal, etc.
Sou herdeira da minha avó, mas minhas tias venderam e deram tudo o que tinha de móveis (cadeiras sofás) que eu gostaria de ter tido, pois passei meus natais com ela todos os anos, e não me deram nada e nem me convidaram para fazer a partilha, posso fazer alguma coisa quanto a isso? Ah minha vó fez uma carta dizendo q tudo que era dela seria partilhado entre as filhas e não neta, registrado em cartório, sob influencia das minhas tias. Ela podia fazer isso com todos os bens dela e não deixar nada pra mim? E a parte q pertencia ao meu avô não conta?