Cobrança de próteses cirurgicas
Boa noite!
Em abril de 2010 tive uma fratura na perna e tornozelo e dei entrada no hospital que na hora me internou para realizar cirurgia logo na manha do dia seguinte. Assim como de praxe, meu acompanhante teve que assinar documentos se responsabilizando pelo pagamento do que não e coberto pelo plano de saúde. Na saída do hospital recebi a alta e tivesse fazer o pagamento da bota cirúrgica, não coberta pelo plano.
Passados 2 anos da cirurgia, o hospital entrou em contato comigo fazendo a cobrança (com data de vencimento para 10 dias) cobrando os parafusos utilizados. Entrando em contato com o hospital, eles não quiseram conversar comigo e disseram que eu deveria tratar com o plano de saúde. No contrato do meu plano de saúde, existe uma clausula de cobertura de parafusos para cirurgias não eletivas. Ao entrar em contato com o plano, enviei toda a documentação para avaliação do caso e por telefone solicitei inúmeras vezes a analisar do caso mas nunca me retornaram com a solução.
Esta semana, 1 ano após o inicio das tratativas sobre o caso, recebi nova ligação do hospital para fazer um acordo sobre a cobrança em aberto. Posso processar o plano de saúde caso meu nome seja inserido em órgãos de proteção ao credito? Posso exigir um retorno do plano de saúde por meios legais?
Obrigada, Daniela
Daniela,
este tipo de situação, infelizmente, é muito comum.
Você pode, sim, acionar o plano de saúde para exigir a cobertura do valor referente ao material que está sendo cobrado pelo hospital e, se seu nome for negativado, exigir uma indenização. Já tivemos casos muito parecidos no escritório.
Abraços.
Luciano Brandão [email protected] www.buenobrandao.adv.br
Dani,
eu já tomaria providências junto ao plano, pois se for esperar uma ação do hospital correrá o risco de ter seu nome negativado, por exemplo. Acho desnecessário.
Se houver interesse e necessidade de maiores orientações, estou à disposição.
Abraços.
Luciano Brandão [email protected] www.buenobrandao.adv.br