UM PAI PODE COLOCAR UM FILHO MAIOR DE IDADE PARA FORA?
Olá gente. Estou precisando de ajuda.... minha irmã tem 19 anos, ela já foi casada, na verdade ainda não está nem divorciada, e já está saindo com outro cara, e é formada em tecnico de enfermagem, tem trabalho e tudo. Depois que ela se separou, ela voltou para casa, e desde então, tudo tem sido um inferno, meus pai brigam, eu brigo, enfim, tá horrivel a situação aqui em casa. Minha irmã gosta de festas, sair para a balada na sexta e voltar na segunda, beber, não ajuda em casa, nem com trabalhos domesticos e nem financeiro, só atrapalha e deixa a casa bagunçada pra mim e para minha mae limpar... eu tenho 16 anos e queria contratar um advogado para ver o que poderia ser feito.. mas gostaria de saber aqui, se eles podem expulsa-la de casa, eles já estão com essa ideia na cabeça. OBRIGADA, ME AJUDEM POR FAVOR
Bem se ve porque o marido dela não aguentou... rs
Mas sei lá... Para não ter prob depois eu entraria com uma ação para pô-la para fora... Depois de sair a decisão judicial eu faria o que disseram acima... Coisas na pracinha e troca do segredo da porta principal.
Mas é uma coisa triste de ter que fazer viu. Complicado jogar fora um ser humano porque ele apresenta problemas. Se voce tiver probs com alcool, dividas ou probs mentais é isso que teus pais devem fazer? Jogar tuas coisas na rua juntamente com voce?
Sei que existe ai uma falha de carater dela. Mas eu usaria o despejo como ultimo recurso ou de preferencia apenas como um "susto" para ela ver como é a vida la fora e dar valor pras coisas ke tem com os pais dela... Ela é quase tão nova quanto voce e todo mundo erra né?
Voce parece ser mais madura mas tenho certeza que ja errou na vida e ainda esta sujeita a errar... Então sejam ponderados em qualquer decisão que tomarem...
A rua é perigosa. Como se sentiria se ela morresse ou fosse estuprada logo depois de voces fazerem isso?
Podem avisar que até o dia tal quero suas coisas fora daqui. Se ela não se mexer para se virar e arumar um quanto, então, cumpram com o aviso e coloquem as coisas dela na rua.
Não cabe ação alguma, se a pessoa ganha para se sustentar, é maior de idade, que alugue um quartinho, impôr a presença desagradável e ainda prejudicial aos outros e que ela não pode.
"não ajuda em casa, nem com trabalhos domesticos e nem financeiro, só atrapalha e deixa a casa bagunçada pra mim e para minha mae limpar..."
[...]
Ela tem só 19 anos... é criança ainda... tem ke pesar tudo... acho ke não se esgotou ainda o diálogo... to com pena sim... da pra tirar varias coisas antes de expulsar...
Tira celular, internet, tira privilégios... Ela se endireita sim... porque não?
Avisa ke se ela sai pra balada vão por as coisas dela na rua etc
Enfim... da pra fazer muita coisa...
Tem pais que aguentam os filhos até os 30... Eu NUNCA poria meu filho pra fora de casa por não conseguir trabalho... Só se virasse bandido!
"Tira celular, internet, tira privilégios... Ela se endireita sim... porque não?"
Ela não é mais uma simples adolescente e tmb não depende dos pais!!!!!!!
"minha irmã tem 19 anos, ela já foi casada, na verdade ainda não está nem divorciada, e já está saindo com outro cara, e é formada em tecnico de enfermagem, tem trabalho e tudo."
Se ela já foi gente grande para ir morar com namorado, brincar de casada, pagar aluguel, luz, supermercado, se sustentar..... reitero, e maior de 18 anos, como algum pai ou mãe vai em cima de uma cavala véia que já é adulta para tirar internet, celular.....???? Não se trata de um adolescente de 15 anos!!!
"Tem pais que aguentam os filhos até os 30... " Desde que não infernizem, que não prejudiquem....., que consigam agir com responsabilidade e colaborem com a casa, seguindo os ditames dos donos da casa.
Oi Sula Teimosa
Obrigação legal, não sei, mas, existe o Estatuto da Criança e do Adolescente que diz "é considerado criança a pessoa com idade até doze anos e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. Caso o adolescente seja emancipado, ele pode assinar contrato antes dos 21 anos."
Não sei quais casos expressos em lei, são esses. Apenas sugeri uma expulsão menos cruel, rsrsrss. Afinal, expulsar filho de casa para a rua, deve ser tarefa impossível, para os pais.
E a garota ainda tem 19 anos, se os pais não teem obrigação legal, teem obrigação moral. E bom exemplo, é a melhor educação.
Sim, "..nos casos expressos em Lei,...". O que não é o caso da mulher que foi viver a vida dela, vida de mulher casada, provavelmente em união estável. Isso já a emancipou, os pais por consideração a aceitaram em casa, mas como ela apenas inferniza a vida deles, não segue as regras dos donos da casa, eles deixam de ter qualquer obrigação legal com essa mulher que, diga-se de passagem, assinou um contrato de trabalho, ganha o sustento dela....enfim, é de maior e vacinada.
Seria tão bom se todos os problemas pessoais que você tem com as pessoas se resolvessem desta forma: Ah expulça ela e pronto!
Compreendo que deva ser muito dificil morar com uma pessoa deste tipo, até porque passo por isso com a minha irmã, ela só nunca saio de casa para morar com outro homem, mas inferniza a nossa vida de uma maneira que eu tenho vontade de jogar as coisas dela bem longe! Mas penso muito na minha mãe e sei que ela é filha dela assim como eu, e não posso pedir para que ela saia de casa e nos deixe em paz, até porque é uma escolha da minha mãe ser tratada como empregada dela, eu simplesmente faço a minha parte, arrumo o que tenho que arrumar, limpo o que tenho que limpar e pronto, não estou fazendo só por mim mais tambem pela minha mãe! Você ainda tem 16 anos, estude bastante e faça a sua parte, afinal de contas está ajundando os seus pais, deve ser uma barra para eles também. Essas pessoas que agem assim com seus familiares tem o que merecem no fim das contas: Solidão!
Eu volto a me apegar na questão da pouca idade dela.
Ela tem 19 anos... É muito pouco tempo para dizer que tentou de tudo e esperou o suficiente a pessoa se endireitar...
Ela é muito jovem e ta a pouco tempo devolta em casa. É preciso mais tempo ke isso para dizer ke é melhor jogar fora ela...
Minha opinião....
Sou obrigada a concordar com a SulaTeimosa
Ela tem 19 anos. Tem inclusive a mesma profissão que eu. Já foi casada. Casada mesmo, pelo que relata a irmã, pois fala em divórcio. Já saiu de casa. Tem salário. Pode muito bem se sustentar sozinha.
Dá um ultimato. Ela tem até tal dia pra mudar o comportamento ou RUA. Ela mora com uma menor de idade e está dando que exemplo pra irmã?
Todo mundo com peninha da mulher de 19 anos que trabalha e ninguém com pena da menor de 16 anos que tem que limpar a bagunça que ela faz em casa...Fala sério!
infelizmente essa e a pura realidade dos jovens de hoje,e isso que da os pais não agirem com rigidez quando são crianças,ai quando crescem tomam conta da gente,eu tenho duas adolescentes e trato com muito amor e ferro ta ai as doses para criar filhos não de moleza.eu sempre falo para minhas filhas e melhor elas chorar hoje do que eu chorar amanhã,mas que saber manda ela ir cuidar da vida dela,pois acho que esta bem crescida.
Ter sido casada Fazer sexo Fazer filho
Não é sinal de maturidade!
Sobre existirem pessoas que com 19 anos ja sustentam a casa etc
Sim fato Mas cada pessoa amadurece no seu tempo Algumas antes outras depois Outro fato né
O único ponto ke eu concordo é ke ela ja tem um trab e fonte de renda e portanto pode conseguir sobreviver sozinha se ela tiver ke sair de casa mas ela vai ter ke fazer tudo ke ela nao faz hoje né lava louça, arruma a casa, cuida de si e pagar as contas
E se ela se atrapalha e nao consegui sei lá... vai ter ke casar denovo as pressas por interesser... ou virar prosti...
Eu faria assim entao Da um tempo pra ela arruma um aluguel e no final desse prazo expulsa!
No fim das contas... pra mulher é tudo mais facil... Ela pode facilmente arrumar um cara com grana um trouxa pra sustentar ela... Ela nao vai encarar as falhas de carater dela nem mesmo sendo expulsa Mulher é assim... não precisa encarar né a socidade beneficia demais as mulheres (é isso mesmo que voce leu... to nem ai! )
Vai ser mais um monstrinho circulando por ai....
Até ficar velha e dai sim vai ter ke encarar tudo né Mas dai é tarde demais... dai ela ja vai ter destruido a vida de muita gente...
Julgar é fácil! Alguém parou para pensar no lado dela? Acabou de sair de um casamento mal sucedido, está emocionalmente abalada, querendo ou não admitir existe carência nessa história e com tudo isso entre outros fatores que não conhecemos algumas pessoas ficam desequilibradas e tendem a reagir dessa forma ou até pior. Acredito que é uma forma dela chamar a atenção de alguém pra dizer: "olha, eu existo, eu to aqui e to sofrendo. Alguém pode me entender e me ajudar?" Ninguém sabe o que se passa no coração do outro! A família poderia ser mais presente, procurar se aproximar mais, tentar entender e buscar ajuda antes de simplesmente joga-la como se fosse lixo, como se deixasse de fazer parte da família só porque está desequilibrada. Futuramente acontecendo algo trágico na vida dela sem que a família tenha ao menos tentado ajudar tenho certeza que todos ficarão com sentimento de culpa o resto da vida!
Cuidado gente,,,as vezes ,,aqueles irmãos que não dão trabalho , fazem tudo certo para agradar os pais são deixados de lado para cuidarem do irmão problema, o coitadinho que não da sorte, que precisa de atenção,,etc.... EU acho que ela precisa de um analista, alguém para sacar aonde ta o erro, e muito dialogo em casa, mas prejudicar a vida da irma que pelo que parece faz tudo certo não e correto, por isso que vemos injustiças no mundo, e vemos valores distorcidos, temos que ensinar desde bebes que se fizerem algo errado, vão ter que arcar com as consequências, senão o certo vira errado e o errado o certo, o esperto,,o que sempre se da bem, as custas dos irmãos, da família, e pior da sociedade,,,