Me mudei faz cerca de 3 meses. Tive problemas com os vizinhos ao lado do meu apartamento pois eles deixavam o filho brincar no corredor, com carrinho de compras e brinquedos barulhentos. Além de deixar a criança bater com o carrinho no medidor de gás e no medidor de luz, eles jogavam bola nas portas dos vizinhos e incomodava muito.

Pedimos para cuidar com o barulho no corredor, não adiantou, chegou um momento que faziam barulhos para provocar e ficavam me xingando em voz baixa na frente da porta do meu apartamento.

O prédio não possui sindico morador, é cuidado por uma administradora. Por conta dos problemas, comuniquei o sindico que de imediato aplicou uma multa aos moradores.

O problema no momento é, como eles gostam de "provocar", temos ouvido batidas na parede constantemente. O que ouvíamos no corredor agora ouvimos na parede que divide nosso apartamento. Resolvi não reclamar disso, pois pode parar (vão cansar um dia)

Porém hoje voltei mais cedo para casa e após uns 30 min ouvi uma movimentação no corredor, ouvi a criança berrando e fui espiar no olho mágico e vi a moradora fazendo uma cruz com um pó branco em frente a minha porta. Não falei nada, queria ver o que ia acontecer. Esperei saírem e varri o pó.

Momentos depois, mais ou menos uma hora, ouvi a porta abrir de novo e ouvi vozes, ouvi o homem da casa dizendo "mas não tá mais ali" e pela conversa deu a entender que iam limpar. Receio que seja um hábito frequente nos momentos que não estamos em casa. Fazer essa tal de cruz de cruz e depois varrê-la.

Posso reclamar com o sindico sobre esse tipo de acontecimento? Até onde vai o poder do condomínio e do sindico a respeito disso?

Respostas

    M

    maspp- Rio de Janeiro Terça, 19 de março de 2013, 22h55min

    bbarch,

    Faça novamente outra reclamação ao síndico e peça que seja feito alguma coisa mais severa contra estes moradores, pois o que não pode é um morador não ter o direito de reclamar de outro morador que não sabe conviver em uma comunidade.

    Agora se isso não resolver, parte para uma posição mais séria que é fazer um B.O contra este morador. Agora você tem que saber, que a hora de ir ao fórum ,vocês estarão frente a frente com estes moradores.
    Agora o bom que será resolvido de uma vez por todas, pois caso eles venham fazer algum tipo de barulho, ele pagarão uma multa estipulada por você. Aí você pode estipular uma multa tipo 2.000,00, caso venha fazer novamente barulho,(com provas) você não terá que falar nada e sim fazer novamente outro B.O ,aí eles pagarão esta multa. E quando se mexe no bolso das pessoas a banda toca diferente.

    Falando agora com síndica: Eu como síndica mandaria um comunicado ao morador e a partir daí caso este morador venha novamente fazer coisa que incomode qualquer morador a multa seria dobrada até que parem.

    O síndico tem o poder apenas de fazer cumprir as normas do Regulamento Interno, que é multar o morador infrator, e dobrando a multa para que o morador multado pare. Pode ainda levantar o assunto em assembléia, para que este tipo de atitude venha acontecer novamente estipular multas pesadas.

    Acho que morador como este deveriam ser banidos de viver em comunidade. Por isso existe a Lei Anti- Social, mas para se usar esta Lei tem que haver bastante provas, e mesmo assim esperar que o Juiz aceite sua provas, e se aceitar pode até convidar este morador a se retirar de seu imóvel (em caso extremo).Muito difícil acontecer, mas quem sabe.

    O síndicos na maioria não gosta muito de entrar neste tipo de assunto, ele apenas mandam comunicado, que caso não pare com o barulho estará sujeito a penalidade prevista no R.I , multa de 10% do valor da cota condominial. Apesar que a função do síndico, é ajudar para que as pessoas vivem em harmonia, e que aja um bom senso da parte dos moradores.Tentar que todos convivam bem, mas esquecem que há pessoas difícil de apenas conversar, imagina conviver.

    Não sei se consegui passar para você algo que se possa fazer.

    OBS.: Peça ao síndico que no seu comunicado a este morador, que caso venha colocar qualquer tipo de coisa na porta de outro apto, eles estarão sujeito a multa também.
    Tente gravar tudo que este morador faz.

    Boa sorte

  • -1
    ?

    bbarch Quarta, 20 de março de 2013, 8h52min

    Obrigada pela resposta, é uma grande ajuda. Nessas horas precisamos de um apoio para lidar com essas situações delicadas.

    Após minha primeira reclamação com o síndico, alguns moradores vieram me falar que eles são assim mesmo e que tava na hora de alguém fazer uma reclamação. Disseram para não ter medo e que se precisassem de testemunhas eu teria.

    A maioria das infrações estão gravadas, filmei pelo olho mágico os moradores chutando bola em portas entre outros absurdos. Estou com áudio das bagunças também. Infelizmente ao ver a pessoa fazendo a tal cruz não consegui filmar, pois a câmera estava longe mas assim que ela saiu tirei foto.

    Nunca tinha lidado com pessoas tão problemáticas, mas sei que a lei está ao meu lado e ao lado de todos os outros moradores que apoiaram minha reclamação.

    Vou seguir sua recomendação e vou entrar em contato com o síndico novamente.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 20 de março de 2013, 10h41min

    Já que seus vizinhos não se importam com um pouco de bagunça no corredor, assim que vai sair para trabalhar, faz um cruz de sal na porta deles, já que é algo que eles acreditam.

    Macumba/voodoo só funciona em quem acredita naquilo.

    ?

    bbarch Quarta, 20 de março de 2013, 12h55min

    Também penso assim. Isso não em atinge.

    Mas pretendo resolver pela justiça que descer ao mesmo nível que eles.

    ?

    bbarch Domingo, 24 de março de 2013, 13h40min

    A situação está pouco pior. Não consegui fazer contato com o síndico e as provocações continuaram.

    Hoje no domingo os moradores saíram no corredor e ficaram falando na nossa porta "Jesus vai tirar eles daqui". Filmamos eles falando isso. Logo após colocaram um som bem alto, primeira vez que isso aconteceu, com músicas de igreja com a porta do apto aberta. Ficou assim por um bom tempo e resolvi pedir pra fechar a porta, porque assim o som não ia nos incomodar.

    Ao fazer o pedido responderam que eu devia parar de reclamar se não "vai piorar" e falaram um monte de besteiras, tentando se fazer de vítima sendo que aquilo era uma provocação.

    A outra moradora do apto disse que ia me processar, e quando percebeu que meu marido estava filmando partiu para cima da gente. Ela falava que a gente devia ficar de boca fechada porque o marido dela matou gente e não temos que nos meter com eles.

    Temos "material" para um B.O., mas primeiro vou tentar contato com o síndico pela manhã de segunda feira.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Quinta, 28 de março de 2013, 23h00min

    bbarch

    Não espere pela segunda, vá a Delegacia e faça um B.O , pois se trata de uma ameaça, e com isso não se brinca.

    Depois na segunda feira aí vá ao síndico, e fale para ele que caso não tome medidas punitivas severas as coisas ficarão piores para todos.

    Ele como representante dos moradores tem que intervir para que nada de mais grave aconteça, pessoas como estas não se brinca.
    Me desculpe mas estas gentinhas deveriam morar em outro lugar, mas morar em condomínio é isso aí, temos que aturar este tipo de gente.

    Boa sorte

    ?

    bbarch Sábado, 06 de abril de 2013, 14h07min

    Os vizinhos também moram de aluguel e os problemas foram relatados ao proprietário, que por acaso também é dono do apartamento que aluguei. Porém nós alugamos por imobiliaria e eles diretamente com a pessoa.

    Foi o sindico que entrou em contato e colocaram-se a disposição caso os problemas se repitam para tomar decisões mais específicas.

    A situação melhorou porém não está 100%. Tenho a sensação que aos poucos as coisas vão voltar ao ponto inicial, pois hoje deixaram a criança no corredor e ela ficou espalhando brinquedos por tudo. Até fecharam a porta um momento e deixaram um brinquedo no corredor.

    Me pergunto se adianta fazer o BO, pois fico com medo.
    Alguém sabe me informar se é plausível tentar rescindir o contrato do aluguel? Essa situação de ameças e desrespeito são motivo para pedir uma rescisão sem multa?

    M

    maspp- Rio de Janeiro Sábado, 06 de abril de 2013, 22h07min

    bbarch

    Realmente dá medo mexer com este tipo de gentinha, mas também temos que ver, que temos os mesmo direito de ir e vir. Cabe sim colocar esta gente em seu devido lugar, se não é aí que vá morar em outro lugar.

    Adianta sim fazer um B.O, pois gente como esta só assim que se resolvi pois caso venha fazer novas ameças faça novamente outro B.O.

    Agora se você não quer briga, o melhor é ir a Administradora e tentar cancelar o contrato sem multa, explicando o problema. Caso não queiram cancelar, aí é a hora deles tomarem uma posição a respeito.

    O que não se deve, é viver com este problema, sem ter o direito a viver em paz: dentro e fora dela.

    Agora vou falar uma coisa: este síndico é muito devagar para o meu gosto, eu já tinha colocado este morador em seus devidos lugares, e teria multado e queria ver fazer tudo novamente.

    Boa sorte

    J

    Julianna Caroline Sábado, 06 de abril de 2013, 22h14min

    bbarch

    Coloque uma câmera na sua porta.
    Além de registrar o que eles fazem, com certeza vai inibi-los.

    P

    Pedro I. Sábado, 06 de abril de 2013, 23h07min

    Se quiser uma opinião do que é possível fazer juridicamente, sugiro que procure um advogado.

    Caso não disponha de dinheiro para contratar um, pode verificar se na sua cidade existe Juizado Especial Cível da sua cidade (conhecido vulgarmente por "juizado de pequenas causas") e propor a ação diretamente sem advogados. Em SP, por exemplo, diversas faculdades de Direito dispõem de escritórios modelos que também preparam a petição para ajuizar ações nesses juizados.

    Leve toda a documentação (inclusive declaração do condomínio afirmando a aplicação da multa) ao Juizado, bem como o nome das testemunhas caso o juiz queira ouvi-las.

    Além disso, é possível até mesmo punir o condômino com base no Código Civil (sem processo judicial):

    Art. 1337. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.

    Parágrafo único. O condômino ou possuidor que, por seu reiterado comportamento anti-social, gerar incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, poderá ser constrangido a pagar multa correspondente ao décuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, até ulterior deliberação da assembléia.

    Por fim, sugiro a leitura desse texto:
    http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI165405,81042-Exclusao+do+condomino+por+reiterado+comportamento+antissocial+a+luz

    Boa sorte.

    ?

    bbarch Quinta, 11 de abril de 2013, 20h39min

    maspp- Rio de Janeiro, Julianna Caroline, Pedro I.

    Obrigada pelas respostas.

    Primeiro vou tentar conversar com a proprietária e com a administradora novamente. Preciso ter certeza que não estou tomando uma atitude de cabeça quente e me comprometer. Ainda tenho filmado e gravado as infrações. Agora nesse exato momento estão de porta aberta enquanto a criança grita e os pais discutem.

    Estou farta dessa situação, se não poder me mudar sem pagar multa irei com certeza ter que recorrer a atitudes mais duras. Fico impressionada como os outros moradores, apesar de demonstrarem apoio e me agradecerem, não fazem denuncias ao síndico.

    Quanto ao pequenas causas, pensei em utilizar esse recurso mas não tinha certeza se era possível.

    Vou manter o tópico atualizado para pessoas que possam a vir a ter problemas semelhantes.

    Muito obrigada a todos.

    ?

    bbarch Quarta, 01 de janeiro de 2014, 17h45min

    Atualizando o tópico pois a novela continua.

    Em abril após notificar sobre a ameaça, o proprietário pediu para que o casal com filhos se mudasse da casa da mãe (inquilina). A situação ficou razoável de maio até novembro/dezembro de 2013, porém agora as visitas estão cada vez mais frequentes por conta das férias escolares (da creche no caso). Temos animais de estimação e eles se estressam com os barulhos também, saem correndo quando tem as barulhos na porta de tão fora do comum que é a situação.

    Eles passam o dia inteiro trancados dentro de casa, abrindo a porta em vários momentos pra o filho andar um pouco no corredor.

    Não entendo a lógica, acho que ninguém entende: eles abrem a porta várias vezes durante o dia e deixam a criança ir até o corredor, ela vai e fica gritando e mexendo em um carrinho de compras super barulhento e eles também falam bem alto, se a criança chora eles brincam de chorar também. Tudo isso por alguns minutos - talvez 10 no máximo - porém ocorre durante várias vezes ao dia.

    Dentro do apartamento deixam o filho bater nas paredes e treme tudo aqui em casa. Nem consigo entender como isso é possível. Quando não é isso, são brigas e palavrões bem altos enquanto a criança chora.

    Creio que seja ruim até para a criança, que está cheia de energia e quer se mexer mas não está no local mais bacana pra fazer bagunça que nem uma criança normal. Temos 2 praças ha nem 2 quadras do apartamento e eles nem pensam em levá-lo. Pelo contrario, já sugeriram que eu fosse para as praças trabalhar quando tivesse barulho na casa deles (pasmem nesse absurdo).

    Hoje, dia primeiro de janeiro de 2014, o pai da criança sentou na porta e ficou com as pernas para o corredor enquanto o filho brincava e a mãe disse bem alto "Se reclamarem eu chamo a polícia".

    Vamos fazer contato com a administradora do prédio novamente, mas já decidimos que vamos nos mudar pois o contrato termina dia 15 deste mês, irá fazer quase 1 ano dessa "novela". Apesar de ser caro pagar uma mudança, ficamos receosos pois o homem é ex presidiário e temos medo de agressões.

    Minha dica para quem está sofrendo com problemas semelhantes é tentar resolver. Se mesmo com multas e avisos a situação continuar, a melhor coisa a fazer é se mudar. E tenham cautela pois mesmo se o seu vizinho não é um ex presidiário ele pode ser violento.

    P

    Poll Barreto Quinta, 07 de janeiro de 2016, 22h38min

    eu tenho esse problema aqui no meu condomínio em porto alegre. e pra ajudar o Síndico, é assaláriado e diz que problemas de morador, se resolve com morador. Olha se pode isso??? fui ameçado, de ser processado, pela acusação,a qual não foi acusação, de eu ter reclamado que todas as noites, por volta das 00:30 ou 02:00 da manhã, a engraçadinha que mora em cima, só falta soltar as penas desfilando e fazendo barulho. ai resolvi provar minha inocência, quando eles virão que os rapazes estavam instalando, sensores de ruídos nas janelas e na lage da minha sala, ai acabou o barulho. olha que reclamar não adianta em nada, e sim registrar um B.O e ficar frente a frente com o juíz. esse é o fato mais tranquilo de resolver isso.