O meu filho, por estar com salário baixo, comprou um veículo em meu nome. Em 2012, início, instalaram em seu trajeto para o trabalho um bendito radar que controla também a velocidade. Ocorre que ele não atentou para a novidade, só vindo perceber o estrago quando começaram chegar as multar, todas com velocidade em torno de 60 km/h sendo que a velocidade para o local é de 50 km/h. O rapaz ficou desesperado e saiu distribuindo pontuação na CNH de todos os parentes e amigos, deixando a minha com 18 pontos, alegando que, como eu normalmente não recebo multa, esses 18 pontos logo iriam se desfazendo ao completarem 12 meses cada uma. De fato eu raramente pego uma multa, em trinta e tantos anos de carteira devo ter pego cerca de umas cinco. Mas, para complicar, parei em um local proibido, tentei ver antes se era proibido estacionar ali, não vi placa, vários carros estacionados, pois eram durante as festas de dezembro. Em fim, a bendita placa existia, estava lá a uns 50 metros antes e eu não a vi. A multa foi lavrada e não me foi entregue na hora, eu nem vi que tinha sito multado. A multa chegou para eu pagar, eu liguei no Detran perguntando pela notificação para transferir os pontos e fui informado que a mesma tinha sido entregue em minha residência. Fiquei furioso por não ter tido a oportunidade de transferir os 5 pontos para livrar a minha CNH. Dias depois descobri em meio aos papeis que a tão esperada notificação havia mesmo sido entregue, mas não me passaram, em minha casa. Liguei hoje no Detran, pois a multa vence em 29/03/2013 e a atendente me disse que devo receber uma notificação nos próximos dias sobre a perda da CNH. A pergunta é: se quando eu receber essa notificação eu apenas guardar a CNH, não usá-la, e no dia do seu vencimento, em 2016, eu solicitar sua renovação como se nada tivesse acontecido? Quais os possíveis desdobramentos? Antecipadamente, obrigado.

Respostas

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quarta, 20 de março de 2013, 21h37min

    Brasileiro!

    Vc receberá uma Notificação do Processo de Suspensão, dando-lhe oportunidade para apresentação da Defesa Prévia. Posteriormente, receberá uma outra Notificação, para apresentar o Recurso em Primeira Instância. Num último momento, receberá uma outra Notificação, para apresentar o Recurso em Segunda Instância.

    Ao receber a segunda Notificação, deverá apresentar o Recurso ou entregar a CNH.

    Caso não apresente o Recurso e não a entregue, não conseguirá renová-la em 2016, quando então será iniciado a contagem do prazo da suspensão.

    Como foram infrações médias e graves, sua vida pregressa como condutor é boa, presumo que o período de suspensão será o mínimo, ou seja, 30 dias.

    Se for essa a punição, será que vale a pena deixar para ser punido somente em 2016?

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    C

    Consultor ! Quarta, 20 de março de 2013, 21h49min

    Nao muda nada. A partir do momento que vc entregar, começa a fluir o prazo da suspensão.

    Se vc pretende "arquivar" a carteira até lá, aí é melhor entregá-la, cumprir a suspensão e ficar apto a receber novos pontos do filhao !!!

    Até porque, se dirigir com carteira "estourada" levará multa !!

    ?

    Brasileiro 2011 Quarta, 20 de março de 2013, 23h57min

    Obrigado ao Fernando e ao Consultor. Suas informações vieram a me acalmar!
    Vocês sabem o valor que devo gastar para resolver esse embrólio?
    Obrigado.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quinta, 21 de março de 2013, 14h33min

    Brasileiro!

    Não tenhoi idéia, mas dependerá de uma série de fatores, como por exemplo, se apresentará as defesas, do custo para elaboração desses documentos caso contrate um profissional e por fim, o curso de reciclagem.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    D

    Douglas Oliveira Terça, 29 de setembro de 2015, 19h23min

    Ola meu caso e igual da no amiga acima fui pego na lei seca mais jah paguei a multa so que eu fiquei em duvida de uma Coisa si eu Circular com a Cnh nornalmente sem ser parado por nenhuma blit nao tomar neenhhuma multa eu consigo renovar ela normalmente?Caso eu nao consiga eles vao me obriagar a fazer reciclagem ou eles vao insistir em eu fiicar 1 ano sem ela?

    M

    MTB Recursos Suspenso Terça, 29 de setembro de 2015, 20h09min

    Douglas, se abrir o processo de suspensão você não vai renovar ela jamais...
    E o prazo de 12 meses é contado a partir da data da entrega ok?

    M

    MTB Recursos Suspenso Terça, 29 de setembro de 2015, 20h10min

    Aqueles que optam por não entregar a CNH e não cumprir o prazo de suspensão e forem flagrados conduzindo o veículo ou em cometendo qualquer tipo de infração com o documento suspenso, terão a habilitação cassada por dois anos.

    Para quem fica cassado, a exigência também é mais rígida quanto ao curso, pois, o motorista terá que refazer o curso da autoescola, pagando todas as aulas práticas e teóricas, passando também pela prova para conseguir a nova CNH.

    Guilherme Krumbiegel

    Guilherme Krumbiegel Segunda, 27 de junho de 2016, 18h01min

    OLA BOA NOITE
    RENOVEI MINHA CNH EM 2016 NO POUPA TEMPO EM ABRIL. NO MES DE JUNHO RECEBI UMA CARTA DO DETRAN QUE EU TERIA ATE DIA 14/07/2016 PARA DEFESA DAS MULTAS REFERENTE AO ANO DE 2015 NO MES DE JUNHO QUE ESTOREI EM 21 PONTOS TUDO NO MESMO MES DE JUNHO DE 2015. POREM EM 2016 RENOVEI MINHA CNH NORMAL E PRECISO SOMENTE RENOVAR ELA EM 2020.. SE EU NAO APRESENTAR NADA E NAO ENTREGAR A CNH ELES TEM COMO RECOLHER MINHA CNH MESMO NAO ESTANDO VENCIDA, ESTANDO RENOVADA?

    Fernando

    Fernando Segunda, 27 de junho de 2016, 18h46min

    Olá Guilherme!

    Se for abordado na condução de algum veículo e o processo de suspensão já estiver encerrado, sim, será recolhida pelo Agente.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    .

    Douglas Eccher

    Douglas Eccher Terça, 28 de junho de 2016, 19h20min

    Estou com um aduvida cruel !! Olha oque me aconteceu !!

    Eu fui para uma festa em um club noturno onde tinha uma piscina, eu cai dentro desta piscina ( não pode entrar na piscina,mesmo a festa sendo um sunset , absurdo ) enfim,,fui colocado para fora da festa pelo segurança. Fui ate meu carro, tirei a roupa e fiquei so de cueca dentro do carro com o ar quente liagdo,devido ao frio,,porque era inverno,e a festa era em um club de frente para a praia. Fiquei dentro do carro,que estava estacionado bem na frente da festa,quando eu vi alguns agentes da guarda de transito,com um guincho recolhendoe multando alguns carros, que estavam logo a frente do meu carro,,,fiquei com medo,liguei meu carro,e sai da vaga,para procurar outro lugarr para estacionar,neste percurso de uns 350 metros bati meu carro no guincho da guarda de transito parado na via, imagina a cara dos agentes ao abrir a porta do meu carro,me viram de cueca molhado e bêbado ? Ressumindo,me pediram a CNH e quando fui procurar ela,eu não achei,,,muito provável que tenha caído dentro da piscina junto com meu celular e dinheiro.....Me multaram por dirigir sem CNH.....hoje chegou a carta em minha casa para eu entregar a CNH,,,,mas acontece que eu não tenho mais a CNH,,perdi no dia do acontecido.....E agora ? tenho que fazer uma CNH para entregar ? E se por ventura eu encontrar ela DEPOIS DE 6 MESES do acontecido,,,,,posso dirigir? ou fica em algum sistema meu nome constando que minha CNH esta suspensa.....obrigado

    Guilherme Krumbiegel

    Guilherme Krumbiegel Terça, 28 de junho de 2016, 20h58min

    mesmo renovada pelo proprio detran, como as multas foram em 2015 de junho e eu tenho ate o dia 14/07/2016 para defesa ate la ja deu 1 ano e eu posso andar normal com a cnh pois esta renovada não é?

    Evandro Martins

    Evandro Martins Quinta, 04 de agosto de 2016, 13h43min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    boa tarde... não vim responder nada.. vim atras de respostas, e tambem estou todo ferrado, com cnh, doc de carro, e por ai vai..
    Mas não posso deixar de gargalhar da historia do Douglas Eccher....
    Cara, pelado, molhado, bebado, e bateu logo no guincho da guarda...
    Vai ser azarado assim hein meu.....

    Gisele Barroso

    Gisele Barroso Terça, 18 de outubro de 2016, 19h14min

    boa noite meu marido teve 23 pontos da carteira dele o que ele poderia fazer pois essas multas foram devido a ida dele a medicos com o pai dele e ele depende da carteira p trabalhar. o que nos podemos fazer para q ele n perca a sua CNH

    Douglas Eccher

    Douglas Eccher Domingo, 23 de abril de 2017, 19h41min

    fazen 9 meses e ainda continuo fudido e todo enrolado com essa CNH

    D

    Desconhecido Domingo, 23 de abril de 2017, 19h50min

    Faça no de extravio da CNH apresente3 no Detran e não dirija pq se for pego dirigindo com CNH suspenda ai terá ela cassada

    ?

    Desconhecido Segunda, 24 de abril de 2017, 9h31min

    Obrigado, ISS//, acho muito prudente a sua sugestão.